quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Há Algo Errado com o Brasil, com Pernambuco e com Taquaritinga do Norte

Não pretendo escrever um artigo como quem conhece a fundo a Ciência do Direito. Quero apenas expressar sentimentos de um pernambucano que migrou para o Sudeste do Brasil, na década de 70. Mesmo satisfeito com as conquistas até o momento, me sinto perplexo com o que acontece no Brasil, Em Pernambuco e Taquaritinga do Norte, obriga-me fazer algumas observações:
A primeira: O Brasil, que aprendemos na escola, como de vanguarda perdeu este status, especialmente no tocante às relações internacionais. Nosso País é fundador e participe dos principais organismos internacionais.
A segunda: Antigamente nosso País escolhia, com rigor, quem seria o Ministro das Relações Exteriores, afinal, o Palácio do Itamaraty está à esquerda na Esplanada dos Ministérios, dando o sinal de que somos uma nação aberta, democrática e mantemos relações com todas as nações.
Hoje, o Brasil está fora dos acontecimentos internacionais. No caso dos ataques terroristas de Paris, por exemplo, não se deu a menor importância. Ficamos calados, dando a impressão de que estamos do lado dos agressores. Nosso País precisa assumir uma posição firme contra qualquer grupo político ou ideológico que mata em nome de quem quer que seja. Não nos conformemos com as notas oficiais de repudio. Precisamos de posição de Estado. O que temos é um embaixador particular da Presidente Dilma, Marco Aurélio Garcia, que conversa com os presidentes da America cultuadora de Fidel Castro e do comunismo, ideologia ultrapassada que não resolveu o problema da desigualdade nem dos direitos humanos nos países onde teve destaque. É muita falta de atenção à política externa, chegando o jornal A Folha de São Paulo, edição eletrônica de 23/01/2014, noticiar que o Itamaraty, não tem como honrar as despesas no exterior por falta de recursos.
A terceira: O Fórum Econômico Mundial, oportunidade que os principais Chefes de Estado e empresários do mundo inteiro se encontram para discutir o futuro e elaborar estratégias para o Mundo. Esperávamos que a Presidente Dilma estivesse lá, mas ela optou pela posse do Presidente da Bolívia.
A quarta: Como visto, não esgotamos os equívocos que precisam ser corrigidos, mas deixando de fora a política externa, vamos olhar a crise penitenciária em Pernambuco, cujo presídio que foi construído para acomodar dez mil presos, hoje, prende mais de trinta mil. Como se ver, não é preciso ser conhecedor a fundo de qualquer ciência para verificar que há algo errado com o Brasil, com Pernambuco e com Taquaritinga do Norte, que não tem nem um órgão para fiscalizar o transporte de carne que é transportada e comercializada nos açougues públicos do município, nem a formulação de uma política que previna que a ruas fiquem cheias de animais, podendo causar acidentes graves levando vidas de pessoas que merecem respeito.
Antonio Martins de Farias é Advogado e nortetaquaritinguense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário