sexta-feira, 31 de outubro de 2014

ANDRE DE PAULA DEPUTADO FEDERAL

Embora tenha votado em Marina no primeiro turno e em Aécio Neves no segundo turno, o presidente estadual do PSD, deputado federal eleito André de Paula, anunciou, ontem, que estará alinhado ao partido no apoio ao Governo Dilma. Já na próxima quarta-feira ele participa de uma reunião para afinar o discurso neopetista. 

DO BLOG DE MAGNO MARTINS. 

ANDRÉ DE PAULA VAI AO ENCONTRO DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF

 por Inaldo Sampaio


Único pernambucano eleito para a Câmara Federal pelo PSD, o deputado André de Paula confirmou nesta sexta-feira (31) que estará em Brasília na quarta-feira da próxima semana para um encontro no Palácio da Alvorada com a presidente reeleita Dilma Rousseff.

O presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, é quem está informando aos parlamentares eleitos que deseja recebê-lo na próxima terça-feira, 4, às 11 horas da manhã.

O PSD foi o primeiro partido, depois do PT, a declarar apoio à reeleição da atual presidente.

O partido está representado no governo pelo ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos. Mas o seu representante no novo governo deverá ser o próprio Kassab.

O PSD elegeu 37 deputados federais, entre eles André de Paula, e três senadores.

MINHA CIDADE É LINDA





Taquaritinga do Norte, única cidade em que Aécio Neves ganhou em Pernambuco, ainda preserva o seu velho coreto, conforme mostra esta foto feita por este blogueiro durante a reportagem especial sobre a ilha tucana. Fica na praça principal, que é um colosso de arborização, com um verde que se espalha em toda a sua extensão.

A “Dália da Serra”, como é conhecida, está localizada no Agreste, na microrregião do Alto Capibaribe. Administrativamente, o município é composto pelo distrito-sede, Gravatá do Ibiapina e Pão de Açúcar e pelos povoados de Vila do Socorro, Jerimum, Mateus Vieira e Algodão.

A flor dália exibe muitos exemplares nas praças da cidade. Considerando sua baixa latitude, Taquaritinga possui um clima relativamente ameno, com temperatura suavizada pela altitude. A temperatura média anual é de dezoito graus Celsius.

A cidade nasceu em meados do século XVIII. No início do século XIX, era um lugar já populoso, formado por terras pertencentes a dona Maria Ferraz de Brito, a qual dividiu sua propriedade em lotes, o que deu lugar ao desenvolvimento da povoação.

Por conta da Lei Provincial 1 895, de 10 de maio de 1887, a sede municipal foi elevada à categoria de cidade. Todo ano, no dia 10 de maio, Taquaritinga comemora a sua emancipação política. Faça uma foto bonita da sua cidade e nos envie para postar neste quadro pelo magno@blogdomagno.com.br
 
DO BLOG DE MAGNO MARTINS

ABSTEÇÃO FOI MENOR EM CIDADES COM BIOMETRIA, DIZ TSE

 por Paulo Veras em Eleições, Notícias


Foto: Agência Brasil

Balanço do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que o nível de abstenção diminuiu nos 704 municípios do País que utilizaram pela primeira vez a biometria nas eleições deste ano, dentre as quais está o Recife. Dos 20 milhões de eleitores destas cidades, 18 milhões compareceram às urnas.

No primeiro turno, ocorrido no dia 5 deste mês, a abstenção foi reduzida em 4,83% nessas cidades. Em 2010, 17,62% dos eleitores deixaram de votar nessas localidades. Neste ano, foram 12,79%.

Já no segundo turno, a redução no índice de abstenção foi de 7,23%. No último domingo (26), 14,17% dos eleitores deixaram de votar nessas cidades. Em 2010, esse número foi de 21,39%.

A maior redução ocorreu em Ibirataia, na Bahia, onde 38,77% dos eleitores deixaram de votar em 2010 e onde apanas 13,15% não foram às urnas neste ano; numa redução de 25,62%.

Ao todo, 770 cidades brasileiras utilizam identificação biométrica. Elas reúnem um contingente de 21 milhões de eleitores.

GOVERNADOR ELEITO DO DF COMEÇA A REAPROXIMAR-SE DE DILMA

 por Inaldo Sampaio


O governador eleito do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), já deu os primeiros sinais de que pretende manter uma convivência harmônica com a presidente Dilma Rousseff porque vai precisar da ajuda dela para viabilizar obras em seu governo.

Rollemberg teve o cuidado de, no dia seguinte ao segundo turno, telefonar para a presidente reeleita a fim de parabenizá-la pela vitória.

Seguindo orientação do seu partido, ele apoiou o candidato Aécio Neves (PSDB), que saiu vitorioso no Distrito Federal.

“Coloquei-me à disposição (da presidente) e disse que, passadas as eleições, precisamos unir o Distrito Federal e o Brasil para enfrentarmos os enormes desafios que temos pela frente. E que ela pode contar com o governo do DF”, disse o governador eleito.

Além dele, também já fechou com Dilma o governador reeleito da Paraíba, Ricardo Coutinho, ao passo que o eleito de Pernambuco, Paulo Câmara, defende uma posição de independência em relação ao governo federal.

Quem defende o confronto com o governo federal é o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, novo secretário geral do PSB. Ele afirma que o partido deve caminhar para onde as urnas lhe mandaram: a oposição.

POPULAÇÃO VAI À IGREJA PEDIR CHUVA EM SÃO PAULO



Moradores vão à igreja para rezar por chuva em
Itu (Foto: Reprodução/TV TEM)

Do portal G1

O racionamento de água em Itu (SP) tem feito com que moradores fiquem até um mês sem receber uma gota de água na torneira. Sem saber o que fazer, eles enfrentam um martírio em busca do recurso. Fontes de água, como bicas e poços, recebem movimento de pessoas até mesmo durante a noite e de madrugada. O pedido por água tem feito parte também das missas da Igreja Católica na cidade.

Muitos fiéis procuram ajuda divina para a solução da crise no abastecimento de água, que já dura nove meses na cidade. Em cada igreja é realizada uma oração pela chuva. Na igreja matriz da cidade a oração do Papa João VI entrou no cronograma da missa. “Primeiro lugar, nós devemos recorrer a Deus, que Ele que nos mande chuva. Ele que é o Senhor da vida”, afirma o padre Francisco Carlos Rossi.

Os católicos já fizeram uma procissão para pedir chuva, mas, segundo o padre, a mobilização não deve se repetir para evitar problemas. “Nosso intuito é rezar, pedir a Deus.Tínhamos uma caminhada prevista 15 dias atrás, mas devido ao vandalismo, às pessoas de má fé, nós achamos mais prudente cada paróquia rezar com sua comunidade para evitar transtornos maiores”, explica.

FRASE DO DIA

Mesmo que as pessoas não concordem em algumas coisas, elas precisam conversar. Conversa, todos sabem, não arranca pedaço.

Renan Calheiros, PMDB-AL, presidente do Senad
o

CHARGE DO DIA


O líder da oposição!

Josias de Souza



- Via Aroeira.

HENRIQUE ALVES DIZ QUE VOTAÇÃO DE PEC QUE AUMENTA REPASSE DO FPM É INEVITÁVEL


Publicado por Branca Alves

Agência Brasil (Brasília) – A ameaça de pautas controversas na Câmara dos Deputados, que acarretem mais gastos para o governo, motivou mais uma tentativa de retomada de diálogo entre o Executivo e o Legislativo. A tensão entre os dois Poderes já estava instalada mesmo antes dos resultados nas urnas que reelegeram a presidenta Dilma Rousseff e de reações parlamentares como a que derrubou, ontem (29), o projeto de criação da Política Nacional de Participação Popular, estratégico para o governo.

Numa reunião no Palácio do Planalto, o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, optou pela cautela ao falar com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). “A preocupação que ele revelou foi com a questão do final do ano, com questões fiscais que preocupam muito”, explicou Alves. Segundo ele, no encontro, qualificado como “respeitoso”, Mercadante apenas pediu para que fosse informado sobre as pautas que a Casa votará. “Fiquei de remeter alguns pleitos que estão aqui, apenas isso”, completou.

Uma das prioridades de Alves, que deixa a presidência da Câmara em fevereiro do próximo ano, é votar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que ficou conhecida como PEC do Orçamento Impositivo. “Há um destaque supressivo em relação a saúde, que parte da oposição quer alterar. A matéria voltará ao Senado e vou conversar com a oposição para ver se chegamos a um entendimento. Quero ver se consigo manter o texto do Senado”, antecipou.

Na pauta indicada por Henrique Alves, antes do fim do processo eleitoral, ainda estavam propostas elencadas como prioritárias pelos líderes partidários, como a PEC 555/06 que acaba com a contribuição previdenciária de inativos, e a PEC 426/14 que aumenta os repasses da União ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“Eu fiquei de relacionar do ponto de vista institucional. Não pode ser decisão solitária”, destacou Alves sobre a contribuição dos inativos. No caso do FPM, o presidente da Casa adiantou que a votação é inevitável. “A situação dos municípios hoje é dramática, insustentável. [Os municípios] receberam muitas demandas, muitas obrigações, contrapartidas, estão sem orçamento, sem autonomia. Certamente vamos votar na próxima semana”, disse.

Henrique Alves lembrou que Mercadante já foi senador e conhece as pressões na Casa, mas destacou que não será irresponsável em relação aos impactos que as matérias podem produzir sobre os cofres públicos.

Depois do encontro, Alves ainda classificou como “preocupante” e “surpreendente” a elevação da taxa básica de juros da economia, a Selic, anunciada ontem (29), pelo Banco Central. Ele ponderou que “o governo tem os dados, tem os números para fazer esse tipo de ordenamento”. Pela primeira vez em seis meses, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu elevar a taxa para 11,25% ao ano, chegando ao maior nível desde novembro de 2011, quando estava em 11,5% ao ano.

PSDB TEM QUE DIALOGAR COM O NORDESTE, DIZ BETINHO

Publicado por Branca Alves


Parlamentar também acredita que houve falhas na condução da campanha em Minas Gerais (Foto: Cleiton Lima/Folha de Pernambuco)

Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, o deputado estadual e deputado federal eleito Betinho Gomes (PSDB) fez uma avaliação sobre o resultado das eleições deste ano, na qual a presidente Dilma Rousseff (PT) foi reeleita, batendo o candidato do PSDB, Aécio Neves. Para o tucano, o seu partido precisa se aproximar do Nordeste, criando uma interlocução com a região.

“O PSDB tem que dialogar com o Nordeste. Criar interlocução”, disse Betinho. “Tem que mostrar que o PSDB tem projetos para o Nordeste, discurso para o Nordeste”, continuou.

A presidente reeleita saiu na frente de Aécio Neves em todos os nove Estados da região. Ela obteve 20.176.579 votos, contra 7.967.846 do tucano. Dilma teve uma diferença de 12.208.733 votos no Nordeste.

Para o parlamentar, não foi só no Nordeste que houve falhas na condução da campanha presidencial. Na avaliação de Betinho, também ocorreram erros em Minas Gerais, estado de Aécio Neves, a exemplo da escolha do candidato ao governo – o ex-ministro Pimenta da Veiga – e da estratégia de comunicação na reta final do pleito. Minas foi outra localidade que Dilma venceu o tucano. A diferença foi de cerca de 550 mil votos.

O tucano também acredita que a campanha deveria ter sido mais incisiva logo no início do segundo turno, depois da reviravolta que levou Aécio a disputar com Dilma. Para Betinho, o PSDB não conseguiu capitalizar o sentimento de mudança suficientemente.

PATRIOTA COBRA DAS MULHERES QUE PARTICIPEM MAIS DA POLÍTICA

 por Inaldo Sampaio


O deputado Gonzaga Patriota (PSB) cobrou das mulheres, nesta quinta-feira (30) que participem mais do processo político a fim de evitar a predominância dos homens nas casas legislativas do Brasil.

Segundo ele, no mesmo ano em que uma mulher (Dilma Rousseff) foi reeleita para a Presidência da República, caiu a representação feminina nos Poderes Executivo e Legislativo.

Disse que pela primeira vez, em 16 anos, apenas um Estado (Roraima) elegeu uma mulher para o cargo de governadora (Suely Campos, do PP) e que o número de deputadas federais eleitas este ano foi de apenas 45, ante 51 da eleição passada.

No caso de Pernambuco, disse ele, apenas uma mulher foi eleita para a Câmara Federal (Luciana Santos, do PCdoB) e cinco para a Assembleia Legislativa.

MUNICÍPIOS TERÃO MAIS DOIS ANOS PARA PÔR FIM AOS LIXÕES

por Marcela Balbino em Notícias


Lixão deve ser encerrada em 2018. Foto: Acervo JC Imagem.

O difícil desafio de pôr fim aos lixões ganhou mais um capítulo. O Senado anunciou nessa quarta-feira (29) a decisão de prorrogar para 2018 o prazo para os municípios cumprirem a legislação e se adaptarem à política nacional de resíduos sólidos.

Embora a Medida Provisória (MP) tenha sido aprovada pelos senadores, o líder do governo, José Pimentel (PT-CE), avisou que a presidente Dilma Rousseff está decidida a vetar o artigo no momento de transformar o projeto em lei.

A medida trata de questões tributárias, mas veio da Câmara dos Deputados para o Senado com um artigo que joga de agosto deste ano para agosto de 2018 o prazo para os municípios cumprirem a legislação aprovada em julho de 2010, depois de tramitar no Congresso por 21 anos.

Segundo o senador Romero Jucá, o governo vai aproveitar a tramitação da Medida Provisória (MP) 656/2014, que trata de contribuições ao PIS/Pasep e da Cofins, para mudar as regras de adaptação dos municípios, inserindo ali um novo artigo para compensar o veto da presidente ao adiamento por quatro anos, tempo considerado muito longo para um país que precisa urgentemente resolver o problema dos lixões.

O adiamento em dois anos, associado à ajuda orçamentária, é uma solução para contemplar as reivindicações dos municípios que afirmam não terem condições de cumprir a lei, conforme uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A maioria dos municípios não instalou ou tem dificuldades em instalar aterros sanitários para a destinação adequada dos resíduos sólidos.

Os prefeitos pressionam pela extensão do prazo. A data limite era 2 de agosto deste ano, causando insegurança jurídica para os municípios que descumprissem a determinação de instalar aterros sanitários.

PREFEITO DE SARTÂNIA PERDE CARGO NO PSDB, AVISA DANIEL





Vice-presidente da executiva estadual do PSDB, o deputado Daniel Coelho disse, há pouco, ao blog, que o prefeito de Sertânia, Guga Lins (PSDB), vai sofrer punições por ter descumprido uma orientação do partido votando na presidente Dilma no primeiro e no segundo turno. “No mínimo, perderá o controle do diretório municipal”, afirmou.

Quanto à expulsão, que se traduziria na penalidade máxima, o deputado disse que dependerá da executiva estadual. “Na próxima reunião da executiva daremos espaço para o prefeito falar e se defender. Não podemos tomar uma decisão mais radical sem antes ouvir o prefeito”, avaliou Daniel.

Segundo ele, o caso do prefeito de Sertânia não é isolado. “Temos informações de alguns diretórios municipais que votaram em Dilma, como é o caso de Afogados da Ingazeira. Neste caso, vamos agir e afastar esses diretorianos”, disse o tucano, acrescentando que já começou a tratar desta pauta com o presidente estadual, Bruno Araújo, e o deputado Betinho Gomes, também integrante da executiva.
DO BLOG DE MAGNO MARTINS. 

NA ITÁLIA, PAULO CÂMARA SE REÚNE COM EMPRESÁRIOS INTERESSADOS EM INVESTIR NO ESTADO

 por Marcela Balbino em Eleições, Notícias


Paulo Câmara em Roma. Foto: divulgação.

Em pleno processo de transição, o governador eleito de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e o vice-governador, Raul Henry, encontraram-se em Roma com empresários italianos e brasileiros com o objetivo de atrair interessados em investir no Estado. O governador de Pernambuco, João Lyra, também está na Itália para participar do Encontro Anual da Fraternidade Católica

Durante o evento na última quarta-feira (29), Câmara participou de um jantar na Embaixada do Brasil em Roma. O encontro foi organizado pelo embaixador do Brasil, Ricardo Neiva Tavares, e contou com as presenças de representantes da empresas Fiat (Paolo Rebaudengo), Pirelli (Filippo Marisa Grasso), Mossi & Ghisofi (Lorenzo Montagna), Ferrero (Luca del Balzo di Presenzano) e da Led Brasil Group (Robson Oliveira).

“Pernambuco criou um ambiente favorável à atração de investimentos que geram emprego e renda para nossa gente. Os italianos, por meio de várias empresas, já participam dessa nova etapa da economia do Estado”, disse Paulo Câmara.

Também participaram da reunião com o governador e o vice eleitos, os representantes da Sociedade Italiana para as Empresas no Exterior (Massimo D’Aiuto), da Companhia de Serviços de Seguros de Comércio Exterior (Massimiliano Vitale), e do Instituto Italiano para o Comércio Exterior (Giovanni Sacchi), além dos reitores Marco Gilli e Enrico Macci, do Instituto Politécnico de Turim (considerada uma das melhores e mais respeitadas universidades da Itália, com cursos de Bacharelado, Mestrado e Doutorado nas áreas de Engenharia, Arquitetura e Desenho Industrial), do prefeito de Turim (Piero Fassino) e de diplomatas brasileiros das áreas de Investimentos, Educação e Ciência e Tecnologia.

AI TEM COISA: RENAN MANDA RECADO A DILMA: COVERSA NÃO ARRANCA PEDAÇO



O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta quinta-feira que o governo Dilma Rousseff precisa 'conversar mais' com o Legislativo e que 'conversar não tira pedaço', numa crítica ao modo como a interlocução é feita atualmente. Em outro recado, Renan disse que há uma aliança, mas avisou que isso não significa pensar de forma igual e que ela 'não vai cair do céu'. Para ele, é preciso dialogar de 'lado a lado'. Ele pediu que os ânimos sejam serenados com o fim das eleições. Renan também reiterou que o Senado derrubará a proposta do PT de criação de uma superestrutura de conselhos populares no governo federal. — Definitivamente, precisamos conversar. Essa interlocução precisar estar mais presente de lado a lado. Conversa, todos sabem, não arranca pedaço — disse Renan, alertando: — Temos uma aliança, e essa aliança vai preponderar, haja o que houver. Agora, aliança não significa pensar igualmente sobre tudo. Aliança não é isso. De O Globo - Cristiane Jungblut).

AGRIPINO ADMITE FUSÃO DO DEM COM OUTRAS LEGENDAS (MAIS NÃO DIZ QUEM TEM INTERESSE)

 por Inaldo Sampaio


O presidente nacional do DEM, senador José Agripino (RN), voltou a admitir nesta quinta-feira (30) a possibilidade de o seu partido fundir-se com outras legendas (não disse quais) para dar mais eficácia à oposição tanto na Câmara como no Senado.

“Há perspectivas ou a possibilidade de fusões, mas não está na nossa pauta neste momento”, disse o político potiguar à Agência Estado.

Segundo ele, houve um almoço de líderes de bancada na última terça-feira, em Brasília, que reuniu DEM, Solidariedade, PSD, PSDC. No entanto, nada de concreto foi discutido, só conversa para alimentar o noticiário dos jornais.

“Todos estão conversando sobre a prática da oposição, a linguagem da oposição e perspectiva de blocos. Se a perspectiva de blocos evoluir para fusões, poderá ser discutida porque fusão tem implicações que remetem aos estados. É uma coisa que tem de ser muito bem cuidada, precisa ter muita cautela”, disse o presidente do DEM.

Em 2010, o DEM conseguiu eleger 43 deputados federais, número que caiu para 28 em 2012 depois que parte da bancada migrou para o recém-criado PSD, que passou a atuar na base governista.
Agora, elegeu apenas 22 deputados federais (um dos quais, Mendonça Filho, em Pernambuco).

Agripino se mostrou contrariado com a derrota do seu partido na Bahia porque o candidato a governador, Paulo Souto, liderou a corrida eleitoral até a semana da eleição.

Disse ele, “Se nós tivemos um revés na eleição de 2014, foi a não eleição que nós julgávamos muito provável para o Governo da Bahia. Esse revés eu reconheço. Agora, o partido obteve quatro milhões de votos, vencendo protagonismos de oposição, tem uma ideologia muito clara e quando a imprensa quer ouvir uma opinião de oposição procura o Democratas. É um partido que, sim, perdeu quadros ao longo do tempo. Mas perdeu numericamente. Em matéria de qualidade de opinião, a imprensa ouve necessariamente quadros do DEM”.
DO BLOG DE MAGNO MARTINS. 

GALLO AVISA QUE NEYMAR SERÁ CONVOCADO PARA OLIMPÍADA


O técnico falou também sobre a possibilidade de convocar um goleiro de mais de 23 anos


Foto: AFP



O técnico Alexandre Gallo revelou, nesta quinta-feira (30), que vai convocar Neymar como um dos jogadores de mais de 23 anos nos Jogos Olímpicos do Rio/2016. O treinador comparou o craque a Messi e Cristiano Ronaldo para dizer que não faz sentido deixar de fora da lista olímpica um jogador do calibre de Neymar.



Leia Também
Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo entre os indicados ao prêmio Bola de Ouro
Gallo refaz lista do Brasil sub-21 só com 'estrangeiros'

"(Se a convocação fosse hoje), usaria os três atletas. Dois, né? Um será Neymar. Não tem como pensar em futebol sem pensar num craque da dimensão dele. Eu tinha um conceito de talvez fortalecer um só setor, mas os conceitos são feitos para serem derrubado. É difícil falar em nomes", disse Gallo, em entrevista ao SporTV.

O coordenador técnico das seleções de base do Brasil falou também sobre a possibilidade de convocar um goleiro de mais de 23 anos. De acordo com Gallo, ele terá que recorrer a um veterano se o País não tiver nenhum goleiro de idade olímpica jogando bem e como titular.

"Tenho que ter um goleiro sub-23 que esteja jogando em alto rendimento, senão aí tenho que pensar num goleiro. Estar jogando é um diferencial muito grande para um goleiro", explicou Gallo, lembrando que o titular da seleção olímpica do Brasil hoje é Ederson, do Rio Ave. O garoto, de 21 anos, jogou boa parte do Português na temporada passada, mas só disputou uma partida pelo clube nesta temporada.

Na entrevista ao SporTV, Gallo também comentou sobre jogadores nascidos em 1994 e 1993 (idade olímpica) que ele tem buscado em clubes europeus. "O último que salvamos foi o Felipe Gedoz, que fez excelente Libertadores. Foi convocado e mostrou que tem condições de ficar", disse, em referência ao meia que trocou o Defensor, do Uruguai, pelo Club Brugge, da Bélgica.

Como a CBF vetou a convocação de atletas que atuam no Brasil para a data Fifa de novembro, Gallo refez sua última lista apresentando nomes absolutamente desconhecidos no País. "Antecipei o menino que joga no Japão, o Dudu, do Kashiwa, que a gente queria dar uma olhada. O Maicon também, lateral do Livorno. Abriu opção e trouxemos", contou o treinador, que mantém na mira o português Marcos Lopes, de 18 anos, já titular do Lille. "Tentei convocá-lo para Toulon, mas ele já estava convocado por Portugal". Gallo também contou que Andreas Pereira, do Manchester United, "não mostrou condições" de seguir com a seleção sub-21 do Brasil.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

CURTA TAQUARY DIVULGA SEUS HOMENAGEADOS

FESTIVAL DE CINEMA DE TAQUARITINGA DO NORTE DIVULGA OS HOMENAGEADOS DESTA 7ª EDIÇÃO

Em sua 7ª edição o Curta Taquary – Festival Internacional de Curta-metragem, homenageará o cineasta pernambucano Marcelo Gomes e a atriz paraibana Marcélia Cartaxo, durante a programação do evento que acontecerá entre os dias 17 a 28 de novembro, em Taquaritinga do Norte.
Segundo o coordenador geral do festival, Alexandre Soares, a escolha representa um reconhecimento ao excelente momento do audiovisual no Estado e no Nordeste. “A escolha do Marcelo Gomes e da Marcélia Cartaxo para as homenagens do festival representa esse reconhecimento que o nosso cinema tem feito no mundo afora, o talento de ambos é inegável e já foi reconhecido em diversos festivais”, destacou. Os homenageados já confirmaram presença no evento, quando receberão o Troféu do Curta Taquary.
Reconhecida pela atuação em diversos papéis no cinema, na TV e no Teatro, Marcélia Cartaxo iniciou sua carreira no cinema com o filme A Hora da Estrela (1985), quando ganhou diversos prêmios, entre eles Urso de Prata do Festival de Cinema em Berlim. Recentemente, atuou no longa de Camilo Cavalcante, A História da Eternidade (2014), premiado no 6° Festival de Paulínia e no 21° Festival de Cinema de Vitória.
Já o cineasta Marcelo Gomes é reconhecido pela produção audiovisual efervescente, tendo produzido importantes obras da filmografia pernambucana como Cinema, Aspirinas e Urubus (2005), que teve sua estréia no Festival de Cannes, Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009) e Era uma vez eu, Verônica (2012). Seu longa mais recente é O Homem das Multidões (2012), uma coprodução entre Pernambuco e Minas Gerais. 

MARCÉLIA CARTAXO



Atriz e diretora, natural de Cajazeiras na Paraíba, Marcélia Cartaxo já atuou em mais de 15 filmes e diversas produções para TV. Sua primeira atuação para o cinema foi no filme A Hora da Estrela (1985), de Suzana Amaral, que lhe rendeu o Urso de Prata do Festival de Cinema de Berlim em 1986, tornando-se assim, a primeira brasileira a receber o prêmio. Outros importantes trabalhos da atriz no cinema brasileiro foi nos filmes Madame Satã (2002), O Céu de Suely (2006) Baixio das Bestas (2007), entre outros. Em 2003 estreou como diretora no curta-metragem Tempo de Ira. Recentemente atuou no longa premiado A História da Eternidade (2014), do pernambucano Camilo Cavalcante. Atualmente, além de atuar e dirigir, Marcélia vem desenvolvendo pesquisas voltadas para o campo da atuação no cinema, através da realização de oficinas voltadas para a iniciação de atores no universo cinematográfico.

MARCELO GOMES


Nasceu em Recife, Pernambuco. Seu contato com o cinema começou através de um cineclube criado por ele em sua cidade natal. Em seguida formou-se em Cinema na Universidade de Bristol, Inglaterra e dirigiu uma série de premiados curtas-metragens entre eles Maracatus (1995) e Clandestina Felicidade (1998). Seu primeiro longa, Cinema, Aspirinas e Urubus (2005), estreou em Cannes em 2005, Un Certain Regard, e ganhou o prêmio do Ministério da Educação da França. O filme recebeu mais de outros 50 prêmios pelo mundo. Em 2009 apresentou no Festival de Veneza Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009), em co-direçåo com Karim Ainouz. Seu filme Era uma vez eu, Verônica (2012) estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto em 2012 e conquistou prêmios em festivais em Brasília, San Sebastian, Habana, Amazonas e Guadalajara, entre outros. Marcelo Gomes foi também co-roteirista de outros filmes recentes: Madame Satã (2002) de Karim Ainouz, que estreou na seção Un Certain Regard no Festival de Cannes em 2002, Casa de Alice de Chico Teixeira (2007) e Deserto Feliz (2007) de Paulo Caldas. Os dois últimos foram apresentadas na seção Panorama da Berlinale em 2007. Seu filme mais recente, O Homem das Multidões (2013), é uma coprodução PE/MG venceu o grande prêmio do 26º Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse, na França.

CURTA TAQUARY

O Curta Taquary- Festival Internacional de Curta Metragem chega, neste ano, à sua sétima edição com o lema cinema para todos. O festival que, nas últimas edições acontecia no centro da cidade, aumentou os dias de execução para abraçar todos os municípios da região.
O festival exibirá 223 filmes divididos em 31 mostras com uma vasta programação que se estenderá do dia 17 a 28 de novembro e contará com o apoio de outros projetos como o Criancine, Animage, Poesia na Tela e Mostra Infantil de Florianópolis. 
O festival exibirá ainda três mostras competitivas: Nacional (ficção, documentários e animação), Primeiros Passos (até segundo filme realizado pelo diretor) e Dália da Serra (diretores capacitados por oficinas do festival). 
“Esse é o ano da inclusão. Lutamos muito e finalmente estamos levando cinema para todos. Essa é nossa principal missão: dar oportunidade para que todos assistam, discutam e, principalmente, conheçam o melhor do cinema”, afirmou Alexandre Soares, diretor do festival.
O evento ainda contará com as homenagens ao diretor Marcelo Gomes e à atriz Marcélia Cartaxo, oficinas de Crítica Cinematográfica, com André Dib e Boneco Animado, com Quiá Rodrigues e Ator no Cinema, com Marcélia Cartaxo, além dos seminários, master class com Jean-Claude Bernadet, lançamento de livros, feira Multicultural e mostras especiais.



Serviços:

Curta Taquary – 7º Festival Internacional de Curta Metragem
Quando: de 17 a 28 de novembro
Onde: De 17 a 21 nos distritos de Pão de Açúcar, Gravatá de Ibiapina, Vila do Socorro e no Sítio Mateus Vieira
De 22 a 2 8 Cine Santo Amaro (Rua Professor Luiz Carlos, Centro - Taquaritinga do Norte - PE )
Informações: www.curtataquary.com
Entrada franca


Informações para a imprensa:
Devyd Santos
087 9996-2376
josedevyd@hotmail.com
curtataquary@hotmail.com

PSD ELEGE 2 GOVERNADORES, 2 VICES E 37 DEPUTADOS FEDERAIS. é O 4º MAIOR DO BRASIL



Raimundo Colombo e Robinson Faria vão administrar Estados que respondem por 5% do PIB

O PSD consolidou, nas eleições de segundo turno deste domingo (26), sua condição de quarta força política brasileira. O partido, que já havia saído consagrado do primeiro turno, no dia 5 de outubro, ao acumular um patrimônio de 21 milhões de votos conferidos aos seus candidatos em todo o Brasil, elegeu mais um governador – Robinson Faria, no Rio Grande do Norte – e dois vice-governadores – José Paulo Cairoli, no Rio Grande do Sul, e Renato Santana, no Distrito Federal. No primeiro turno, o PSD já havia vencido a eleição para o governo de Santa Catarina, com Raimundo Colombo.

Segundo levantamento feito pelo jornalista Reinaldo Azevedo, comentarista da rádio Jovem Pan, de São Paulo, Raimundo Colombo e Robinson Faria o partido vai administrar Estados que respondem por 5% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro – 4,1% de Santa Catarina e 0,9% do Rio Grande do Norte.

Nas eleições para cargos legislativos – Senado, Câmara Federal e Assembleias estaduais – o resultado não foi menos expressivo.

Para o Senado, o partido recebeu mais 4,3 milhões de votos e elegeu dois candidatos – Otto Alencar, da Bahia, e Omar Aziz, do Amazonas. Eles se juntarão a Sérgio Petecão, do Acre, que até este ano era o único representante pessedista na Casa. A bancada do PSD no Senado ainda ganhará o reforço de Hélio José da Silva Lima, suplente que assumirá a vaga deixada por Rodrigo Rollemberg (PSB), governador eleito do Distrito Federal.

Na disputa pelas cadeiras da Câmara Federal o PSD elegeu 37 deputados em 17 Estados. Foram eleitos dois deputados federais no Amazonas, quatro na Bahia, um no Distrito Federal, dois em Goiás, três em Minas Gerais, três no Pará, um na Paraíba, um em Pernambuco, um no Piauí, um no Paraná, seis no Rio de Janeiro, um no Rio Grande do Norte, um no Rio Grande do Sul, três em Santa Catarina, um em Sergipe, cinco em São Paulo e um no Tocantins. O partido recebeu, entre nominais e na legenda, quase 6 milhões de votos para a Câmara Federal.

Também nas Assembleias Legislativas dos Estados o partido teve excelente desempenho, como revelou recente levantamento feito pelo jornal Estado de Minas. Hoje é a quarta força do País, com 70 deputados.
 
ANDRÉ DE PAULA SENDO OUVIDO POR  EDUARDO CAMPOS E 
KASSAB, PLANOS QUE DERAM CERTO!

Foto arquivo do blog(google).

DEPUTADO ANDRÉ DE PAULA DEFENDE PL QUE PROÍBE DESCARTE DE LIXO EM ÁREA PÚBLICA




Na manhã desta quarta-feira, 29, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o Parecer do Projeto de Lei nº 5.089, de autoria da deputada Liliam Sá (PROS/RJ), que dispõe sobre a vedação de descarte de lixo em praias, rodovias, rios, ruas, praças e logradouros públicos. O deputado André de Paula é o relator do PL.


Segundo André, o lançamento de lixo pela população em logradouros públicos é um problema que precisa ser enfrentado de forma mais efetiva pelos poderes públicos, já que, sem nenhum constrangimento, grande parte da população joga lixo nas ruas, nas praias e nas praças.


“Esse lixo contamina o meio ambiente, prejudica a saúde, coloca em risco a flora e a fauna, entope os sistemas de drenagem das cidades, causando ou intensificando os alagamentos em dias de chuva, além de sobrecarregar, desnecessariamente, os serviços de limpeza pública, que são financiados com os impostos pagos por todos os cidadãos; esses mesmos impostos poderiam ser direcionados a outras atividades caras à população, como educação, saúde ou transporte”, destaca o deputado.


André também ressalta que nas grandes cidades litorâneas, por exemplo, chama atenção o volume de lixo que é recolhido diariamente das praias intensamente frequentadas, e que nas cidades litorâneas menores, onde não há coleta de lixo, o resultado é desastroso. “Em algumas cidades do litoral brasileiro, cuja economia está fortemente vinculada ao turismo, o visitante pode ser obrigado a caminhar pelas praias fugindo do lixo que se acumula na orla. Para citar um outro exemplo também corriqueiro, o lixo é frequentemente atulhado nas margens de rodovias de todos país e incorporado à sua paisagem. Esse tipo de conduta revela um lamentável déficit de cidadania”, lamenta.


O deputado acredita que para reverter essa situação é fundamental informar e educar as pessoas, mas avalia que a educação vai demandar um longo tempo para produzir resultados efetivos e, isoladamente, não vai resolver o problema. “É importante, nesse caso, combinar a educação com uma ação mais efetiva dos poderes públicos, mediante a fiscalização e a penalização, por meio de multas. Esse tipo de política já vem sendo adotada em muitos lugares do mundo, sempre com resultados positivos. Por essa razão, estamos de total acordo com o que propõe o PL 5.089”, argumenta André de Paula.


Resíduos Sólidos


Vale lembrar que há menos de quatro anos, a Câmara aprovou a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos (nº 12.305, de 2010) que, entre outras, proíbe a destinação ou disposição final de resíduos sólidos ou rejeitos em praias, no mar ou em quaisquer corpos hídricos; o lançamento in natura a céu aberto, excetuados os resíduos de mineração, e a queima a céu aberto ou em recipientes, instalações e equipamentos não licenciados para essa finalidade.

BANCO DO BRASIL ANALISA ÁREA DO MODA CENTER ONDE UMA AGÊNCIA PODERÁ SER INSTALADA



.
Nesta terça-feira (28), o Síndico do Moda Center Santa Cruz, Allan Carneiro, juntamente com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Bruno Bezerra, receberam representantes da Superintendência Estadual do Banco do Brasil para análise do espaço onde poderá ser instalada uma agência do banco no centro de compras.
/
Estiveram na visita técnica o Gerente de Administração da Superintendência Estadual do BB, José Antônio Mendonça; a Assessora da Superintendência, Rosangela Prado; a Arquiteta Denise Meireles; o Assessor de Segurança, Sérgio Santos; além da Gerente do Banco do Brasil de Santa Cruz do Capibaribe, Elisangela Almeida.
.

/
O Gerente Geral do Moda Center, Carlos Henrique Pereira; o gerente de Segurança, Walmir Silva; e o gerente de Logística, George Henrique Pinto, apresentaram a estrutura do Moda Center aos executivos do banco.
/

Caso seja aprovada, a agência do Banco do Brasil representará um grande avanço para os clientes e empreendedores do Moda Center, que dispõem de apenas uma agência no município para atender a demanda que aumenta a cada dia com o crescimento econômico do Polo de Confecções.

Informações da Assessoria.

DO BLOG DE NEY LIMA.

CHARGE DO DIA

A charge de Chico Caruso

Charge (Foto: Chico Caruso)

LULA: NUVENS NEGRAS PARA DILMA



  Dois dirigentes do PT que conversaram com Lula nesta semana ouviram dele que Dilma enfrentará uma equação política complicada no segundo mandato, com quatro anos difíceis, de "muita tensão". Petistas avaliam que faltou habilidade à presidente ao propor o plebiscito da reforma política. "Dá a sensação de que ela não aprendeu a falar com o Congresso", diz um aliado.

Lula avisou que pretende convocar uma reunião com parlamentares e dirigentes do PT nos próximos meses para discutir a renovação do partido. Até a reforma do estatuto petista está na mira do ex-presidente.

Uma das preocupações de Lula é a redução da bancada de sindicalistas do PT neste ano. Ele disse a aliados que o partido precisa se reaproximar de seu berço: as lutas trabalhistas. (Da Folha de S.Paulo - Bernardo Mello Franco).

REFORMA POLÍTICA: VEJA O QUE PODE MUDAR OU NÃO O QUEDRO



O que mudaria na vida dos brasileiros se fosse feita uma reforma política? O assunto entrou em pauta assim que a presidenta Dilma Rousseff discursou logo após a sua reeleição ser confirmada neste domingo. “[Durante a campanha], a palavra mais dita, mais falada, mais dominante foi mudança. O tema mais amplamente evocado foi reforma. A primeira e mais importante deve ser a reforma política”, afirmou. O caminho para efetivá-la seria realizar uma consulta popular.

O debate é cascudo e parece distante da população em geral. Mas, dependendo da proposta aprovada, pode colocar fim à reeleição, mudar a forma como os deputados e vereadores são eleitos e determinar o final do financiamento de campanha feito por empresas privadas, que abre brecha para a corrupção. (Do El País - Marina Rossi)

COLUNA DE MAGNO MARTINS

Coluna da quinta-feira



Uchoa quer ser penta

Nos corredores da Assembleia o nome do deputado Aluízio Lessa, da bancada do PSB, é apontado como o preferido do governador eleito Paulo Câmara para presidir o Legislativo na nova legislatura, biênio 2015-16. Lessa, entretanto, já conta com um concorrente de peso, que vem se articulando nos bastidores e ontem, no Frente a Frente, assumiu que é candidato.

Trata-se do presidente Guilherme Uchoa (PDT), que, se eleito, conquistará o seu quinto mandato consecutivo, ou seja, 10 anos no comando da Casa. “Se o cavalo passar selado eu monto”, disse o parlamentar pedetista. Segundo este blogueiro apurou, Uchoa já teria, hoje, o apoio de 21 dos 49 dos deputados.

Ele estaria tentando atrair o apoio dos 18 novos deputados eleitos para consolidar de vez o seu favoritismo. Diante disso, Câmara terá que negociar com Uchoa antes mesmo de manifestar simpatia por Lessa, para tentar retirar o atual presidente do processo ou apoiar sua quinta reeleição.

Na entrevista, Uchoa diz que não vê nenhum tipo de impedimento para permanecer presidindo a Assembleia Legislativa, até porque, segundo ele, há precedentes de Estados em que ocorreu o mesmo, a permanência de um mesmo presidente no cargo por cinco mandatos, que foi o Ceará.

“Além disso, estamos concluindo uma nova e moderna sede do Legislativo, implantamos uma política arrojada para melhorar as condições dos servidores e promovemos um concurso para preenchimento de 100 cargos”, disse. Uchoa botou o bloco na rua, mas não deve radicalizar.

Teria revelado a aliados que não será impedimento para o Governo, descartando a possibilidade de vir a bater chapa com um eventual candidato indicado pela base, com o aval do governador eleito Paulo Câmara, que deve começar as articulações tão logo retorne da viagem à Roma.

DERROTA– A prioridade da oposição na primeira batalha de 2015, a eleição para a presidência da Câmara, é derrotar Dilma, relata Ilimar Franco, de Brasília. Seus líderes acham que isso é mais importante do que lançar um candidato para marcar posição. Os tucanos apostam na disputa entre o PT e o PMDB, e na voracidade petista. O candidato pode ser da base aliada do governo, desde que ele se comprometa a não ser subalterno ao Planalto.

Missão palaciana– Marcos Arraes, filho do ex-governador Miguel Arraes, está reaproximando o publicitário Ângelo Melo, da Aporte Comunicação, do governador João Lyra. No jantar da abertura do festival gastronômico, anteontem, nas Princesas, Melo foi ciceroneado pelo herdeiro de Arraes.

Nem a 232–
  O governador João Lyra chega na reta final do seu Governo sem conseguir uma marca. Nem também iniciar obras novas ou pelo menos destravar o processo jurídico em Brasília que impede a manutenção da BR-232. Duplicada na gestão de Jarbas, a estrada está há quase 10 anos abandonada e esburacada.

Santo de casa– Não foi só Aécio Neves que perdeu em sua terra. Dilma levou a pior também no Rio Grande do Sul. Na província, Raquel Lyra, filha do governador João Lyra, não conseguiu ser majoritária em Caruaru, sua principal base. Em São Lourenço, Vinicius Labanca não foi majoritário, apesar das obras da Copa e dos investimentos federais.

Grito de alerta– 
O secretário estadual de Agricultura, Aldo Santos, garante que o Estado está monitorando o drama da seca nos 54 municípios em estado de emergência decretado pela União. Afirma que existem, hoje, 900 carros-pipas em operação pagos pelo Estado, enquanto a União não se manifesta pelo aumento da sua frota subsidiada pelo Exército.

CURTAS

CUSTO– O novo prédio da Assembleia Legislativa, que o presidente Guilherme Uchoa garante que estará funcionando a partir de janeiro, custou R$ 36,3 milhões. Segundo ele, agora o parlamento pernambucano terá uma “Casa decente e moderna”.

REAÇÃO– Os aliados nordestinos do tucano Aécio Neves reagem à acusação de que a região deu a vitória à presidente Dilma. “É uma simplificação. Tem que fazer uma reflexão mais profunda”, protesta o líder do DEM, Mendonça Filho.

Perguntar não ofende: Qual vai ser a marca do Governo João Lyra?

'Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência'. (Provérbios 4-1)

BETO ALBUQUERQUE NÃO ACREDITA EM "DIÁLOGO" COM DILMA





O deputado federal Beto Albuquerque, líder do PSB na Câmara, afirmou ontem, que não é sincera a disposição da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) de dialogar com todas as forças políticas. “Se fosse para pedir desculpas pelas mentiras e calúnias, pelas inverdades que foram desferidas a nós ao longo da campanha, até valeria a pena sentar e conversar, mas não acredito que seja sincero por parte da Dilma esse tipo de manifestação. Acho que ela tem de tratar de governar com seus aliados e cumprir as suas tarefas”, afirmou em entrevista, antes de participar de reunião do diretório estadual do PSB, na capital gaúcha. Na ocasião, ele foi presidente do PSB gaúcho.

O deputado gaúcho, que foi candidato a vice na chapa de Marina Silva, é o atual líder do seu partido na Câmara, mas ficará sem mandato a partir de janeiro. Provavelmente, participará da administração do governador eleito no Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), aliado do PSB no Estado.

Beto se disse surpreso pela informação de que o presidente executivo do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, estaria entre os nomes defendidos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comandar o Ministério da Fazenda no novo mandato de Dilma, conforme reportagens publicadas nos últimos dias. “Afinal, éramos nós que tínhamos a proposta de entregar o governo aos bancos? Ou é o PT que depois da eleição volta a se encontrar com os bancos, que foram os que mais ganharam dinheiro ao longo dos 12 anos de governo petista”, questionou.
 
DO BLOG DE MAGNO MARTINS. 

MEIRELLES AINDA TEM CHANCES DE LEVAR A FAZENDA

Presidente do Banco Central durante os oito anos do governo Lula, período marcado por inflação controlada, acúmulo de reservas internacionais, confiança em alta e forte crescimento econômico, Henrique Meirelles ainda tem chances de retornar ao governo; desta vez, no Ministério da Fazenda, com total autonomia; Meirelles é o candidato número 1 de Lula e de lideranças petistas que fazem parte do seu círculo mais próximo; a brincadeira que se faz entre os lulistas é que Meirelles representaria o "dólar a R$ 2", enquanto Aloizio Mercandante, outro potencial concorrente, o "dólar a R$ 3"; caso o escolhido seja Nelson Barbosa, a situação melhoraria, mas ainda com o "dólar a R$ 2,50"; presidente Dilma, que descansa em Aratu (BA), reflete sobre as alternativas.
 
DO PORTAL BRASIL 247

PRISCILA: GOVERNO DE JARBAS FOI UM DIVISOR DE ÁGUAS

Publicado por Alex Ribeiro


Democrata afirmou que Pernambuco cresceu nos últimos oito anos(Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco)

A deputada estadual eleita Priscila Krause (DEM) atribui o crescimento econômico de Pernambuco não só as últimas administrações do PSB, como também a gestão de Jarbas Vasconcelos (PMDB), que esteve à frente do Estado entre os anos de 2002 e 2006. A afirmação da democrata vai de encontro as análises dos socialistas que relevam o o governo de Eduardo Campos (PSB) como o único responsável pelo desenvolvimento de Pernambuco nos últimos anos.

“Eu não admito falar de oito anos. Você teve um governo divisor de águas que foi de Jarbas Vasconcelos. Governo Jarbas e Mendonça. Você tem um Pernambuco crescente nos últimos 20 anos”, frisou a parlamentar, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, nesta quarta-feira (29).

“Ele foi eleito com maior votação do País. Numa eleição expressiva e cheia de significados. De gratidão de pessoas a Eduardo Campos até colocar para ele o peso de responsabilidade que não sei se a gente pode mensurar isso ainda”, disse.

A democrata também relatou que não acredita no veto de verbas da presidente Dilma Rousseff (PT) para o Governo Estadual e a Prefeitura do Recife.

“A gente não pode ficar refém. O nosso posicionamento político não pode ser refém dos posicionamentos administrativos. Você não pode negar a importância de um Estado como Pernambuco. Além do que, a presidente Dilma teve uma votação expressiva, e não apenas uma votação expressiva, teve uma votação de 70% do eleitorado de Pernambuco. E outra coisa, não se retalia governante. Você não tá retaliando o governador, os parlamentares, está retaliando a população. E essa população que confiou no Governo Federal”, declarou a parlamentar.

UCHOA DIZ QUE ALEPE NÃO TERÁ GASTOS COM NOVOS CARGOS


Publicado por Márcio Didier


(Foto: Leo Motta)

Governador em exercício, o deputado estadual Guilherme Uchoa (PDT) afirmou que a possível criação de quatro cargos de suplentes para os membros da Mesa Diretora não vai aumentar as despesas da Assembleia Legislativa do Estado (Alepe). De acordo com o pedetista, a Casa Legislativa não possui um número suficiente de parlamentares para ocuparem as novas funções.

“Isso não implica em maiores despesas. Em maiores gastos. E talvez, pela composição da Assembleia, não vai ter pessoas para ocupar esses cargos. Temos Comissões Permanentes e outras funções para os deputados ocuparem. Não vai ter lugar para nenhum suplente da Mesa Diretora”, garantiu o parlamentar, em entrevista ao programa Frente a Frente, nesta quarta-feira (29).

A proposta – que é do 4º secretário da Alepe, Eriberto Medeiros (PTC) – foi retirada de pauta da sessão da última terça-feira (28). Se os cargos forem criados, os suplentes eles receberão um reforço de 70% sobre a verba que já embolsam por gabinete. Por já contarem com a quantia de R$ 70 mil, o acréscimo seria então de R$ 49 mil.

“Não nós estamos inventando, estamos copiando. Já existe em outras Assembleias Legislativas. Retiramos de pauta para discutir com maior análise”, afirmou Uchoa.

Uma das indagações que podem ser feitas sobre as declarações do líder da Assembleia é: Se não tem número suficiente para ocupar o cargo para que criar então?

LOSSIO DISCUTE COM TEMER DESAFIOS DA GESTÃO


Publicado por Branca Alves


Peemedebistas conversaram sobre os desafios da gestão de Dilma para os próximos quatro anos (Foto: Divulgação)

Em encontro em Brasília, nesta quarta-feira (29), o prefeito de Petrolina, Julio Lossio (PMDB), ouviu do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), os desafios da gestão da presidente Dilma Rousseff (PT) para os próximos quatro anos. A petista foi reeleita no último domingo (26), com 51,64% dos votos válidos.

Lossio, que é dissidente do partido no apoio a Dilma em Pernambuco, ouviu de Temer o compromisso do Governo Federal de continuar com ações que promovam o desenvolvimento de Petrolina.

PROJETO PARA CONTER VIOLÊNCIA NO FUTEBOL SERÁ VOTADO NA ALEPE

por Júlio Cirne


Foto: Joã Bita/Alepe

O Projeto de Lei de número 1998/2014, de autoria do deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD), foi apresentado nessa quarta-feira (29) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O PL apresenta medidas para acabar com a violência no futebol em Pernambuco através de iniciativas preventivas.

De acordo com o texto, as empresas de ônibus serão obrigadas a formular uma lista de passageiros que será entregue à Polícia Militar antes das viagens que levam os torcedores aos estádios de futebol.

A lista deve informar os horários de chegada e saída dessas linhas de ônibus para que a PM possa identificar previamente os torcedores, atuando com medidas preventivas que visam evitar possíveis atos de vandalismo.

“O projeto ajudará a conter a violência nos estádios, já que a polícia poderá identificar aqueles que se envolveram em confusões e evitar o conflito entre as torcidas organizadas”, disse o autor do PL.

O Projeto já foi aprovado na Comissão de justiça da Casa e em breve deverá ser votado em Plenária.

PSB SE DIVIDE EM TRÊS CORRENTES EM RELAÇÃO AO GOVERNO DILMA

 por Inaldo Sampaio


Não há unidade no PSB em relação à maneira como o partido deverá relacionar-se com a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT).

Três correntes são visíveis. A primeira, liderada pelo presidente do partido, Carlos Siqueira, defende que ele fique “independente”, ou seja, nem alinhamento automático com o governo nem oposição sistemática como fazem o PSDB, o PPS e o DEM.

A segunda, liderada pelo ex-vice de Marina, Beto Albuquerque, quer o partido na oposição. E a terceira, liderada pelo governador reeleito da Paraíba, Ricardo Coutinho, quer o partido apoiando Dilma.

No Recife, o prefeito Geraldo Júlio defende que o partido faça uma “oposição responsável” ao governo federal.

Disse ele: “Já decidimos que vamos ficar fora do governo e fazer oposição responsável. Quando a gente saiu do governo, foi para ter independência, para discutir os assuntos que achávamos importantes para o país e para apresentar um novo projeto para o Brasil. Infelizmente aconteceu a tragédia com Eduardo Campos e seguimos o caminho que tivemos que seguir. Colocamos o país no debate e o resultado apertado das urnas mostrou que os brasileiros querem mudança”.

O prefeito afirma que obras de sua gestão como a construção do Hospital da Mulher e a conclusão da Via Mangue estão paralisadas por falta de recursos do governo federal. Mas não acredita em retaliação.

Disse ele: “Temos obras de infraestrutura muito importantes que estão paradas. Mas não acredito em retaliação porque o que está acontecendo com o Recife acontece também com outras capitais. Não quero acreditar em perseguição eleitoral porque o ano fiscal de 2014 foi difícil para o governo e 2015 será pior ainda”.

RENAN PREVÊ DERROTA NO SENADO DO DECRETO QUE PREVÊ A CRIAÇÃO DOS CONSELHOS POPULARES

 por Inaldo Sampaio


O presidente do Senado, Renan Calheiros (PDMB-AL), previu nesta quarta-feira (29) a rejeição pela maioria da Casa do decreto presidencial que cria os conselhos populares para assessorar a Presidência da República na definição de políticas públicas.

Segundo ele, “já havia um quadro de insatisfação (na Casa) com relação a essa matéria. Ela ser derrubada na Câmara não surpreendeu, da mesma forma que não surpreenderá se for derrubada também no Senado”, afirmou.

A derrota na Câmara na noite da última terça-feira foi definida pelo secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, como “vitória de Pirro”, uma vez que teria contribuído para isto o próprio presidente da Casa, Henrique Alves (PMDB), chateado porque o ex-presidente Lula fez uma gravação para Robinson Faria (PSD) que o derrotou na eleição para o governo do Rio Grande do Norte.

Gilberto Carvalho disse o seguinte: “Nada mais anacrônico, contra os ventos da história, nada mais do que uma tentativa triste de se colocar contra uma vontade irreversível do povo brasileiro, que é de participação”.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

TAQUARITINGA SAÚDE URGENTE: DIRETO DO FACEBOOK A PALAVRA DE QUEM SABE E VIVE O MOMENTO ATUAL


Kátia Prazim

Infelizmente como funcionária pública, prestes a completar 30 anos de serviço, nada tenho a comemorar. Trabalhando no HGSPS em Taquaritinga do Norte todo esse tempo, lembrar dos tempos em que atendíamos cerca de 18 Municípios vizinhos entre PE e PB, onde o Hospital servia de referência em estrutura e equipamentos e hoje nos deparar com essa situação de abandono, falta de medicamentos básicos, enfermarias vazias,estrutura precária, culminando com os constantes atrasos nos vencimentos de funcionários, inclusive nós Médicos, que mais uma vez dentre tantas outras , acumula-se dois meses sem receber. Diante dessa situação como funcionária pública realmente nada tenho a comemorar.

JANIO ARRUDA REBATE O PREFEITO no que disse na reportagem "ILHA TUCANA""



Nós não queremos tirar o mérito de ninguém, nem precisamos, a sabedoria e o voto soberano do povo de Taquartinga está acima de qualquer ilação do prefeito do município, no que se refere a votação obtida por Aécio Neves no segundo turno das eleições presidenciais na Dália da Serra.
O prefeito com seu jeito de Ditador de tratar o povo de nossa terra, quer se arvorar no direito de ser o dono do voto do nosso povo. É preciso lembrar ao prefeito, num momento que ele esteja sóbrio, que Jânio Arruda, os Vereadores Cinthia, João da Banda, Demar e lideranças políticas que compõem o grupo de oposição, no município, tem uma linha de votação para Presidente da República histórica, nos candidatos 45 do PSDB, foi assim duas em FHC, em ALCKMIN, duas vezes em SERRA e agora em AÉCIO nessas eleições, em todas, exceto a última, o prefeito e seu grupo votaram contra e fizeram campanha, nem por isso estamos dizendo que somos donos dos votos que o povo deu a AÉCIO NEVES, porém fica claro que os eleitores do AZUL votaram em AÉCIO, fica claro também para os observadores locais, que o povo de Taquaritinga deseja mudança, que a determinação do grupo Boca Preta de fazer campanha e pedir votos para Aécio, teve sim e bem claro, influência na vitória única de Aécio em Pernambuco. O prefeito ouviu o galo cantar e não sabe onde, e mais uma vez,  faz propaganda enganosa para população querendo ser o todo poderoso, vamos ver se ele tem coragem de ir as ruas em 2016 com uma candidata ou candidato da sua assessoria, onde a população vai ter condição de discutir as mazelas do modo de administrar que ele implantou no município.

'NÓS NÃO VAMOS DESISTIR NUNCA DE TAQUARITINGA, VIVA O NOSSO POVO"! 
Jânio Arruda.

NA ILHA TUCANA, TODOS QUEREM SER PAI E BOLSA NÃO PESOU



Taquaritinga do Norte, a 164 km do Recife.

Classificada como uma “ilha tucana” num Estado em que 184 dos 185 municípios deram de forma esmagadora a vitória a Dilma, Taquaritinga do Norte, a 164 km do Recife, no Agreste Setentrional, precisa urgentemente de um estudo sociológico para identificar as razões que influenciaram a maioria do seu eleitorado – 51,52% - a optar pela candidatura de Aécio Neves ao Palácio do Planalto.

Entre os aliados tucanos, todos puxam a sardinha para a sua brasa. O prefeito Evilázio Araújo (PSB) diz que houve uma transferência voluntária dos votos de Marina Silva (PSB) para Aécio pela força que detinha o ex-governador Eduardo Campos no município. “No primeiro turno, Aécio só teve aqui 1.876 votos, ficando em terceiro. No segundo, foi o primeiro, com 7.340 votos, quase a mesma votação de Marina”, diz.

O prefeito classifica como uma piada de mau gosto o seu principal adversário, Jânio Arruda, vereador pelo PSD, assumir a paternidade da vitória no município. Araújo diz que para se explicar uma eleição qualquer pessoa é obrigada a recorrer a números. Sendo assim, ele toma como parâmetro a eleição de primeiro turno.

Na eleição para governador, Paulo Câmara (PSB) teve 6,4 mil votos, Fernando Bezerra se elegeu senador com 6,1 mil votos e Marina teve 6,4 mil votos. “Na eleição proporcional, o deputado federal Bruno Araújo, apoiado por mim, teve 3.370 votos, enquanto André de Paula, apoiado pelo meu adversário, teve 1.450. Quem transferiu mais votos?” A pergunta é do prefeito endereçada a Jânio Arruda.




Vereadores que apoiaram Aécio no segundo turno em Taquaritinga.

O vereador Jânio Arruda afirma que o prefeito blefa, o acusa de não ter feito sequer um porta a porta para eleger Aécio Neves em Taquaritinga. “Ele deu maior percentual de votos aos seus proporcionais usando a máquina, mas essa transferência que ele diz ser automática não existiu. Quem fez campanha aqui fomos nós”, desabafou, referindo-se também aos vereadores João da Banda, Edmar Pequeno e Cíntia Gonçalves, todos do PSDB.

“Fomos nós que saímos às ruas, montamos o comitê e trabalhamos fortemente para eleger Aécio”, acrescenta Jânio. Segundo ele, o prefeito mente quando diz que a transferência de votos para o tucano se deu também pela aprovação da sua gestão. “Ele faz uma péssima administração. O hospital daqui, por exemplo, está ameaçado de ser fechado”, afirmou.


Jakcivan Ferreira votou em Aécio porque quer o fim da corrupção.

Brigas à parte, numa simples caminhada pela cidade dá para sentir um pouco o termômetro da eleição. O jovem Jakcivan Ferreira, de 22 anos, assume que votou em Aécio, mas não por ter sido influenciado por político A ou B. “Meu voto em Aécio foi pelo fim das coisas erradas, a corrupção”, afirmou.


Valter Silva votou em Aécio acreditando na mudança.

Já o guarda municipal Valter Silva, 63 anos, diz que Taquaritinga do Norte deu um voto de confiança em Aécio em busca de mudanças. Ele diz que os políticos do município, como o prefeito, se envolveram na eleição e isso pode ter levado o tucano à vitória. “Dilma poderia até ter vencido a eleição aqui, porque há feitos do Governo, que só está ruim porque não cuida da saúde”, observa.

No estudo que alguém se proponha a fazer em Taquaritinga do Norte, que tem uma população estimada em 27 mil habitantes e que enfrenta os mesmos problemas dos demais grotões do semiárido, há de se constatar, também, que o programa Bolsa Família não exerceu influência no eleitorado tão forte para dar a vitória a Dilma. E não foi por ter um contingente pequeno de beneficiários.

Segundo dados oficiais da Prefeitura, existem mais de cinco mil famílias beneficiadas. “Aqui, a bolsa não funcionou. O que funcionou foi a vontade do povo”, interpreta o radialista Paulo Sobral, que pilota o programa de maior audiência na cidade pela rádio Farol, de meio dia às duas da tarde. Segundo ele, os políticos mentem quando querem se apoderar da vitória. “Aqui, houve uma onda de mudança. Só isso”, afirmou. Administrativamente, o município é composto pelo distrito-sede, Gravatá do Ibiapina e Pão de Açúcar e pelos povoados de Vila do Socorro, Jerimum, Mateus Vieira e Algodão. Destes, o único em que Dilma se saiu vitoriosa foi Pão de Açúcar, com 200 votos de frente. Taquaritinga é conhecida como a "Dália da Serra", por apresentar muitos exemplares desta flor em suas praças.




Comitê tucano em Taquaritinga do Norte.

Considerando sua baixa latitude, possui um clima relativamente ameno, com temperatura suavizada pela altitude. A temperatura média anual é de dezoito graus Celsius. A cidade nasceu em meados do século XVIII. No início do século XIX, era um lugar já populoso, formado por terras pertencentes a dona Maria Ferraz de Brito, a qual dividiu sua propriedade em lotes, o que deu lugar ao desenvolvimento da povoação.

Por conta da Lei Provincial 1 895, de 10 de maio de 1887, a sede municipal foi elevada à categoria de cidade. Todo ano, no dia 10 de maio, Taquaritinga comemora a sua emancipação política. Para chegar a Taquaritinga do Norte, o visitante precisa subir a Serra da Taquara. Lá no alto, encontra-se o município.

O clima ameno predomina durante todo o ano, porém, no verão, as temperaturas, durante o dia, são bem altas e à noite, ficam na média dos vinte graus Celsius. No inverno, a temperatura ao dia dificilmente ultrapassa os 25°C e, à noite, está quase sempre abaixo dos 18ºC, chegando, em raras ocasiões, a pouco mais de 10ºC.

Em pontos como a Rampa do Pepê, por exemplo, localizada a uma altitude de 1.200 metros, com um desnível à frente de mais de 590 metros, a temperatura, durante a madrugada dos meses mais frios, pode, em algumas raras ocasiões, chegar a menos de dez graus Celsius.

DO BLOG DE MAGNO MARTINS.

ANIVERSARIANTE DO DIA

Hoje é o aniversário de um grande amigo e colaborador, MIRINDA, que está se restabelecendo de um problema de saúde. Nossa homenagem e o desejo de pleno restabelecimento.

FESTA DO SANTO PADROEIRO DA COMUNIDADE DO OITI EM TAQUARITINGA DO NORTE

DOMINGO PASSADO DIA 26 DE OUTUBRO,  FOI REALIZADA A FESTA DO PADROEIRO DA COMUNIDADE DE OITI, MUNICÍPIO DE TAQUARITINGA DO NORTE, COM ORGANIZAÇÃO DO LÍDER BILA LAGE, ENCERRAMENTO FOI PRESIDIDO PELO PADRE ROQUE DA PARÓQUIA DE TORITAMA, FIÉS DA IGREJA CATÓLICA COMPARECERAM E PARTICIPARAM COM GRANDE NÚMERO DE PESSOAS DAQUELA COMUNIDADE. MESMO SENDO DIA DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS, SEGUNDO TURNO, MUITOS FORAM PRESTIGIAR O PADROEIRO SANTO ANTONIO DE SANTANA GALVÃO (O FREI GALVÃO). PRESENTE TAMBÉM JÂNIO ARRUDA E BORGES!