segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Da coluna de Inaldo Sampaio

PF pode dar a Lula um atestado de idoneidade
Postado  por Inaldo Sampaio

Coluna Fogo Cruzado –
O ex-presidente Lula vai depor na Polícia Federal como “testemunha”, o que significa dizer que não poderá faltar com a verdade

A autorização dada à Polícia Federal pelo ministro Teori Zavaski para que o ex-presidente Lula preste depoimento, como testemunha, no âmbito da Operação Lava Jato, pode mudar o curso das investigações. Há muitas denúncias contra ele – como a que foi feita pelo ex-deputado Pedro Corrêa (PE) – de que teria sido o articulador das comissões pagas a partidos com dinheiro desviado da Petrobras -, mas falta uma prova concreta para incriminá-lo. O pedido de investigação foi solicitado por um delegado da Polícia Federal para saber se o ex-presidente teria sido beneficiário ou não do desvio de recursos da estatal. Se ele (Lula) cair em alguma contradição ou mesmo faltar com a verdade diante dos questionamentos que lhe forem feitos, estará abrindo caminho para que as investigações sejam aprofundadas. E aí das duas uma: ou sai do processo com um atestado de idoneidade ou passará também à condição de investigado.

Proteção a Eduardo Cunha

Salvo Jarbas Vasconcelos (PMDB), os deputados pernambucanos que votaram em Eduardo Cunha para presidente da Câmara têm receio de defender a cassação dele por ofensa ao decoro parlamentar. Cunha é acusado de ter quatro contas em bancos suíços, não informadas à Receita Federal, mas seus aliados invocam o princípio constitucional da “presunção de inocência” para não incriminá-lo. Por muito menos que isto, Severino Cavalcanti (PP) foi obrigado a renunciar.

Incógnita – O TCU julgará na próxima quarta as contas de Dilma de 2014. O relator, ministro Augusto Nardes, já disse que votará pela rejeição. Há, segundo técnicos do órgão, elementos para rejeitá-las e também para aprová-las com ressalvas. Já se sabe mais ou menos como votarão os outros ministros, à exceção dos dois de Pernambuco: Ana Arraes e José Múcio.

Jura – Sílvio Costa (PSC) jura de pés juntos como o novo ministro da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera (PMDB-RJ), não é ligado a Eduardo Cunha e sim ao governador Pezão (RJ).

Provisão – Por não estarem fazendo provisão, 90% das prefeituras de Pernambuco não vão conseguir pagar o 13º salário aos seus servidores, o que é uma péssima notícia para os lojistas.

Avanço – Sob a presidência de Raul Henry, o PMDB-PE deverá crescer em 2016 em relação a 2012, quando elegeu pouquíssimos prefeitos. A prioridade é conquistar Caruaru com Tony Gel.

Abalo – Ipojuca, diz o prefeito tucano Carlos Santana (foto), foi o município pernambucano que mais se beneficiou com o avanço de Suape e também o que mais sofre com o desemprego que existe lá. Antes da crise, garante, entravam diariamente no Porto 1.110 ônibus, que hoje não passam de 100. Por sorte, o FPM representa apenas 7% da receita do município.

Lição – Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, teve dois “professores” de política no partido, Miguel Arraes e Eduardo Campos, mas aprendeu pouco com eles. Em suas últimas entrevistas, revela-se muito mais um “burocrata” do que um líder partidário. Aliás, depois da morte de Eduardo Campos, o PSB nacional nunca mais acertou o passo.

Chapa – A suplente de deputado Izabel Urquiza (sem partido) vai se encontrar hoje com o presidente do PSDB de Olinda, vereador Jesuíno Araújo, para acertar detalhes do seu ingresso no partido. Ela quer saber, primeiramente, se o PSDB montou chapa de vereador para as eleições municipais, pois pretende disputar a prefeitura pela segunda vez. Izabel sabe que apesar do desgaste do prefeito Renildo Calheiros, o PCdoB não está morto.

Ensaio – Sexta passada, o advogado Antônio Campos lançou na livraria Travessa (RJ) o seu mais recente livro, “Pessoas”, em que retrata um diálogo imaginário entre Miguel Arraes e Pablo Neruda, Ariano Suassuna e Victor Hugo, etc. Depois, ao lado da mãe, Ana, e do vereador de Olinda, Arlindo Siqueira (PSL), foi à quadra da Unidos de Santa Isabel assistir ao ensaio do samba-enredo que homenageará Miguel Arraes no carnaval de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário