sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

ANDRÉ DE PAULA NO PALÁCIO

Na tarde desta quinta-feira, 27, estive no Palácio do Campo das Princesas, participando de uma audiência com o governador Eduardo Campos (PSB), com o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), e com o amigo Osorinho Filho (PSB) - candidato a prefeito que apoiamos nas eleições passadas na cidade da Pedra. Ainda no Palácio, tive a satisfação de rever o amigo e futuro vice-governador de Pernambuco, Raul Henry (PMDB).


VINÍCIUS LABANCA DEPUTADO ESTADUAL




Vinícios Labanca /DO BLOG DE JUNIOR ALBUQUERQUE



















POR MAGNO MARTINS


Coluna da sexta-feira



Oposição ressurge da base

A política é por si só muito dinâmica. Quem diria que a oposição ressurgisse em Pernambuco pelas mãos dos dois senadores eleitos em 2010 na chapa de Eduardo!

Quem diria, igualmente, que o próprio Eduardo, que fez juras de amor a Dilma, se insurgisse contra sua reeleição como um dos principais adversários dela!

Em política, os fatos, entretanto, se explicam. No caso dos senadores Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro (PTB), este candidato a governador, são protagonistas do campo adversário porque a oposição não tinha mesmo de onde ressurgir se não dentro da própria base de Eduardo.

Em dois mandatos, Eduardo agregou em torno do seu Governo a maior aliança que se tem história em Pernambuco. Restaram apenas uns gatos pingados na Assembleia Legislativa, alguns deles disfarçados, porque na prática votaram muitas vezes com o Governo.

Pernambuco passou por este processo turbulento e confuso porque quem deveria agregar as oposições, em função da fragorosa derrota que sofreu, também aderiu à base governista.

Refiro-me ao senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), que teria este papel pela frente, ou seja, de juntar os cacos da oposição para a vigilância necessária ao Governo. Mas não o fez.

Quanto a Armando e Humberto, o primeiro esperava o apoio do governador para embalar o seu projeto de disputar o Governo do Estado, mas em nenhum momento ocorreu qualquer sinal positivo.

Já Humberto, derrotado pelo PSB na corrida pela Prefeitura do Recife em 2012, não tinha outro caminho, até porque, no plano nacional, o PSB se apresenta, hoje, como um dos principais partidos de oposição ao Governo Dilma.

A política não tem razões que a própria razão desconhece.

ANTECIPAÇÃO– Em função da crise municipal, poucas prefeituras conseguiram antecipar o pagamento da folha para os servidores curtirem o Carnaval numa boa. Em Afogados da Ingazeira, o prefeito José Patriota (PSB) iniciou o pagamento, ontem, contemplando 1,5 mil funcionários. O comércio gostou, porque foi injetado na economia mais de R$ 2 milhões.

Risco de intervenção–
  O presidente estadual do PDT, José Queiroz, que prepare o lombo. A orientação do comando nacional da legenda é pelo apoio à candidatura do senador Armando Monteiro (PTB) a governador. Se Queiroz insistir pelo alinhamento ao candidato do PSB, Paulo Câmara, o diretório pode sofrer intervenção.

Sem pressão– Em entrevista ao Frente a Frente ontem, o senador Humberto Costa disse que, embora já esteja convencido e trabalhando pela aliança do PT com Armando, candidato a governador, vai aguardar pelo prazo dado pelo diretório estadual para formalizar o entendimento. “O ideal seria antecipar, mas vamos passar por cima do calendário”, afirmou.

Rubem na vice- Se o PDT vier de fato para a coligação de Armando ganha o direito de indicar o candidato à vice. Hoje, o nome que mais agrega é o do deputado Paulo Rubem, que já teria sido sondado pelo comando nacional da legenda. Rubem é um político de perfil urbano e com certeza se encaixaria muito bem à estratégia delineada por Armando.

Estradas-
  O secretário de Infraestrutura, João Bosco, está com um agendão de estradas prontas para o governador inaugurar antes do seu afastamento do poder, em abril. Começa dia 11 com o acesso a Buenos Aires. Mas tem também a PE-320, que liga São José do Egito a Serra Talhada; a PE-369, de Ibimirim a Floresta e a PE-123, de Catende a Belém de Maria.

FRASE DO DIA

O Brasil não precisa trocar de ministro. Precisa trocar de governo. 

Eduardo Campos, governador de Pernambuco

CHARGE DO DIA

HARMONIA
Nani














LUTO PELO FALECIMENTO DO AMIGO EMANOEL GLICÉRIO!

Lamento a perda do amigo Emanoel e associo-me ao sentimento de tristeza de familiares e amigo desse grande homem da comunicação do Agreste Pernambucano.

Jânio Arruda.


Paulo Pereira Morus:


Muito triste... Uma grande perda, só quem o conheceu sabe o quão inteligente e humano ele era. Que Deus lhe ilumine nesse novo caminho, sentiremos saudades verdadeiras de um amigo especial que deixou grandes lembranças em forma de humildade. Que a Paz esteja com nosso eterno amigo Emanoel Glicério!

LUTO: AOS 34 ANOS, MORRE O BLOGUEIRO EMANOEL GLICÉRIO


____________________________
Faleceu na noite desta quinta-feira (27), o jornalista e blogueiro Emanoel Glicério, 34 anos de idade. Vítima de infecção generalizada decorrentes de outras doenças.


História
Emanoel nasceu em 27 de maio de 1979 em Santa Cruz do Capibaribe.


Concluiu o ensino médio na escola Padre Zuzinha em 1998.


Iniciou a graduação de jornalismo em 2002, porém não chegou a concluir o curso pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Atuou em diversas mídias impressas em Santa Cruz do Capibaribe como a Revista “A Capital” e o Jornal “Correio Universitário”, ambos formados por estudantes de jornalismo na época.


Emanoel Glicério trabalhou também como radialista e comentarista político em diversas emissoras de rádios da região, entre elas as rádios Santa Cruz FM, Comunidade FM, IGM FM e atualmente fazia parte do corpo de debatedores do Programa Rádio Debate na Polo FM, comandando pelo radialista e blogueiro Ney Lima, com a participação de Romenyck Stifen, Magno Marthins e Inaldo Sampaio. Também atuava como apresentador e comentarista do programa Vale Tudo da Vale AM, ao lado de Hildo Teixeira e Egídio Amorim.


Tornou-se conhecido na imprensa local através do seu blog “Diário da Sulanca”, lançado no final do ano de 2007 e tido como um dos primeiros na Capital da Moda a ter conteúdos voltados especialmente para a política de Santa Cruz do Capibaribe e região.


Tinha interesse pela política desde a infância no qual já leu diversos livros sobre o assunto e sempre debatia politica em todas as conversas.


Tendo uma carreira consolidada na imprensa local, Emanoel conquistou respeito por políticos de todas alas de Santa Cruz do Capibaribe e região.


(Informações do blog de Ney Lima)


Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito...
A equipe do blog PEmais lamenta profundamente a perda do grande profissional, jornalista, blogueiro e amigo que foi Emanoel Glicério, o popular "Mané do blog" como costumou-se chamar. Que a paz esteja com ele na presença de Deus e o ilumine para sempre. Emanoel deixará muitas saudades por sua simplicidade e integridade. Perdemos um grande ser humano.


Paulo Pereira, Eddy Oliveira e equipe, do PEmais.

CARNAVAL: GALO GIGANTE JÁ EMPERA NA PONTE DUARTE COELHO À ESPERA DOS FOLIÕES

Estrutura de 27 metros foi montada na ponte em cerca de 17 horas


Foto: Michele Souza/JC Imagem


O Galo Maestro, grande atração do Carnaval do Recife, subiu na Ponte Duarte Coelho por volta das 17h30, desta quinta-feira (27), no Centro do Recife. A estrutura gigante começou a ser montada na noite de quarta-feira (26). O artista plástico responsável pelo símbolo do Galo da Madrugada é Sávio Araújo.


Uma equipe de 30 pessoas confeccionou e armou a alegoria, que tem 27 metros de altura e pesa três toneladas. A escultura deste ano homenageia o movimento armorial, pois Ariano Suassuna é o homenageado do bloco e Antonio Nóbrega, do Carnaval do Recife.


De acordo com Sávio Araújo, o Galo representa um Dom Quixote, que seria um palhaço armorial. “Este ano, o Galo tem dois adereços a mais: a sobrinha de frevo sobre a asa, representando um escudo, e a rabeca e o arco que se transformam numa lança", disse o artista.


O Galo é feito em fibra de coco e emborrachado EVA. A Ponte Duarte Coelho fica interditada para o trânsito de veículos durante o Carnaval.


do JC On Line/ VIA PEmais.

POR 6 A 5, SUPREMO ABSORVE DO CRIME DE QUADRILHA DIRCEU, GENOÍNO E MAIS 6


Ao julgar recursos, maioria entendeu que não houve formação de quadrilha.
Absolvição não muda outras condenações pelas quais réus cumprem pena.




Ministros do STF durante a sessão que votou os embargos infringentes do crime de formação quadrilha (Foto: Nelson Júnior / STF)


O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (27), por seis votos a cinco, absolver do crime de formação de quadrilha o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-presidente do PT José Genoino e outros cinco condenados no processo do mensalão do PT, entre eles ex-dirigentes do Banco Rural e o grupo de Marcos Valério.
A decisão foi tomada no julgamento dos recursos chamados "embargos infringentes", apresentados pelos oito condenados, que o Supremo começou a analisar na semana passada e conclui nesta quinta.


A apreciação dos recursos por formação de quadrilha não altera as condenações dos réus do mensalão pelos demais crimes.


Os seis ministros que votaram pela absolvição (Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Teori Zavascki) entenderam que não ficou configurada a quadrilha. Segundo a interpretação desses ministros, apesar de os oito terem cometido crimes conjuntamente, não formaram uma associação criminosa com o objetivo específico de cometer crimes.


Cinco ministros (Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Joaquim Barbosa) defenderam que houve a formação de uma quadrilha para desviar recursos públicos e fraudar empréstimos com a finalidade de pagar propina a parlamentares que apoiassem o governo federal nos primeiros anos da gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar de votar pela manutenção das condenações, Marco Aurélio Mello ressalvou que era necessário reduzir as penas.


Como ficam as penas
Presos em novembro do ano passado por outros crimes dos quais não tinham mais possibilidade de recorrer, os oito condenados não tinham começado a cumprir a punição por formação de quadrilha – à espera do resultado dos recursos.


Se a decisão sobre o recurso não fosse favorável a eles, Dirceu e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares migrariam para o regime fechado porque as penas aumentariam. Absolvidos pelo crime de quadrilha, permanecem no regime semiaberto, pelo qual é possível pedir para deixar o presídio durante o dia para trabalhar. Delúbio Soares já tem um emprego na Central Única de Trabalhadores (CUT). Dirceu aguarda autorização judicial de trabalho externo.


A situação de José Genoino, ex-presidente do PT, que atualmente se encontra em prisão domiciliar por motivo de saúde, não se alteraria. Qualquer que fosse o resultado do julgamento, ele permaneceria no semiaberto.


Os ex-dirigentes do Banco Rural José Roberto Salgado e Kátia Rabello, o "operador" do mensalão Marcos Valério e os ex-sócios dele Ramon Hollerbach e Cristiano Paz permanecem no regime fechado mesmo com a decisão do Supremo de absolvê-los por formação de quadrilha.


Pela absolvição
Ao votar na manhã desta quinta, Rosa Weber afirmou que mantinha a posição adotada durante o julgamento em 2012, de que os réus cometeram delitos juntos, mas não se associaram com o objetivo específico de cometer crimes, de forma contínua e prolongada. “Eu reconheci que os corréus praticaram juntos delitos. O ponto central da minha divergência é conceitual. Não basta para a configuração desse delito que mais de três pessoas pratiquem delitos. É necessário que esta união se faça para a específica prática de crimes”, disse.


Assim como Barroso, que também não tinha participado do julgamento em 2012, o ministro Teori Zavaski entendeu nesta quinta que as penas fixadas para o delito ficaram muito elevadas e, caso diminuídas para o patamar correto, estariam prescritas.


Para Zavascki e Barroso, os acusados não poderiam mais ser punidos por este crime. Diante disso, os dois ministros decidiram aceitar os recursos dos oito réus para eles ficarem livres da acusação. "A pena-base foi estabelecida com notória exacerbação", defendeu Zavascki.


Na quarta, o voto de Barroso que já indicava as absolvições, irritou o presidente do Supremo, ministro Joaquim Barbosa. Ele afirmou que os crimes cometidos no episódio foram "graves" e criticou o colega, dizendo que o voto foi um "discurso político".


Os ministros Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli votaram pelas absolvições, mas não apresentaração argumentação ao plenário.


Pela condenação
O ministro Gilmar Mendes defendeu que ficou comprovada a formação de quadrilha no caso do mensalão do PT. "Os autos revelam que houve, sim, uma realidade autônoma, realidade própria fruto dessa espúria aliança", disse. Mendes também ironizou a posição dos colegas que consideraram a pena muito alta. Ele comparou o caso com o do ex-deputado federal Natan Donadon (sem partido-RO), condenado a 13 anos e 4 meses por formação de quadrilha e peculato. "Se considerarmos os paradigmas, teríamos que dar habeas corpus a Natan Donadon para ser julgado em algum juizado de pequenas causas", disse.


Marco Aurélio Mello destacou que, quando condenou o grupo por formação de quadrilha, se baseou em provas e elementos concretos apresentados pelo Ministério Público. "Nosso pronunciamento se fez a partir da prova. E da prova a meu ver contundente quanto à existência, não de uma simples coautoria, mas quanto à existência do crime de quadrilha”, disse. Apesar de votar para manter as condenações, ele atendeu parcialmente os pedidos dos condenados para reduzir as penas.


Celso de Mello chamou os oito réus de "meros e ordinários criminosos comuns" e classificou de "leniência" a decisão de absolvê-los por formação de quadrilha.


"Tal organização visceralmente criminosa em seu aparato funcional não pode ser lenientemente qualificada por expressão menor de simples concurso de delinquentes. Tem que se designada como quadrilha composta por pessoas comprometidas ao longo de extenso período de tempo com práticas criminosas, que merecem a repulsa do ordenamento jurídico", afirmou.


Último a votar na sessão da manhã desta quinta, o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, afirmou que o resultado do julgamento dos recursos em relação aos crimes de formação de quadrilha foi decorrência de uma maioria "formada sob medida" para mudar decisões tomadas no julgamento principal, em 2012.


"Temos uma maioria formada sob medida para lançar por terra o trabalho primoroso levado a cabo por esta Corte no segundo semestre de 2012. Isso que acabamos de assistir. Isso que acabamos de assistir. Inventou-se um recurso regimental totalmente à margem da lei com o objetivo específico de anular a reduzir a nada um trabalho que fora feito. Sinto-me autorizado a alertar a nação brasileira de que esse é apenas o primeiro passo. É uma maioria de circunstância que tem todo tempo a seu favor para continuar sua sanha reformadora", afirmou Barbosa ao votar.


Com informações do G1

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

CBN: ANDRÉ DESTACA APROVAÇÃO DO PARTIDO À CHAPA DA FRENTE POPULAR DE PE



"Opção pela candidatura de Paulo foi acertada"

*Alessandra Cavalcanti

Durante entrevista concedida na manhã desta quarta-feira, 26, ao programa CBN Recife (FM 97,1 MHz), o presidente do PSD/PE e vice-presidente da Executiva Nacional, André de Paula, destacou a satisfação do partido acerca da composição da chapa da Frente Popular de Pernambuco, liderada pelo governador Eduardo Campos (PSB) e oficialmente lançada na última segunda-feira, 24.


“A opção pela candidatura de Paulo Câmara foi acertada. O perfil do candidato nos agrada. A inclusão de Raul Henry (PMDB), um parlamentar muito respeitado e experiente, como vice também foi muito bem recebida. O mesmo vale para o candidato ao Senado, Fernando Bezerra Coelho, que é dono de uma longa trajetória de serviços prestados a Pernambuco e reúne todas as condições para ser um grande senador, representando com brilho o nosso Estado”, disse André.


Novamente questionado sobre o apoio a Eduardo Campos e não à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), o presidente do PSD voltou a afirmar que essa é uma questão antiga e bem resolvida. “O partido respeita a posição do diretório de Pernambuco. Essa decisão foi tomada por unanimidade. Há uma aproximação entre PSD e PSB desde a origem do partido”, reforçou.


Apoio oficial do PSD/PE


De Paula acrescentou que o apoio à chapa da Frente Popular de Pernambuco será oficializado em breve pelo PSD estadual. Esse assunto, inclusive, motivou uma reunião ocorrida na tarde da última terça-feira, 25, com a Executiva local do partido.


“Pretendemos fazer em março um encontro com toda base do PSD/PE – prefeitos, vices, vereadores e demais lideranças – em torno da chapa majoritária que vamos apoiar. Acho que é fundamental, nesse período, aproximar, traçar estratégias, envolver, pedir apoio em todos os municípios. Não saímos da reunião com uma data específica, porque alguns encontros importantes também vão ocorrer, a exemplo do encontro do Governo do Estado com os prefeitos, em Gravatá, e outro em Brasília”, explicou.

Questionado acerca das pretensões do PSD, no tocante às eleições proporcionais, para deputado federal e estadual, André ressaltou que o objetivo é levar um nome da legenda à Câmara Federal e três ou quatro para a Assembleia.


“A nossa expectativa é que o partido possa eleger 60 deputados federais. Se isso ocorrer, teremos muita força congressual na próxima legislatura. O meu nome já está à disposição dos pernambucanos, e eu espero estar em Brasília e colaborar com esse esforço, dando também a contribuição do nosso Estado à bancada do partido”, completou.

Ascom PSD/PE
ascompsdpe@uol.com.br

LABANCA DIVULGA NOTA DE APOIO AO CANDIDATO PAULO CÂMARA

por Inaldo Sampaio


O deputado Vinicius Labanca (PSB) divulgou na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, uma nota de apoio à candidatura do secretário da Fazenda, Paulo Câmara, ao Governo do Estado.

Ei-la:

Nada mais gratificante para um político jovem, como eu, do que estar de frente para um projeto novo. Para mim, as indicações de Paulo Câmara para governar nosso Estado, e a de Eduardo Campos para governar o país, me enchem de entusiasmo e inspiração para reconhecer que a partir deles, como exemplo, estamos tomando o rumo da nova política. A que o nosso povo aspira, e tem reclamado do meio das ruas.

Desejo e espero que, com a vitória de Pernambuco, em nível estadual e nacional, seja reeditada a utopia dos anos de esperanças que tivemos com o governador Eduardo Campos porque a nossa história e a nossa geração exigem ausência de hipocrisia e construção de emoções que nos levem a ações positivas para repetirmos as que houveram durante estes últimos sete anos aqui.

Assim é que estou preparado para trabalhar por eles. Vou arregaçar as mangas, gastar sapatos e minhas expectativas, também minha dedicação, porque reconheço que a alma é o aspecto sublime para além do trivial, e que as suas biografias, as determinam como as pessoas certas, competentes, jovens, e conscientes de que razão e fantasia cabem bem, na mesma ação e espaço, quando é para melhorar a qualidade de vida da maioria do nosso povo. – Eles também sabem disto. E eu acredito neles.

FRASE DO DIA

O Brasil precisa de ar novo, sangue novo. Minha geração já passou. Nós já morremos.Fernando Henrique Cardoso

CHARGE DO DIA

Enviado por Ricardo Noblat -

Humor

A charge de Amarildo

POR MAGNO MARTINS

Coluna da quinta-feira



A primeira entrevista

Em sua primeira entrevista, dada ontem ao Frente a Frente, o candidato a governador pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), revelou segurança e abordou todas as questões com muita desenvoltura.

Contou que, na condução do processo de arrecadação na pasta da Fazenda, conseguiu um crescimento anual da ordem de 12% no incremento da receita com o ICMS. Na prática, o Estado arrecadou R$ 1 bilhão a mais a cada ano, tendo só no passado alcançado a marca de R$ 12 bilhões.

Segundo ele, o Governo Eduardo, no ano passado, investiu R$ 3,8 bilhões em obras e projetos, sendo hoje a 10ª economia nacional e a quarta unidade da Federação com o maior volume de investimentos.

Quanto à sua candidatura, Câmara disse que, eleito, dará continuidade à gestão de Eduardo “para fazer muito mais”. Três dias após o anúncio da chapa, formada pelo deputado Raul Henry (PMDB) na vice e o ex-ministro Fernando Bezerra (PSB), postulante ao Senado, Câmara não convidou ninguém para o seu staff de campanha.

Ressaltou que isso será discutido e resolvido após o Carnaval, na próxima semana. Quanto ao rumo que dará nesta fase preliminar da campanha, o pré-candidato do PSB disse que, inicialmente, ouvirá os mais diversos segmentos da sociedade para receber contribuições ao seu programa de governo.

Destacou, também, que percorrerá todas as regiões do Estado, ao lado do governador e dos seus companheiros de chapa, para agregar contribuições das lideranças da Zona da Mata, do Agreste e Sertão às diretrizes básicas de governo.

Câmara adotou para si o slogan nacional de Eduardo, de que é possível fazer mais, afirmando, ao longo da sua entrevista, que fará muito mais em favor do Estado, seguindo o mesmo rumo adotado pelo atual governo, que, segundo ele, deu um a forte contribuição para inserir o Estado numa esfera destacada no plano nacional. O candidato só deixa a função de secretário na próxima semana, quando passará a despachar num escritório improvisado até as convenções, em junho.

PSB COMPRA BRIGA, REBATE E ATACA SÍLVIO COSTA

JB PRECISA SAIR PARA QUE O STF RESTAURE A DIGNIDADE

  Na sessão de ontem, mais uma vez, Joaquim Barbosa ultrapassou todos os limites da civilidade, o que já não chega a surpreender; com convites para entrar na carreira política e pronto para deixar a corte, ele interrompeu duas vezes o voto do ministro Luís Roberto Barroso; "Fazer discurso político é muito fácil", acusou; no entanto, quem está a um passo de virar político é Barbosa; é ele quem assanha partidos a procurá-lo; também é Barbosa quem figura nas pesquisas como presidenciável; necessidade de brilhar a qualquer custo, mesmo baixando o nível do debate e vilipendiando a instituição, é dele; para o STF saída corresponderá a ganho de qualidade; se é por falta de até logo, adeus.
DO PORTAL BRASIL 247

EX-PREFEITO DE OLINDA "IMPLORA" A JARBAS PARA SER CANDIDATO A DEPUTADO

 por Inaldo Sampaio


O ex-prefeito de Olinda e pré-candidato a deputado federal, José Arnaldo Amaral (PMDB), divulgou nota nesta quarta-feira defendendo que o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) também dispute um mandato parlamentar naquela Casa legislativa.

Leia, abaixo, a íntegra do seu manifesto:

I- O escriba aqui vem mui modestamente defendendo perante personalidades da Frente Popular, inclusive o próprio Jarbas, a seguinte posição. Jarbas Vasconcelos deve, sim, ser candidato a deputado federal, liderando coligação do PMDB, Democratas, Solidariedade, PV, PSD, etc.

II- Essa composição certamente consolidaria a unidade das forças de centro-esquerda e de centro em PE em torno da candidatura do governador Eduardo Campos a presidente da República, isolando, portanto, a possível e surrealista aliança do direitista PTB de Roberto Jefferson com a esquerda bolivariana do PT e et caterva.

III- Por outro lado, a Nova União por Pernambuco assumiria o compromisso de promover a rediscussão sobre a implantação do parlamentarismo no país, único contraponto ao presidencialismo imperial que vitima a todos nós.

A URV VINTE ANOS DEPOIS, POR JOSÉ ANIBAL

Enviado por José Aníbal -


Com o advento da Unidade Real de Valor (URV), em 28 de fevereiro de 1994, o Plano Real entrava em movimento para interromper o ciclo de fracassos na busca pela estabilidade econômica.

Vinte anos depois, o Plano Real fez muito mais: ao reformar o Estado e consolidar as instituições, a nova moeda fortaleceu a democracia e criou as bases para um combate efetivo à pobreza e à desigualdade.

