sexta-feira, 3 de julho de 2015

Líder do PT iguala Cunha a generais ditadores


Josias de Souza

O senador pernambucano Humberto Costa, líder do PT, subiu à tribuna para criticar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, do PMDB. Ele foi duro. Referiu-se à manobra regimental que levou à aprovação da emenda que reduz a maioridade penal como “uma das maiores violações institucionais perpetrados contra a Constituição Federal na nossa história.”

Na sequência, o senador petista como que enfiou um quepe na cabeça de Eduardo Cunha. “Paralelo igual talvez só tenha sido registrado no período da ditadura militar, quando as leis existiam apenas para serem usadas em favor dos generais de plantão e, se não atendiam aos seus interesses, eram torturadas até que os servissem como eles desejavam.”

O senador disse que Eduardo Cunha, “agindo como um déspota, colocou em votação uma matéria derrotada no dia anterior, simplesmente porque não aceitou ser vencido pela vontade soberana do plenário.'' Acrescentou: “O presidente da Câmara e seu grupo sectário cometeram essa atrocidade institucional, movidos pelo desejo de encarcerar adolescentes.”

Humberto disse estranhar que o PSDB tenha se aliado a Cunha. “É incompreensível que os deputados tucanos tenham se perfilado, obedientemente, ao obscurantismo da Câmara e, esmagadoramente, anuído com a violência constitucional para impor à sociedade o encarceramento da juventude.”

De resto, o senador afirmou que espera que o STF derrube a decisão da Câmara: “Eu espero sinceramente que, antes mesmo de essa barbaridade chegar ao Senado, […] o Supremo Tribunal Federal exerça o seu papel de guardião da Constituição e impeça a marcha desse equívoco legislativo. Se assim proceder, o STF não estará fazendo qualquer ingerência indevida sobre o Poder Legislativo. Antes de tudo, ele estará preservando o Congresso de uma vergonha histórica.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário