sexta-feira, 21 de agosto de 2015

CAOS:HOSPITAL DE TAQUARITINGA DO NORTE ESTÁ SUCATEADO E OFERECE RISCO A SAÚDE DOS FUNCIONÁRIOS E DA POPULAÇÃO

Do Blog Pão de AçúcarNET
Vereadores da Comissão de Saúde, Educação e Meio Ambiente, estiveram na manhã desta quinta feira (20) no Hospital Geral Severino Pereira da Silva, que é administrado pela FUNDATA, para averiguar denúncias de que estaria havendo dificuldades no atendimento naquela instituição.






Os vereadores enviaram ofício com antecedência, informando de que nesta data estariam indo fazer a visita, e ao chegarem lá, foram recebidos pelo Secretário de Saúde, Ronaldo Veiga, porém a presidenta da FUNDATA a Sr. Carminha Malaquias, não permitiu a entrada de dois assessores que acompanhavam os vereadores, houve bate boca e início de tumulto, e somente com a intervenção do Secretário Ronaldo Veiga os assessores puderam acompanhar a visita.




Ficou claro e visível o constrangimento por parte da administração do Hospital, mediante a situação encontrada pelos vereadores, com instalações em elevado estado de sucateamento e a falta de condições físicas mínimas para receber pacientes.



Lençois manchados revelam o desgaste pelo tempo dos acessórios do Hospital

















Roupas disponíveis na sala de obstretícia, (sala de parto)




Foram observados que várias torneiras estão com vazamento








Em todo o tempo, o Secretário de Saúde colaborou concedendo informações a Comissão, no entanto, a presidenta da FUNDATA estava bastante nervosa e em vários momentos se desentendeu com alguns vereadores, agindo com ironia com os assessores que acompanhava Comissão, procurando dificultar acesso a espaços, sendo necessário por várias vezes a intervenção do Secretário.





Sala para repouso da enfermagem

INACREDITÁVEL





Lençol secando no pátio ao lado da lavanderia, não é possível que esteja sendo usado por pacientes








Cozinha do Hospital








A situação é mais agravante ainda devido a constatação da total falta de competência administrativa da atual diretoria, integrantes da Comissão ficaram chocados com o que viram no local, não existe condições mínimas para receber pacientes, a estrutura oferecida aos funcionários coloca em risco a vida dos mesmos, a pequena quantidade de alimentos encontrado na dispensa durante a visita estavam acondicionados de maneira inadequada.

O CAOS


Dispensa onde estavam armazenados os alimentos


As condições do refrigerador mostram que não esta havendo a devida manutenção do equipamento


Local onde estava guardado os alimento oferece alto risco de contaminação





Alimentos e materiais de escritório no mesmo local




Apenas o jaleco da funcionária estava no armário



Tampa de uma panela dentro da freezer vazia


Alimentos encontrados em outra freezer
O OUTRO LADO
A sala de Radiologia está funcionando, algumas portas foram trocadas recentemente, com a intervenção do Secretário Ronaldo Veiga, todas as informações requeridas e documentação foram disponibilizadas para a Comissão, aos vereadores foi dito de que existe projetos para reformas e que o Hospital deverá voltar a fazer cirurgias.






Sala de Radiologia estava funcionando
A Comissão visitou ainda o setor onde funcionam os programas Sociais do Governo Federal e a Administração da Secretaria de Saúde, lá é o oposto do Hospital, além da aparente organização administrativa.





A comissão vai fazer um relatório para que possam ser tomadas as medidas necessárias para procurar resolver a situação.

Por André Barbosa.

3 comentários:

  1. nossa acontece.em todo lugar ,são medicos inrresponsaveis,diretores ladroes,mesmo que os governo mande verba nao chega,isso é uma vergonha

    ResponderExcluir
  2. Que vergonha, estou em estado de choque.

    ResponderExcluir
  3. Não tenho experiência em Administração Pública, mesmo assim percebo que custa pouco ao gestor público cuidar com maior atenção e carinho um hospital.
    Um prefeito que queira fazer uma história positiva de sua administração precisa cuidar da saúde de seu povo.
    Não deve, como disse, ser tão custoso administrar melhor um hospital, levando em consideração principalmente, a maternidade.
    Ora, quem nasce em Campina Grande, porque o Hospital Severino Pereira, não tem condições de atender à mulher grávida, não é taquaritinguense e sim paraibano ou campinense.
    Daí, podemos afirmar que agindo assim, estar-se descumprindo o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, tão bem fundamentado em nossa Constituição Federal, que foi fruto de muita luta dos brasileiros, inclusive, nós de Taquaritinga do Norte.
    Cabe ao eleitor ficar atento e escolher aquele que se preocupe com a saúde de nosso município.
    Já estivemos melhor, quando só a dona Suzana, era a parteira e a médica de todos os taquaritinguenses.
    Sé que alguém ainda se lembra daquela mulher guerreira de nossa terra. Ela, ao que me lembro, não era filha de Taquaritinga do Norte, mas prestou muitos serviços ao nosso povo e merece todo nosso respeito e muita consideração.
    Enfim, sem mudar de assunto, a saúde deveria ser levada mais a sério, em Taquaritinga do Norte, Em Pernambuco e no Brasil.

    ResponderExcluir