terça-feira, 28 de abril de 2015

Da coluna Fogo Cruzado



Coluna Fogo Cruzado – 28 de abril

O PSDB tem uma presença insignificante em grandes colégios eleitorais de Pernambuco a exemplo de Petrolina, Caruaru e Garanhuns

Cumprindo resolução da executiva nacional, o PSDB de Pernambuco vai dissolver as comissões provisórias dos municípios em que o partido não recebeu pelo menos 6% dos votos para deputado em 2014. A recomendação faz parte do planejamento estratégico da legenda, que pela primeira vez em sua história resolveu planejar as próximas eleições. Tudo sempre foi feito com muito amadorismo, olhando-se muito mais o interesse da cúpula do que das bases e o Estado de Pernambuco ilustra bem essa situação. Em que pese o partido em 2014 ter elegido três deputados federais, não elegeu ninguém para a Assembleia Legislativa e tem uma presença insignificante em grandes colégios eleitorais do interior como Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada, Arcoverde, Caruaru e Garanhuns. O partido virou a coqueluche da classe média após o escândalo da Petrobras mas para transformar simpatia em voto é preciso ir atrás dos eleitores.

Um casamento sem namoro

O ministro Armando Monteiro, presidente do PTB de Pernambuco, define como “casamento sem namoro” a proposta de fusão do seu partido com o DEM que é defendida pelos presidentes Cristiane Brasil (PTB) e José Agripino (DEM), respectivamente. A maioria dos petebistas é contrária ao “casamento”. Mas nada poderá fazer para impedi-lo porque o partido não é dirigido por um colegiado. Tem um único dono, que é o ex-deputado Roberto Jefferson. E ponto final.

Elite – Membros da CPI da Petrobras foram recebidos ontem no Rio de Janeiro pela diretoria da empresa. Kaio Maniçoba (PHS-PE), 3º vice-presidente, integrou a comitiva que foi liderada pelo presidente Hugo Mota (PMDB-PB) e o relator Luiz Sérgio (PT-RJ). Para quem, como ele, que é sertanejo e está cumprindo o 1º mandato, fazer parte da “elite” do Congresso é uma glória.

Racha – A vice de Serra Talhada, Tatiana Duarte (PP), que está rompida com o prefeito Luciano Duque (PT), foi recebida no Palácio das Princesas pelo secretário Antônio Figueira (Casa Civil).

Líder – Dilma está sem líder do governo no Senado desde fevereiro e não apareceu nenhum peemedebista interessado no cargo. Humberto Costa (PP) é quem, na prática, desempenha esse papel.

Rebeldia – Mesmo contra a opinião de FHC e Serra, o líder tucano na Câmara Federal, Carlos Sampaio (SP), promete apresentar amanhã à mesa diretora o pedido de impedimento de Dilma Rousseff.

Sonho – Como sempre faz desde 2007, o secretário de planejamento e gestão, Danilo Cabral, pretende transformar a festa de seu aniversário, amanhã, no “Boteco” do Recife Antigo, num ato político. Ele sonha, e não esconde isto de ninguém, disputar um cargo majoritário pelo PSB já nas eleições de 2018.

Máquina – João Paulo, Fernando Ferro e João da Costa poderiam ser nomeados por Dilma para cargos de 2º escalão. Mas de tanto se ouvir que o governo “aparelhou” a máquina após a chegada de Lula ao poder (2003) talvez fiquem desempregados. Até Pedro Eugênio, que era um quadro de excelência, ficou esquecido.

Seca – Como costuma dizer o bispo de Afogados da Ingazeira, Dom Egídio Bisol, que é italiano, muita coisa mudou no Nordeste nos últimos 40 anos, menos a maneira de se conviver com a seca. A Compesa, por exemplo, abriu ontem uma licitação para contratar novos carros-pipa, além dos 250 que já possui, para abastecer municípios do interior que estão sem água. É um filme que se repete há várias décadas.

Simples – Fernando Filho (PE), líder do PSB na Câmara Federal, fez um apelo a Joaquim Levy para renegociar as dívidas das empresas inscritas no Simples. Não deverá ser atendido porque o governador Paulo Câmara pediu algo muito mais simples – o aval da União para contrair um empréstimo externo – e o ministro da fazenda disse “não”. E Pernambuco contava com esse dinheiro para fechar suas contas de 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário