segunda-feira, 30 de março de 2015

Dois anos depois, o Recife Antigo é outro. Ponto para Geraldo Julio!




Neste domingo, completou-se dois anos de existência do Recife Antigo de Coração, projeto da Prefeitura do Recife, executado pela Secretaria de Turismo e Lazer. A festa atraiu milhares de pessoas para o bairro histórico, como era de se esperar.

Por mais que os oposicionistas chamem Geraldo Júlio de prefeitos dos cones (do Itaú), em uma tentativa de desmerecer a gestão, não há como negar o sucesso da iniciativa de revitalização do Recife Antigo, feita na campanha. Os mais novos podem não lembrar mas o local estava totalmente abandonado, com fuga dos clientes e empreendedores. Como disse um popular, Edmilson Rodrigues, 54 anos, morador de Água Fria, enquanto os netos jogavam futebol botão no polo infantil, “a cidade mudou muito depois do Recife de Coração. E pra melhor”.

Gente de todas as idades compareceu ao bairro histórico para curtir as atrações do projeto e conhecer novidades. Há muita programação gratuita a ser aproveitada. O presente quem ganha é a população a cada fim de semana e feriado.

Teve até parabéns pra você com direito a bolo de chocolate. Ainda no início da manhã, para comemorar a data, o secretário de Turismo e Lazer Camilo Simões cantou parabéns com toda a equipe envolvida no projeto no palco do Marco Zero, onde se apresentava a cantora Kelly Rosa. Depois houve distribuição de bolo para o público do projeto.

Muita gente aproveitou a programação sobre duas rodas para comemorar a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que estreou em março de 2013. A partir das 8h, famílias inteiras já chegavam para celebrar o dia de folga ao ar livre num dos mais belos cartões postais da cidade.

Destinar espaço para ciclistas e para atividades esportivas e de lazer nas ruas foi uma excelente ideia e o ex-secretário Felipe Carreras, eleito deputado federal e transformado em Secretario de Turismo do Estado, merece todo o reconhecimento pelo trabalho. Recife era muito carente de um projeto assim, que associasse lazer à prática de atividades físicas num espaço público. O sucesso não ocorre apenas pela bem que faz à saúde, mas o bem que às relações familiares.



De acordo com a PCR, nas 24 edições já realizadas, o Recife Antigo de Coração já levou 350 artistas locais para se apresentarem no bairro histórico, que recebe uma média de 20 mil pessoas no último domingo de cada mês, chegando a 40 mil nos meses de férias.

O projeto também tem um cunho social com a inclusão de empreendedores da economia solidária, por meio de venda de alimentos e bebidas. A média do rendimento é superior a R$ 1 mil a cada edição, por empreendedor. Em 2014, foram arrecadados R$ 249.317,70, o que representa um crescimento de 58,8% em relação ao montante movimentado no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário