segunda-feira, 30 de junho de 2014

CNBB LANÇA DOCUMENTO SOBRE AS ELEIÇÕES DE 2014

 por Inaldo Sampaio


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil acaba de lançar um documento orientando a comunidade católica sobre as eleições de outubro próximo.

Intitulado “Pensando o Brasil – Desafios diante das eleições de 2014”, o documento foi aprovado na conferência geral dos bispos que se realizou em maio deste ano.

O documento é composto por 29 itens e num deles a Igreja aponta o financiamento privado das campanhas eleitorais como principal fonte de corrupção.

Por isso, a orientação que Ela dá aos cristãos é no sentido de examinar o currículo dos candidatos e quem os está financiando.

“Não é raro que o candidato eleito já chegue ao poder refém de negociatas que o levam a agir apenas em consonância com os interesses de quem o financiou”, diz o documento da CNBB, entidade que é presidida pelo cardeal arcebispo de Aparecida Dom Raimundo Damasceno, que recentemente se encontrou com os dois candidatos a presidente da oposição – Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB).

PR LANÇA GAROTINHO PARA DISPUTAR O GOVERNO DO RIO

 por Inaldo Sampaio


O Partido da República (PR) fez ontem sua convenção regional no Rio de Janeiro para oficializar a candidatura do deputado Anthony Garotinho ao governo estadual.

O senador da chapa será o também deputado federal Hugo Leal (PROS-RJ).

Para quem não lembra, Garotinho foi o candidato do PSB a presidente da República em 2002, a convite do então dirigente nacional do partido, Miguel Arraes, e obteve 15 milhões de votos.

Já o PRB do Rio oficializou a candidatura ao governo estadual do senador e ex-ministro da Pesca Marcelo Crivella.

O ministro de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, esteve presente à convenção representando a presidente Dilma Rousseff (PT).

Dilma passa a contar no Rio com o apoio dos candidatos a governador Garotinho (PR), Crivella (PRB), Luiz Fernando Pezão (PMDB) e Lindberg Farias (PT).

PSDB LANÇA TASSO




Estadão Conteúdo.

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, anunciou, nesta segunda-feira (30), durante encontro realizado em Brasília, que o empresário Tasso Jereissati vai concorrer ao Senado Federal pelo Ceará. Ex-presidente do PSDB e ex-governador do Ceará, Tasso era um dos nomes cotados para ser vice de Aécio, que acabou optando pelo senador paulista Aloysio Nunes Ferreira (PSDB).

Questionado se vai subir no palanque do líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, que concorrerá ao governo cearense, Aécio desconversou. "O meu palanque é Tasso Jereissati. Com a dinâmica da campanha, nós vamos saber qual caminho seguir", afirmou.

Coordenação - Aécio Neves convidou o senador Agripino Maia (DEM-RN) para ser o coordenador de sua campanha presidencial. Com o convite ao Democratas, que na última eleição indicou a vice na chapa do então candidato do PSDB ao Planalto, José Serra, Aécio assegura a participação da legenda na coligação.

ALOYSIO NUNES É ESCOLHIDO COMO VICE DE AÉCIO NEVES



O Globo.

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) foi oficializado nesta segunda-feira (30) como candidato à vice na chapa liderada por Aécio Neves (PSDB) na disputa ao Palácio do Planalto. Aécio se reuniu logo cedo com a executiva nacional do partido para convalidar as chapas estaduais.

“Hoje tenho a alegria enorme de anunciar o senador Aloysio Nunes como meu companheiro de chapa. É uma homenagem à coerência, algo que está em falta na política”, disse o presidenciável ao anunciar a escolha do vice.

De acordo com o senador mineiro, a escolha do parlamentar paulista foi 'politicamente acertada'. “Aloysio é um homem honrado, competente e que honra a política brasileira”, disse Aécio.

Aloysio, em seguida, afirmou que continua bastante emocionado por esse momento de sua vida política.

Para compensar o Nordeste, que poderia disputar a vice-presidência representado pelo cearense Tasso Jereissati, o PSDB vai colocar como coordenador-geral da campanha o presidente do DEM, senador José Agripino Maia, do Rio Grande do Norte, reservando aos democratas lugar especial na aliança.

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) minimizou o fato de o PSDB ter optado por uma chapa puro-sangue e ressaltou a necessidade de reforçar o maior colégio eleitoral tucano no país, São Paulo.

“Não creio que a questão seja geográfica. A construção de uma chapa deve levar em conta conceitos e imagens. Temos experiência de vice de outras regiões como do Nordeste que não produziram votos. O reforço tem de ser onde tem mais potencial de votos. A escolha não está equivocada”, disse o paranaense.

SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE - E O FEDERAL.... QUEM É?






Jorge Corte Real será candidato a federal de José Augusto Maia
Vivendo mais um momento decisivo de sua vida política, José Augusto Maia (PROS), sairá candidato a estadual ou lançará seu filho Tallys Maia, mas quando o assunto é o novo federal, o nome de Jorge Corte Real (PTB) é dado como certo pela proximidade com Armando Monteiro e com o próprio Zé Augusto Maia.
As informações dão conta que quando voltar do Recife hoje, o deputado santacruzense marcará pronunciamento para amanhã ou quarta feira, em coletiva com a imprensa local.
Jorge Corte Real é um dos principais nomes do grupo de Armando Monteiro ao lado de José Chaves.
Foto Marcondes Moreno

DO BLOG SULANCA NEWS

JAMES RODRÍGUEZ: DE COADJUVANTE A CANDIDATO A CRAQUE DA COPA DE 2014

Enviado por Ricardo Noblat -


 
Allan Caldas, O Globo

A habilidade típica do futebol sul-americano aliada à competitividade forjada nos gramados argentinos, logo no início da carreira, e à disciplina tática adquirida na Europa, onde joga desde 2010, ajudam a moldar o estilo do jogador mais badalado da Copa do Mundo de 2014 até agora. Artilheiro isolado com cinco gols, tendo marcado nos quatro jogos disputados, sendo um deles considerado o mais bonito do torneio, e uma categoria que honra a camisa 10 que veste, o colombiano James Rodríguez se tornou, principalmente após o show nos 2 a 0 sobre o Uruguai, candidato real à craque do Mundial.

E, obviamente, principal preocupação da seleção brasileira para o jogo de sexta-feira contra a Colômbia, no Castelão, pelas quartas de final.

- Da Colômbia, ele traz o talento inato. Na Argentina, ganhou personalidade, aprendeu a suportar golpes, usar o corpo, saber a hora de driblar, de chutar. E a Europa lhe deu a disciplina e o profissionalismo. Esta é a trinca que forma o seu futebol - opina o ex-treinador argentino Gustavo Alfaro, hoje comentarista de TV na Colômbia.



Camisa 10 da Colômbia, James Rodríguez é o artilheiro da Copa 2014, com cinco gols - Foto: Marcelo Carnaval

FRASE DO DIA

Infelizmente, a vitória para eles não significou apenas uma oportunidade de exercer um projeto de poder, mas a possibilidade de ascensão econômica. 

Aécio Neves, candidato do PSDB a presidente da República, criticando o PT

CHARGE DO DIA

Enviado por Ricardo Noblat -

A charge de Chico Caruso

CONVENÇÃO DO PTB REÚNE MAIS DE 20 MIL PESSOAS

por Inaldo Sampaio


Cerca de 25 mil pessoas, segundo cálculo dos organizadores, participaram neste domingo, em Caruaru, da convenção da coligação “Pernambuco Vai mais longe” que homologou as candidaturas do senador Armando Monteiro (PTB) para o Governo do Estado e do deputado federal João Paulo (PT) para senador.

Os convencionais aprovaram também a aliança com o PDT que indicou o deputado federal Paulo Rubem Santiago para a vaga de vice.

Ao som de frevo, maracatus, bandas de pífanos e dos jingles da campanha, e sob o espocar de fogos, o encontro teve a presença de lideranças e militantes de todas as legendas aliadas da coligação, além do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi.

Em seu discurso, João Paulo fez um balanço de seus dois mandatos como prefeito do Recife dizendo que deu prioridade aos mais pobres. Além disso, destacou os investimentos feitos em Pernambuco pelos governos de Lula e Dilma Rousseff.

Ao final, disse que o senador Armando Monteiro está totalmente preparado para governar Pernambuco, pois conhece como poucos os problemas do Estado.

Ao discursar na ocasião, Armando Monteiro declarou que sua aliança com o PT de Pernambuco é a mais “densa e coerente” do Estado, dado que a coligação comandada pelo PSB “é um aglomerado disforme e um ajuntamento de interesses com prazo de validade”.

A chegada dos candidatos ao palco da casa de shows Palladium foi embalada por jingles da campanha majoritária.

A convenção assinala também a chegada do primeiro caruaruense ao Senado – Douglas Cintra, suplente do senador Armando Monteiro (PTB) que vai se licenciar por 121 dias a partir do próximo dia 15.

Formado em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE) e principal acionista do Grupo Bonanza, Douglas Cintra é um dos principais coordenadores políticos de Armando Monteiro e João Paulo no Agreste.

DESAFIO DE FELIPÃO

Enviado por Ricardo Noblat -


 
Maurício Fonseca, O Globo

O desgaste físico e emocional foi enorme no jogo contra o Chile, e, neste domingo, os jogadores do Brasil recarregaram as energias com um dia de folga. Nada de bola, nada de Granja Comary. Mas pelo menos uma pessoa da seleção não conseguiu relaxar, mesmo tendo passado o dia ao lado da família. Com um grande problema para resolver, o técnico Felipão não conseguiu se desligar da Copa do Mundo.

Luiz Gustavo, um dos destaques do time e melhor jogador do meio-campo da seleção, recebeu o segundo cartão amarelo e não enfrentará a Colômbia, sexta-feira, em Fortaleza. O treinador brasileiro terá quatro dias para encontrar uma solução.

É quase um consenso nacional que a seleção brasileira está jogando sem a participação efetiva do setor de criação de seu meio-campo. Na maioria das vezes, o time sai jogando com passes longos dos zagueiros Thiago Silva e David Luis, por sinal exímios passadores. É pouco. Se a intenção de Felipão é melhorar a saída de bola e ter mais qualidade no passe, a entrada de Hernanes, com Fernandinho atuando como primeiro volante, seria uma boa solução.

O ex-jogador do São Paulo sabe tocar a bola e tem bom chute de fora da área. Neste caso, o meio-campo seria formado por Fernandinho, Hernanes e Oscar, com Neymar recuando um pouco para participar da criação.



Felipão, durante coletiva - Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo

PETEBISTA QUE NÃO "TRAIU" GOVERNO FICARÁ NO CARGO



O Planalto mapeou os cargos que o PTB tem no segundo escalão, mas decidiu não demitir todos, revela Ilimar Franco, na sua coluna do jornal O Globo. Aqueles ligados à ala pró Dilma no partido serão mantidos, na expectativa de que façam campanha para a presidente em seus Estados.

Lembra o colunista que a reviravolta no PTB, que trocou Dilma (PT) por Aécio (PSDB), não é novidade no partido. Em 2004, no pleito para a prefeitura do Rio, o PTB trocou Cesar Maia (DEM) por Jorge Bittar (PT). O PTB recebeu uma mesada de R$ 4 milhões.

DA COLUNA DE MAGNO MARTINS

Coluna da segunda-feira



Eduardo salva a lavoura

A morna e desanimada convenção do PSB, sábado passado, em Brasília, realizada três horas antes do jogo do Brasil contra o Chile, foi salva pelo discurso do candidato do partido ao Palácio do Planalto, Eduardo Campos.

Enquanto Marina se perdeu, sem conseguir passar a emoção da sua fala em Recife, na convenção de Paulo Câmara, Eduardo mostrou segurança em cima de um pronunciamento duro, onde não faltaram ataques indiretos a Dilma e Aécio.

'Vamos acabar com a política rasteira do medo, da difamação, de que, no nosso governo, vamos acabar com Bolsa Família. Vamos acabar é com a corrupção, com o fisiologismo, com o patrimonialismo. Nosso governo vai manter estabilidade da moeda, o Prouni, o Minha Casa, Minha Vida', disse o candidato do PSB.

Repetindo estratégia que adotou nos últimos meses, Eduardo disparou uma série de críticas à política econômica do governo Dilma. Sob os olhares de militantes e dirigentes do PSB, afirmou que o País vive uma queda na produção industrial e um aumento progressivo da inflação.

Prometeu que, se eleito, irá colocar a inflação no centro da meta e vai acelerar o crescimento da economia. “Vamos inverter a equação. Vamos retomar o crescimento sustentável da economia. Vamos botar a inflação para baixo e o crescimento para cima. Vamos fazer isso retomando a confiança do Brasil no Brasil e a confiança do mundo no Brasil”, declarou.

Além disso, o candidato do PSB prometeu, publicamente, que, se vencer a eleição de outubro, fará a reforma tributária no primeiro ano de governo. Também disse que não aumentará impostos ao longo de um eventual mandato à frente do Palácio do Planalto.

Aproveitando a crise na Petrobras, que motivou a criação de duas CPIs no Congresso Nacional, o ex-governador afirmou que “salvará” a estatal do petróleo e acabará com o que classificou de “crise energética”. De olho nas queixas constantes de prefeitos e governadores, prometeu “consertar a quebradeira' que, de acordo com ele, 'Dilma levou ao pacto federativo brasileiro”.

“Os municípios estão de joelho, mendigando favores”, observou. Aliado a quatro legendas na corrida pelo Planalto, Eduardo afirmou que não aceitará partidos “sanguessuga” ao seu lado. Sem mencionar diretamente o governo Dilma, o candidato do PSB criticou a troca no comando do Ministério dos Transportes para garantir o apoio do PR na eleição de outubro.

“Vamos articular uma governabilidade ficha limpa. Vamos unir as melhores pessoas e partidos que estejam dispostos a somar honestamente forças pelo Brasil. Precisamos e vamos romper a velha política, reforçada nos últimos dias pela dança de ministérios”, prometeu.

“Conosco vai acabar essa história de suga-suga. Tem gente que acha isso bonito. Isso é inaceitável. O povo trabalhador é cumpridor de deveres exige respeito. Vamos desgrudar esses sanguessugas dos cofres públicos”.

LULA NO VÍDEO - Antes dos discursos de Eduardo e Marina na convenção do PSB foi exibido um vídeo institucional destacando a trajetória de Eduardo pelas mãos do avô, o ex-governador Miguel Arraes, além dos 20 milhões de votos de Marina na eleição passada. A peça publicitária enfatizou a gestão de Eduardo em Pernambuco e sua passagem pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, mostrando uma imagem dele ao lado do ex-presidente Lula.

Poste iluminado -
  No momento em que Roberto Freire, na condição de presidente do PPS, discursava na convenção do PSB em Brasília e apontava Dilma como um poste de Lula, a esposa do prefeito Geraldo Júlio, do Recife, Cristina Melo, sapecou da plateia: “Meu marido também era acusado de ser um poste, mas virou um poste que brilha e tem luz”.

Entrar Dudu - Em dia do jogo do Brasil contra o Chile, até o bordão com o xingamento a presidente Dilma ganhou nova versão na convenção do PSB, em Brasília: “Ei, Dilma! Sai para entrar Dudu”. Já o jingle embalado pelos convencionais, em ritmo de samba-rap, puxava o refrão em cima da “coragem para mudar o Brasil, eu vou com Eduardo e Marina”.

A comida de Marina - Em seu discurso, Marina fez a plateia rir quando gracejou dizendo que “a maior crise” da aliança PSB-Rede ocorreu quando um assessor serviu a Eduardo, por engano, o prato com a refeição dela. “Ai ele disse: eu discuto tudo, coloco o que você quiser no programa, mas comer a comida de Marina nunca”. Em tempo, Marina segue uma dieta especial, muito restrita.

Caruaru no Senado -
  A convenção do PTB-PT que homologou, ontem, a candidatura de Armando a governador, no Palladium, em Caruaru, superou as expectativas dos organizadores, teve muita animação e emoção. Serviu ainda para um filho da terra, o empresário Douglas Cintra, suplente de senador, assumir a cadeira no Senado com a licença de Armando por 90 dias.

CURTAS

PALESTRA – O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Ranilson Ramos, fez uma longa explanação no congresso estadual de vereadores em Caruaru, sexta-feira passada, sobre o papel fiscalizador do vereador na aplicação de verbas públicas. Saiu de lá aplaudidíssimo.

LARGADA - Presente à convenção nacional do PSB em Brasília, Paulo Câmara, candidato do partido a governador em Pernambuco, estava emocionado. “Este ato é o começo de uma caminhada importante para o futuro do Brasil. Pernambuco está orgulhoso”, disse.

Perguntar não ofende: Sai hoje, finalmente, o vice de Aécio?

'Não te glories na presença do rei, nem te ponhas no lugar dos grandes'. (Provérbios 25-6)

FOTO DO DIA


Foto do dia: Holanda se classifica para as quartas de final

Foto: AP

O RECIFE BATALHA PELO SEU CÉU

Enviado por Ricardo Noblat -


María Martín, El País

Eram cinco da manhã, de 17 de junho, quando da varanda do seu prédio, no bairro histórico de São José, no Recife, Evelyn Ribeiro, de 35 anos, viu vários ônibus repletos de agentes e a cavalaria da Polícia Militar cercando a sua rua. “Era um efetivo enorme, pensei que fosse alguma comitiva da FIFA, mas logo lembrei do Ocupe Estelita”.

A missão da polícia, com um mandado de reintegração de posse nas mãos, era despejar ocupantes de um terreno vizinho, o Cais José Estelita, onde dezenas de estudantes, professores, arquitetos, artistas e advogados haviam construído um acampamento. As barracas, assim como os shows, festas, aulas, oficinas e assembleias do local, representavam a oposição a um gigantesco e polêmico empreendimento imobiliário.

Após horas de luta, os policiais encurralaram e ‘limparam’ o local que em seguida foi blindado pelas construtoras responsáveis do projeto Novo Recife, um mega-condomínio de 12 torres de 40 andares à beira da Bacia do Pina, questionado judicialmente em cinco processos.



Atividades no acampamento do Ocupe Estelita - Foto: Eric Gomes

HADDAD VIRA "BOLA DE FERRO" DO PT EM SÃO PAULO

Josias de Souza


Eleito em 2012 como último grande feito político de Lula, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, virou uma ‘bola de ferro’ que o PT arrasta em 2014. O partido atribui ao mau desempenho do prefeito parte das dificuldades que enfrenta para empinar Alexandre Padilha e revitalizar Dilma Rousseff no maior colégio eleitoral do país.

Em privado, dirigentes do PT admitem: o azedume do eleitorado do Estado de São Paulo é um principais problemas que a legenda enfrenta na atual temporada eleitoral. Munido de pesquisas internas, o petismo concluiu que a baixa popularidade do prefeito da capital é uma das causas do nariz torcido do eleitor, embora não seja a única.

O Datafolha informa, em nova sondagem, que, na bica de completar em ano e meio de duração, o governo municipal de Fernando Haddad é avaliado como ótimo ou bom por apenas 17% dos paulistanos.

Empurrado às profundezas pelas manifestações de junho de 2013, Haddad não conseguiu mais colocar o nariz acima da linha de impopularidade para tomar ar. Nas pegadas do ronco do meio-fio, ele amargara no Datafolha uma aprovação miúda: 18%. A taxa se repetiu em sondagem de novembro. Agora, oscilou um ponto para baixo.



Convidados a dar uma nota para Haddad, os pesquisados do Datafolha cravaram uma média de 4,8. Quer dizer: se estivesse num banco de escola, o prefeito, ex-ministro da Educação, seria reprovado. Ou ficaria de recuperação. Para 77% dos paulistanos, Haddad entregou menos do que se esperava dele.

De acordo com as sondagens que o PT encomendou para consumo interno, ajuda a compor o cenário adverso um certo mau homor do eleitorado de São Paulo com a deterioração moral da política.

Diferentemente do que sucedera em eleições anteriores, o mensalão não é mais um processo pendente de julgamento. Hoje, o escândalo é um conjunto de sentenças que colocou atrás das grades ex-dirigentes do PT. O partido paga o preço da eterna lealdade aos companheiros presidiários.

Contra esse pano de fundo, Alexandre Padilha, virou um “poste” difícil de ser eletrificado por Lula. Lançado como grande aposta do PT para interromper a hegemonia de duas décadas do tucanato em São Paulo, frequenta as pesquisas como um sub-Skaf. Por ora, é uma derrota esperando para acontecer.

É precária também a situação de Dilma em São Paulo. Nesse pedaço do mapa, informou o Datafolha no início de junho, 83% dos eleitores desejam mudanças no plano federal. Apenas 23% aprovam o governo Dilma. E 46% afirmam que não votariam na reeleição da presidente de jeito nenhum.

Vem daí que, num eventual segundo turno, Dilma perderia em São Paulo tanto para Aécio Neves quanto para Eduardo Campos. O primeiro prevaleceria por 46% a 34%. O segundo, por 43% a 34%. O PT receia que, se não for contida, a erosão de São Paulo termine engolindo a vantagem que Dilma deve ter na região Nordeste.

COM VICE DE SP, AÉCIO ATENUA O "EFEITO EDUALDO"


Josias de Souza



O senador paulista Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB, foi avisado de que será o candidato a vice de Aécio Neves. Com essa escolha, o mineiro Aécio enfia São Paulo dentro de sua chapa, amarra o eterno desafeto José Serra, amigo de Aloysio, e atenua os efeitos do hídrido ‘Edualdo’, mistura de Eduardo Campos com Geraldo Alckmin.

Em convenção realizada neste domingo (29) com a presença de Aécio, o PSDB de São Paulo formalizou a recandidatura de Geraldo Alckmin ao governo do Estado. Como previsto, seu vice será o deputado federal Márcio França, do PSB de Eduardo Campos.

Espécie de Cavalo de Troia de Campos no palanque de Alckmin, Márcio França equipou-se para abrir 40 comitês eleitorais em São Paulo —28 no interior, 12 na capital. Nesses comitês, será estruturada a campanha que convidará o eleitor a votar em ‘Edualdo‘ —Eduardo para presidente e Geraldo para governador.

Com Aloysio de vice, Aécio tenta evitar que os tucanos lhe façam em São Paulo o que ele levou os peemedebistas a fazerem com Dilma Rousseff no Rio, ao firmar com o PMDB de Sérgio Cabral a parceria que deu à luz o Aezão —combinação de Aécio com Pezão.

domingo, 29 de junho de 2014

TAQUARITINGA - VEREADORES PARTICIPAM DO CONGRESSSO DA UVP EM CARUARU


Terminou, neste sábado, o Congresso da UVP realizado em Caruaru, no Teatro Difusora. Durante o encontro os Vereadores que fazem oposição no campo municipal de Taquaritinga, tiveram uma conversa com os componentes da  Chapa Majoritária encabeçada por  Paulo Câmara ao Governo de Pernambuco, todos saíram entusiasmados com a conversa e com as palestras ministrada durante o evento.
FOTOS DE AUTORIA DE BETO SILVA.


Jânion Arruda, Cinthia, Fernando Bezerra Coelho e Demar.

João da Banda, Biu Farias (Presidente da UVP),Cinthia e Jânio.

Fernando B. Coelho, Jânio, Pãulo Câmara e Raul Hanry.

Jânio Arruda e Paulo Câmara.

Jânio Arruda e Biu Farias.

Fernando Bezerra Coelho, Jânio e João da Banda.



O Vereador João da Banda assistindo atentamente as palestras.
 
Vereadores: JOÃO, DEMAR, CINTHIA E JÂNIO.

FRASE DO DIA

Vamos acabar com esse suga suga! Sugam de um lado hoje, para depois sugar do outro lado. E tem gente que acha isso bem bonito! Isso é inaceitável. Vamos acabar com esses sanguessugas dos cofres brasileiros.  

Eduardo Campos, candidato do PSB a presidente da República

CHARGE DO DIA

Sarneyarez!

Josias de Souza




- Charge do Paixão, via ‘Gazeta do Povo’.

CANDIDATO, EDUARDO CRITICA "POLÍTICA RASTEIRA DO MEDO"


: Na convenção que oficializou seu nome como candidato a presidente da República, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos voltou a bater duro no governo e, em linha semelhante a adotada pelo PT, disse que os cidadãos têm de ficar alertas às "chantagens" e criticou "política rasteira", a qual, segundo ele, tenta fazer as pessoas acreditarem que os programas de sucesso do governo seriam extintos; contudo, ele garantiu que, se eleito, manterá o que há de positivo para os brasileiros; "As conquistas do passado serão garantidas no nosso governo. Temos que acabar com essa política rasteira do medo e da difamação".
 
DO PORTAL BRASIL 247

CHEFÃO DA ABRIL: "IMPRENSA PECOU FEIO. É A VIDA"


Jornalista José Roberto Guzzo, membro do conselho editorial da Editora Abril e um dos responsáveis pela linha editorial de Veja, que previu estádios prontos apenas em 2038, reconhece a pisada de bola; "É bobagem tentar esconder ou inventar desculpas: muito melhor dizer logo de cara que a imprensa de alcance nacional pecou de novo, e pecou feio, ao prever durante meses seguidos que a Copa de 2014 ia ser um desastre sem limites. O Brasil, coitado, iria se envergonhar até o fim dos tempos com a exibição mundial da inépcia do governo", diz ele; "deu justamente o contrário", lamenta, antes de um conformado "é a vida"; de fato, a Abril perdeu de goleada ao apostar no mau humor.
 
DO PORTAL BRASIL 247

DEPOIS DE HOMOLOGAR CANDIDATURA, EDUARDO MARINA ASSISTEM JOGO JUNTOS

 Paulo Veras em Eleições,


Foto: reprodução do Facebook de Eduardo Campo

Depois de oficializar a candidatura à Presidência da República, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) e a ex-senadora Marina Silva (Rede/PSB) foram assistir juntos ao jogo entre o Brasil e o Chile nas oitavas de final da Copa do Mundo. O jogo acontece em Belo Horizonte e a homologação da candidatura foi em Brasília.

EDUARDO DA FORNTE REBATE GOVERNADOR DE MINAS QUE QUERIA PP COM AÉCIO NEVES

 por
Foto: Lucio Bernardo Jr/Câmara dos Deputados
Foto: Lucio Bernardo Jr/Câmara dos Deputados
O deputado federal Eduardo da Fonte, que é líder do PP na Câmara Federal, rebateu o atual governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho Júnior, filiado a mesma legenda, que havia classificado como antidemocrática a decisão do partido de apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). A aliança foi anunciada na última quarta-feira (25).
“É interessante ver que na democracia defendida pelo governador de Minas, dois diretórios estaduais valem mais do que 25″, afirmou o pernambucano, em entrevista à coluna Painel, da Folha de S. Paulo. Alberto defendia a adesão do PP à campanha do senador mineiro Aécio Neves (PSDB).

PORTO DE GALINHAS GANHA REFORMA EM ALAMEDA COM NOME DE LUCIANO DO VALLE

  por
Foto: divulgação
Foto: divulgação
Será entregue neste domingo (29), às 18h, a reforma na alameda em Porto de Galinhas que ganhou o nome do jornalista Luciano do Valle, falecido em maio. O prefeito de Ipojuca, Carlos Santana (PSDB), irá fazer a entrega.
No trecho de 200 metros onde fica a Vila do Porto, os paralelepípedos foram removidos e substituídos por tijolos intertravados. A via foi nivelada com a calçada dos estabelecimentos comerciais existentes. As redes de esgoto e de drenagem foram refeitas.
A alamenda ganhou o nome do narrador esportivo, que morou durante três anos na praia, após aprovação da Câmara de Vereadores. Ficou assim denominado o trecho que vai da PE-09 até o shopping Porto Rico. A Rua da Esperança, então, ficou restrita ao trecho que vai do shopping até a praia

EDUARDO CAMPOS É OFICIALIZADO CANDIDATO A PRESIDENTE

Publicado por Gilberto Prazeres
 
Pernambucano ingressa formalmente na disputa pelo comando do País (Foto: Reprodução)

Foi por aclamação que o PSB nacional oficializou há pouco a candidatura presidencial do ex-governador Eduardo Campos. O evento, que está sendo realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, também homologou a postulação a vice da ex-senadora Marina Silva. Dessa forma, a dupla deixa a condição de pré-candidatura para se firmar como opção na disputa pelo Palácio do Planalto. Aos gritos de “Brasil pra frente, Eduardo presidente”, a militância socialista celebrou o passo até aqui mais importante do partido nessa corrida eleitoral.

A formalização se deu simbolicamente pelo erguimento dos crachás dos presentes no salão que abriga o evento. O secretário-geral do PSB, Carlos Siqueira, mestre de cerimônia do ato, pediu que os correligionários aclamassem as postulações de Eduardo e Marina Silva. Pedido que foi atendido prontamente, acompanhado de aplausos e, claro, do single escolhido para marcar essa fase inicial da campanha.

Além do PSB, a coligação que sustenta a postulação do ex-governador pernambucano conta com os partidos PPS, PRP, PHS e PPL. Eles foram representados por seus presidentes nacionais, secretários-gerais e principais lideranças. A Rede Sustentabilidade, que é liderada pela ex-senadora Marina Silva, não conseguiu obter registro partidário e ainda não pode ser considerada uma legenda oficial.

A cerimônia que homologou a candidatura de Eduardo à Presidência da República começou com uma hora de atraso. Marcada inicialmente para as 9h, a convenção só teve início após às 10h e com uma verdadeira comitiva de pernambucanos. O prefeito do Recife, Geraldo Julio, o governador João Lyra Neto e os candidatos ao Governo do Estado, Paulo Câmara, e ao Senado, Fernando Bezerra Coelho, estiveram entre as lideranças do Estado que marcaram presença.

PTB OFICIALIZA NESTE DOMINGO CHAPA DE ARMANDO NETO


Publicado por Gilberto Prazeres


Convenção será realizada no município de Caruaru (Foto: Clemilson Campos)

Por Marcelo Montanini
da Folha de Pernambuco

Como estratégia para fortalecer o palanque no Interior de Pernambuco, a coligação “Pernambuco Vai Mais Longe” realiza, a partir das 8h de hoje, no Palladium, em Caruaru, uma convenção conjunta dos seis partidos que compõem a aliança – PTB, PT, PDT, PRB, PSC e PTdoB. O ato homologará as candidaturas do senador Armando Monteiro Neto (PTB), ao Governo de Pernambuco, e dos deputados federais Paulo Rubem (PDT), a vice-governador, e João Paulo (PT), ao Senado. Alémdos postulantes proporcionais.

Pela primeira vez nos últimos 20 anos, um candidato ao Governo do Estado realiza uma convenção fora da Região Metropolitana do Recife. O evento contará com a presença de todos os presidentes estaduais das legendas aliadas e lideranças dos partidos. Há previsão da presença do presidente nacional do PDT, ex-ministro Carlos Lupi, e do presidente nacional do PT, deputado Rui Falcão.

Apesar de o programa de governo ainda estar em fase de produção, o ato dev emarcar o compromisso, segundo a coordenação de campanha, do desenvolvimento sustentável em Pernambuco, a partir de dois eixos: investimentos na educação e na infraestrutura. A mudança do Recife para Caruaru corrobora também com a ideia de consolidação da interiorização da campanha e, consequentemente, prestigia o suplente do senador, o empresário caruaruense Douglas Cintra (PTB), que substituirá Armando Neto, a partir do dia 15 de julho, que entrará de licença.

Segundo os organizadores, a expectativa é quemais de dez mil militantes de todas as regiões do Estado compareçam ao evento. Além dos maracatus de Nazaré da Mata, haverá a apresentação de violeiros, os mesmos que participaram da plenária da presidente Dilma Rousseff (PT) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Recife – o prefeito de Tabira, Sebastião Dias (PTB), e o vereador de Caruaru, Rogério Menezes (PT).

Nos últimos meses, Armando Neto e João Paulo percorreram todas as regiões do Estado com o projeto Pernambuco 14, a fim de ouvir a popular e levantar propostas para o programa de governo da chapa. Segundo o PTB, mais de 26,3 mil pessoas participaram das plenárias. “A convenção é o coroamento deste processo. Fizemos uma pré-campanha muito feliz e que animou as bases”, destaca o senador. A partir do dia 6 de julho, inaugura-se uma no

VICE DO PSDB SÓ SAIRÁ NO PRÓXIMO DIA 30

por Inaldo Sampaio


O candidato a vice-presidente do PSDB será anunciado na próxima segunda-feira (dia 30) e poderá ser um político do Nordeste, disse o senador Aécio Neves durante passagem por Caruaru na noite de ontem.

“O vice, teremos na segunda-feira (30). Estamos esperando a construção de São Paulo. Existe a alternativa, sim (de ser um político nordestino). Mas, mais importante que o vice ou qualquer questão de gênero (se será homem ou se será mulher) é o que nossa campanha propõe para o Nordeste: contribuir para a melhoria da competitividade dos vários produtos que aqui na região são produzidos, ver medidas do ponto de vista social de maior alcance, ter um governo que planeje”, disse o senador mineiro.

As alternativas com as quais Aécio estaria trabalhando são o senador Aloysio Nunes Ferreira (SP), o ex-senador Tasso Jereissati (CE) e a ministra aposentada do STF Ellen Gracie.

ARMANDO RECEBE A ADESÃO DE 8 DOS 15 VEREADORES DE PESQUEIRA

 por Inaldo Sampaio


O senador e candidato ao Governo do Estado, Armando Monteiro Neto (PTB), recebeu ontem a adesão de 8 dos 15 vereadores de Pesqueira além do cacique Marquinhos Xucuru.

Lá, o prefeito Evandro Chacon (PSB) e os ex-prefeitos João Eudes (PRP) e Cleide Oliveira (PRB) estão apoiando Paulo Câmara (PSB).

Correligionários do senador prometem lotar as dependências do Palladium, em Caruaru, neste domingo (29), para participar da convenção do partido que vai oficializar a candidatura dele ao governo estadual.

A coligação “Pernambuco Vai Mais Longe” será formada pelo PTB, PT, PDT, PSC, PRB e PTdoB.

O vice da chapa será o deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT) e, o candidato a senador, o também deputado federal João Paulo (PT).

Armando vai se licenciar do Senado a partir do próximo dia 15 de julho, por 121 dias, para que seu suplente Douglas Cintra (PTB), que é de Caruaru, possa sentir o gosto de ser senador.

MANIFESTANTAÇÃO CONTRA A COPA NA TIJUCA TERMINA COM 15 PESSOAS DETIDAS


Isabela Bastos, Marco Moreira e Rodrigo Berthone, O Globo

Quinze manifestantes foram detidos por policiais militares na noite deste sábado na Tijuca, Zona Norte da cidade. O grupo participava de um ato contra a realização da Copa do Mundo. Segundo a PM, cerca de 300 pessoas compareceram à passeata, que chegou a fechar, por cerca de 20 minutos, a estação Saens Peña do metrô.

Houve tumulto quando os manifestantes tentavam seguir em direção ao Maracanã, já que, quem usava mochila era revistado pela PM. Manifestantes que recorriam ao uso de máscaras ou que cobriam o rosto com panos eram cercados e obrigados a retirar os acessórios.

Em nota, a PM informou que os detidos jogaram bombas caseiras nos policiais que acompanhavam a movimentação do grupo. Os manifestantes foram levados para a 17ª DP (São Cristóvão) e para a 19ª DP (Tijuca). Eles podem responder por agressão e desobediência.



Tumulto entre manifestantes e policiais em ato contra a Copa na Tijuca - Foto: Domingos Peixoto / O Globo

JULIO CÉSAR SE EMOCIONA: "MEU CICLO NA SELEÇÃO NÃO ACABOU"

Enviado por Ricardo Noblat -


 
Gabriel Cariello, O Globo

Há quatro anos, Julio César pediu uma segunda oportunidade. O goleiro ficou marcado pela derrota para a Holanda, nas quartas de final da última Copa, na África do Sul, por ter falhado no lance do segundo gol de Sneijder.

Contestado pela torcida, mas dono da confiança de Felipão, Julio César chegou à decisão de pênaltis neste sábado, contra o Chile, no Mineirão, com o peso da responsabilidade de ser herói ou vilão do sonho do hexacampeonato. Duas defesas nas primeiras cobranças do Chile decidiram o seu destino, pelo menos até o próximo jogo.

— Quatro anos atrás eu dei uma entrevista muito triste, muito chateado. Eu to repetindo hoje, mas com muita felicidade. Só Deus e a minha família sabem o que eu passei e o que eu passo até hoje, mas o meu ciclo na seleção não acabou. Meus companheiros estão me dando muita força para eu entrar em campo, para estar aqui. Faltam três degraus, e eu espero dar outra entrevista, com o Brasil todo em festa — disse o goleiro, chorando, ainda no gramado.



Julio Cesar fez duas defesas na decisão por pênaltis contra o Chile - Foto: Eduardo Nicolau/Estadão

NEYMAR PREOCUPA FELIPÃO: " VAI SER COMPLICADO BOTÁ-LO NO PRÓXIMO JOGO"


Enviado por Ricardo Noblat -


 
O Globo

Logo aos quatro minutos do primeiro tempo de Brasil x Chile, uma entrada forte de Aránguiz fez Neymar mancar por alguns minutos. A pancada atrapalhou o jogador em alguns momentos, mas não o tirou de campo. O problema é que, passado o calor do jogo, o corpo do camisa 10 pode não aguentar. E isso preocupa o treinador Luiz Felipe Scolari.

— Quando vi o Neymar ali (no intervalo), deu pena. A coxa dele estava gigante. Vamos agir nos próximos três, quatro dias para aliviar o inchaço, porque vai ser complicado botá-lo em campo no próximo jogo — confessou Felipão. — Ele jogou cerca de 75 minutos com uma pancada. E conseguiu jogar porque adora o que faz, tem amor à profissão. Ele tem que ser valorizado pelo esforço grande que fez.



Neymar beija a bola antes da última cobrança de pênalti - Foto: Alexandre Cassiano / O Globo

CONFIRMADO CANDIDATO, CAMPOS PROMETE TIRAR ECONOMIA DO "ATOLEIRO"

Enviado por Ricardo Noblat -


Circe Bonatelli, Daiene Cardoso, O Estado de S. Paulo

O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos foi confirmado neste sábado, 28, o candidato do PSB à Presidência da República, durante convenção do partido. Em seu discurso, ele defendeu a renovação política no País e a recuperação da economia, que, segundo ele, está um "atoleiro". Campos prometeu ainda preservar as conquistas obtidas nos últimos anos. "As conquistas do passado serão garantidas no nosso governo", disse.

"Só um Brasil unido poderá enfrentar o atoleiro em que se meteu a nossa economia. Juros lá no alto, inflação alta, indústria em queda, contas públicas fragilizadas. É um País que não merecemos depois de tanto esforço do povo brasileiro", afirmou Campos, ao lado da ex-ministra Marina Silva, sua candidata a vice, também aclamada durante a convenção.

CAMPOS E MRINA FARÃO CAMPANHA SEPARADAMENTE APÓS A CONVENÇÃO

Josias de Souza



A convenção nacional do PSB marcará o início de um novo ciclo na campanha presidencial do partido. Até aqui, o candidato Eduardo Campos e sua vice Marina Silva fizeram campanha, por assim dizer, de mãos dadas. A partir deste sábado (28), a dupla correrá o país separadamente. A coincidência de agendas passará a ser exceção, não regra. Haverá também ajustes no discurdo do cabeça de chapa.

A decisão de apartar os compromissos foi tomada numa conversa reservada que Campos teve com Marina há dois dias. Concluíram que, separados, além de cobrir um território maior, evitam atritos que marcaram a fase de pré-campanha. Campos fica liberado para assumir parcerias estaduais que a Rede desaprovou. E Marina se desobriga do convívio com personagens que destoam do seu discurso renovador.

Busca-se contornar constrangimentos como o que ocorreu em recente viagem ao interior do Paraná. Campos e Marina cumpriram vários compromissos juntos. Mas a vice se esquivou de participar de um encontro no qual o titular selou o apoio do PSB à reeleição do governador paranaense Beto Richa, do PSDB. O noticiário realçou só a divergência. Algo que seria potencializado com a intensificação da campanha.

Quanto ao discurso, Campos ajustará o conceito de “nova política” à realidade do seu PSB, que não coincide com a filosofia da Rede de Marina. Com jeito, sem desmerecer a política baseada nos bons sentimentos, Campos entoará uma pregação mais pragmática. Deseja apresentar-se como um candidato interessado em mudar as coisas, não em salvar a própria alma das impurezas do meio.

De acordo com relatos de seus operadores, Campos vai escorar sua estratégia em duas linhas de ação. Numa, ele se apresentará como único candidato capaz de bater Dilma Rousseff num eventual segundo turno. Noutra, enfatizará que, eleito, terá condições de unificar o país, aproveitando em seu governo inclusive o que há de melhor nos quadros do PT e do PSDB, duas forças irreconciliáveis.

Ajustam-se a esse figurino coligações como as que o PSB firmou em São Paulo, com o PSDB de Geraldo Alckmin; e no Rio de Janeiro, com o PT de Lindbergh Farias. De resto, o próprio Campos vira um presidenciável menos desconexo. No seu esforço para se ajustar a Marina, vinha se tornando uma caricatura dela. Na nova versão, pretende enaltecer a Rede sem anular a autonomia do PSB.

Nos subterrâneos do PSB ouvem-se muitas críticas a Marina. Diz-se que, sob sua influência, Campos como que se desfigurou. Nessa versão, o candidato teria abdicado de firmar acordos políticos estratégicos, permitindo que o tucano Aécio Neves jogasse sozinho. O exemplo mais mencionado é o do Rio Grande do Sul.

Ali, Marina torceu o nariz para a senadora Ana Amélia, do PP. Favorita em todas as pesquisas na corrida pelo governo gaúcho, ela flertava com Eduardo Campos. Mas, rejeitada sob a alegação de que seria excessivamente simpática à causa do agronegócio, a senadora coligou-se com o PSDB de Aécio.

Porém, mesmo os críticos mais ácidos de Marina enxergam nela uma parceira vital para o êxito do projeto presidencial de Campos. Nas palavras de um dos operadores da campanha do PSB, “não fosse pelo gesto de Marina, o Eduardo talvez nem fosse candidato.” Receava-se que ele cedesse a eventuais apelos de Lula para que adiasse suas pretensões para 2018.

Esse mesmo correligionário de Campos recorda que, há seis meses, ele ainda hesitava em mergulhar na campanha. Só atravessou definitivamente o Rubicão depois que Marina, vendo naufragar o pedido de registro da sua Rede no TSE, ofereceu-se “generosamente” para colocar o seu prestígio a serviço do candidato do PSB. Fez isso num instante em o PPS lhe oferecia legenda para que ela fosse candidata, não vice.

Há uma certa frustração dos partidários de Campos com a fraco desempenho do candidato nas pesquisas. Imaginava-se que a associação com Marina produzisse efeitos imediatos. Mas generalizou-se no PSB a impressão de que a chapa tomará o elevador à medida que a campanha avançar.

Essa percepção é escorada em pesquisas telefônicas feitas semanalmente pelo publicitário argentino Diego Brandy, espécie de guru do candidato. Nessas sondagens, Campos ultrapassa Aécio quando os pesquisados são informados de que Marina é a vice da chapa.

Vem daí o esforço que o PSB diz ter feito para chegar a este sábado, dia da convenção, sem melindrar Marina a ponto de fazê-la desistir da condição de vice. Numa avaliação do tipo custo-benefício, considera-se que houve mais ganhos do que perdas.

Agora, avalia-se que a parceria está madura o bastante para suportar um retorno gradativo de Campos ao velho pragmatismo que o fez governar Pernambuco com uma base de apoio que chegou a dispor de 16 legendas. A ver.


BRASIL ESTEVE A UM TRAVESSÃO DA MORTE NACIONAL


Josias de Souza

Copa do Mundo no Brasil. Que esperar da seleção brasileira? No mínimo, o máximo. E o que se vê até aqui? Bem, o time vem jogando algo muito parecido com o futebol. Só que mais feio. E o país fica se perguntando: quando, afinal, aquela equipe que brilhou na Copa das Confederações vai entrar em campo?

A coisa anda estranha desde o começo. O triunfo magro sobre a Croácia. O placar virgem contra o México. O básico convertido em apoteose contra Camarões… Todos esses avisos reclamavam uma reação no primeiro jogo da fase em que só há duas alternativas: matar ou morrer.

Pois bem. Em vez de uma resposta, sobreveio o inaceitável. No primeiro tempo, um erro banal presenteou o Chile com o empate. No segundo, registrou-se no lado do campo reservado ao Brasil um apagão. As arquibancadas do Mineirão testemunharam cenas deploráveis. Os rivais chilenos, apenas razoáveis, ditaram o ritmo aos donos da casa. A apatia flertava com o suicídio.

