segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Taquaritinga: Faculdade é irregular e funciona sem autorização do MEC






A faculdade implantada em Taquaritinga do Norte, em parceria com a prefeitura municipal, é irregular, funciona sem autorização do MEC, e através de uma medida liminar expedida pela justiça, não pode mais funcionar.
A faculdade irregular, que funciona em prédio da prefeitura municipal, foi implantada em fevereiro de 2013, em ato político, com um bom número de alunos que, ao que parece aos olhos da justiça, foram enganados.
Cabe a administração, através  do prefeito do município, explicar para a população, como foi que a prefeitura expediu alvará de funcionamento de uma faculdade, que nesta cidade, funciona com o nome de ISEPRO, sem que a mesma tenha a regularidade para funcionar, explicar ainda, porque a "faculdade" funciona em um prédio da prefeitura, como se verificou essa parceria, quais as vantagens para a prefeitura local?

Com a palavra a gestão municipal.

Jânio Arruda da Silva



 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 

foto google.

Justiça Federal suspende cursos irregulares de graduação e extensão
MPF diz que cursos irregulares de Fadire e Funeso não dão direito a diploma.
Fadire busca 'a suspensão desta decisão'; Funeso não se pronunciou.

Do G1 Caruaru

A Justiça Federal determinou, em caráter liminar, a suspensão imediata de cursos de extensão e graduação fora da sede da Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional (Fadire) em Pernambuco. Segundo o Ministério Público Federal (MPF) informou na sexta-feira (18), as matrículas dos cursos irregulares em parceria com a Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso) devem ser interrompidas e as aulas suspensas.

No site oficial da instituição, a Fadire comunicou neste sábado (19) que "diante da presente decisão, a Fadire informa que está tomando as devidas providências para buscar a suspensão desta decisão na Justiça, conforme a Lei". O G1 tentou entrar em contato com a Funeso por telefone e e-mail, mas até a publicação desta matéria, as ligações não foram atendidas e não houve resposta às mensagem enviada para a assessoria de comunicação.

A Justiça também determinou a indisponibilidade de bens das entidades, no valor de R$ 1, 8 milhão. A determinação não se aplica aos cursos de graduação nas áreas de administração, ciências contábeis, design e design de moda, que são realizados na sede da faculdade no município de Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo a ação civil pública do MPF, a Fadire é autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) para ofertar cursos de graduação presenciais na sede dela. Porém, a faculdade terceiriza, indevidamente, cursos de graduação e cursos de extensão com acesso à graduação (Proex) em diversos municípios, inclusive no Agreste pernambucano.

Cursos livres
De acordo com o MPF, os cursos oferecidos pelas duas faculdades são "cursos livres, que não necessitam de autorização do MEC para funcionar. Para o MPF, ao anunciar e oferecer como se fossem de educação superior cursos que não dão direito a um diploma de graduação, a instituição pratica publicidade enganosa, além de desrespeitar a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional".



----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Veja fotos e fatos da implantação da faculdade.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
Aula inaugural marca implantação de cursos superiores em Taquaritinga



A Educação da Dália da Serra tem um novo marco: a instituição de Cursos Superiores no município. A noite de 20 de fevereiro foi marcada pela aula inaugural da Faculdade ISEPRO (Instituto Superior de Educação Programus) através de graduação, pós-graduação, pesquisas e extensão. O ISEPRO faz parte da rede de Faculdades Integradas do Nordeste (FINE), juntamente com a FAMICE, a FADIRE e a Faculdade Cristo Rei.
A aula inaugural ocorreu na quadra do no Ginásio Experimental Municipal Severino Pereira da Silva, antiga Escola Cenecista, em Taquaritinga do Norte e contou com a presença do prefeito Evilásio Araújo e da primeira dama Eva Casé, dos vereadores Rogéria de Zeca, Gilson Carlos e Irmão Ezequias, dos secretários municipais Ilka Paloma (Educação), Lurdinha Malaquias (Finanças), Magda Lucélia (Turismo), Zeca Coelho (Articulação) e Ronaldo Veiga (saúde). Também marcaram presença a diretora do Ginásio Ilze Barbosa, representantes do ISEPRO e um grande público que foi prestigiar este importante acontecimento.
A metodologia empregada pelo ISEPRO é através de aulas presenciais uma vez por semana com professores especialistas e mestres em sala de aula. Os cursos de extensão de nível superior são abertos à comunidade em geral e visam à formação de profissionais através dos cursos de extensão, facilidade no acesso através do curso de extensão a graduação e o desenvolvimento de novos mercados, especialmente onde não existem cursos de nível superior.
Exame seletivo para candidatos concluintes do Ensino médio, realização de curso modular semestral com 6 disciplinas e 400 horas/aula e recebimento de certificados após a conclusão de cada semestre, são as regras básicas dos cursos do ISEPRO que em Taquaritinga terão início em fevereiro deste ano com o término programado para fevereiro de 2017.
O prefeito Evilásio Araújo, um dos grandes entusiastas da implantação de cursos de nível superior em Taquaritinga comemorou esta nova etapa. “Esta aula inaugural vem coroar o trabalho e a seriedade de todos os que fazem a educação em nosso município. É mais uma importante conquista que irá proporcionar uma maior facilidade para a melhoria da qualidade da mão de obra local e vai universalizar o conhecimento de profissionais que até então tinham que se deslocar para outras cidades para conseguir o diploma de formação acadêmica”, declarou.













Nenhum comentário:

Postar um comentário