Eis a verdade: existe uma caveira de burro enterrada no meio-campo do Brasil. Fernandinho, que seria a correção de Paulinho, teve desempenho fraquinho. Entrou Ramíres. E nada. De duas, uma: ou é maldição ou aquela sequência de chutões erráticos é o resultado da falta de jogador.

Em respeito aos fatos, é preciso reconhecer que havia 23 jogadores em campo. Seria uma injustiça não incluir o árbitro. Ele foi o principal marcador de Hulk. Deixou de marcar um pênalti cometido contra ele. E, não satisfeito, desmarcou-lhe um gol. Mas um selecionado que se preza não pode depender só da honestidade dos árbitros.

No intervalo que antecedeu a prorrogação, alguns jogadores, mãos postas, apelaram para Deus. Como se o Altíssimo se interessasse por futebol. Melhor excluí-lo do time. Poucas vezes houve uma seleção tão sem Deus quanto essa do Brasil. Prova-o o desperdício de dois pênaltis numa série de cinco.

Para quem esperava cultuar Neymar, deve ser exasperante perceber que o goleiro virou heroi da resistência. Diz-se que Júlio Cesar, autor de duas defesas redentoras, foi o grande nome do jogo. Erro. Houve outro personagem bem mais decisivo: o travessão! Foi o travessão quem impediu, a dois minutos do apito final, que um gol do chileno Pinilla decretasse a morte nacional. Não fosse pelo travessão, o Brasil teria saído do Mineirão de rabecão.

Vem aí a Colômbia. Seria um adversário banal. Mas virou um gigante insuspeitado. Depois deste sábado, alguns patrícios cultivarão um terror reverencial pelos colombianos. Até o dia do jogo, os brasileiros se encontrarão e, antes do ‘bom dia’, antes do ‘tudo bem?’, virá a pergunta: viste o James Rodriguez? Shhhhh…, fala baixo. Não assusta as crianças!

AÉCIO CUMPRE O RITUAL "NORDESTINO-GASTRONÔMICO"

Josias de Souza


Uma das graças das campanhas eleitorais é acompanhar as aventuras gastronômicas e as adaptações no figurino dos candidatos. As melhores cenas virão depois da Copa. Mas Aécio Neves ofereceu na noite de sexta-feira uma ideia do que está por vir. Ele foi a duas das mais tradicionais festas de São João do Nordeste, nas cidades de Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco.

Ciceroneado por correligionários locais, o presidenciável tucano entregou-se a um ritual que já se tornou clássico. Mantendo a tradição inaugurada no PSDB por Fernando Henrique Cardoso, Aécio enfiou no cocuruto um chapéu de couro típico dos vaqueiros sertanejos. E, ao lado do senador Cássio Cunha Lima, seu candidato ao governo da Paraíba, deglutiu briosamente uma especialidade da culinária nordestina: a carne de sol.

Aécio não chegou a igualar FHC. Mas, até outubro, terá quatro meses para continuar tentando. Na sua primeira cruzada presidencial, no ano de 1994, sob patrulhamento dos aliados do pefelê (atual DEM), FHC protagonizou o célebre episódio da buchada de bode. Foi submetido à iguaria no distrito de Pau Ferro, município pernambucano de Petrolina. Digeriu-a com destemor.

Depois, questionado por repórteres sobre os novos hábitos, FHC reagiu como se as tripas de bode o acompanhassem desde a mamadeira: “Eu gosto muito de buchada. É uma delícia.” Tentou construir um elo entre o mundo do PFL e o seu. Disse que, em Paris, a buchada é um prato chique. Referia-se, conforme esclareceria mais tarde, a uma receita chamada ‘tripe à la mode de Caen’, igualmente feita à base de tripas.

Noutra incursão pelo Nordeste, dessa vez na cidade alagoana de Delmiro Gouveia, FHC permitiu-se escalar uma montaria com a cabeça adornada pelo chapéu de vaqueiro. “Era um cavalo”, apressou-se em esclarecer o então candidato, depois que o noticiário informara que ele se exibira no dorso de um jegue. FHC prevaleceria sobre Lula um par de vezes, no primeiro turno. Mas alcançou o feito porque cavalgava o Plano Real, não um quadrúpede.

Desde então, o Nordeste converteu-se numa espécie de Waterloo do tucanato. Os grotões que antes eram dominados pelo ex-PFL foram gradativamente conquistados pelo PT. A legenda avançou sobre o voto do nordestino pobre junto com a progressão do Bolsa Família. Consolidou o território grudando no PSDB a pecha de legenda demofóbica.

José Serra e Geraldo Alckmin, os tucanos que disputaram a Presidência antes de Aécio, também se renderam ao binômio chapéu de couro-comida típica. Mas isso não impediu que fossem surrados nas urnas do Nordeste. Em privado, Aécio diz não ter a pretensão de bater Dilma Rousseff nos Estados nordetinos. Mas avalia que o desempenho da antagonista do PT será menos exuberante na região.

Primeiro porque o ex-governador pernambucano Eduardo Campos, presidenciável do PSB, roubará de Dilma votos que hoje lhe são cativos no Nordeste. Segundo porque a popularidade da presidente petista sofre uma erosão também nesse pedaço do mapa do Brasil.

De acordo com o último Datafolha, divulgado em 6 de junho, a queda de Dilma de fato foi mais acentuada nas regiões Norte —de 53% para 44%— e Nordeste —de 54% para 48%. Nessa sondagem, Aécio amealhou 11% no Nordeste. Estava tecnicamente empatado com Campos, que colecionou 10% das intenções de voto.

Aécio imagina que, escorado em resultados mais vistosos que espera obter noutras regiões, especialmente no Sudeste e no Sul, chegará ao segundo turno. Entrega-se à inescapável tática eleitoral de tentar aproximar do gosto popular sua refinada figura e seu estômago exigente para preservar espaços já conquistados e, com sorte, beliscar parte dos votos que saltam do cesto de Dilma no Nordeste.

O tucanato só precisa cuidar para que Aécio não repita um vexame vivido pelo ex-presidente americano Gerald Ford. Numa de suas viagens ao Texas, Ford resolveu fazer média com a população local, provando um bolinho de origem mexicana chamado tamal. É feito de carne e milho e servido enrolado em palha de milho. Ford mordeu o bolo sem remover a palha. Algo que equivale a dar uma dentada numa pamonha com casca e tudo. Melhor não ultrapassar os limites da buchada de bode.