Nos 12 meses anteriores ao Real, a inflação acumulada foi de 5.000%. Os erros anteriores nos ensinaram que a inflação era também inercial, o que exigia desindexar a economia.

Logo, não podiam ser receitados só instrumentos tradicionais, como corte de gastos e alta de juros. O Real nasce assim, do diagnóstico correto e da cuidadosa preparação do terreno.



O primeiro desafio foi o orçamento. Valeu a perspicácia do então ministro Fernando Henrique Cardoso, que viu na ressaca do Congresso após o escândalo dos anões do orçamento a oportunidade política para aprovar medidas impopulares como o corte de gastos e a desvinculação de receitas. Como isso contrariava interesses, dificilmente as medidas passariam em outra circunstância.

Foi preciso ainda renegociar a dívida externa para reabrir as linhas de crédito, bem como estancar a dívida dos estados. Outro passo fundamental foi as privatizações, tanto para o ajuste fiscal quanto para os investimentos na expansão dos serviços públicos. Sem isso, não haveria como derrubar a inflação sem congelamentos, confiscos ou quebra de contratos.

O HORROR DA GUERRA SÍRIA EM UMA FOTO

Enviado por Ricardo Noblat -

Brasil Post

Um mar de rostos famintos e assombrados se aglomeram no campo de refugiados palestinos de Yarmouk, em Damasco (capital da Síria). Na foto, tirada em 31 de janeiro, homens, mulheres e crianças esperam em uma enorme fila com a esperança de receber comida e remédios. Há mais de 18.000 pessoas no campo de Yarmouk, e muitas estão morrendo de fome.

O campo foi construído originalmente em 1948 para abrigar refugiados palestinos que fugiam da guerra entre árabes e israelenses. Desde o começo do conflito sírio, a área virou uma zona de desastre humanitário em meio a confrontos entre forças do governo e rebeldes que impedem a chegada de alimentos e tratamento médico.



Foto: AP

RENAN DIZ QUE INSATISFAÇÃO DA CÂMARA NÃO DEVE CHEGAR AO SENADO


Enviado por Ricardo Noblat -

Juliana Braga, G1

Indagado sobre se a crise entre o Palácio do Planalto e líderes da Câmara poderia se alastrar no parlamento, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL, foto abaixo), afirmou nesta quarta-feira (26) que, na opinião dele, o clima de insatisfação dos deputados não deve chegar aos senadores.

“Eu acredito que não [que o clima de insatisfação da Câmara não deverá se estender para o Senado], porque o Senado tem funcionado no rumo da governabilidade, da estabilidade. Tem cumprido verdadeiramente o seu papel”, disse Renan ao final da cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TST), ministro Antonio José de Barros Levenhagen.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

DUPLICAÇÃO DA BR-104 DEVE SER CONCLUÍDA ATÉ ABRIL

Duplicação da BR-104 deve ser concluída até abril



Ana Rebeca Passos
Especial para o blog

A duplicação da BR-104, que corta os principais trechos urbanos do município de Caruaru, no Agreste do Estado, permanece inacabada. As obras, iniciadas em 2009, e até agora não foram concluídas, mas de acordo com o secretário de Infraestrutura do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Pernambuco, João Bosco de Almeida, a meta é finalizar a obra até o próximo mês de abril.

'Nós fizemos uma inspeção in loco na BR-104 e a nossa expectativa é que a gente conclua todo o trabalho das perimetrais das vias laterais, que corta a cidade de Caruaru, até o final de abril, e que assim libere o projeto de duplicação para uso pleno da população. Até o final do mês de abril nós estaremos com todos os serviços concluídos, além da pista principal, que vai até Toritama', garantiu o secretário.

João Bosco explicou ainda os motivos que levaram ao não cumprimento do prazo estipulado para conclusão da duplicação. 'Essa obra se estendeu muito além do tempo previsto. Era uma obra para dois anos e já está com mais de três anos de interdição. Tivemos várias dificuldades ao longo da obra: ajustes no projeto, problemas com as construtoras... O importante é que todas as questões relacionadas com essa obra estão estudadas, equacionadas e em curso. Não tem mais nenhuma pendência quanto à conclusão da obra no final de abril”, afirmou.

O valor aplicado na duplicação da BR-104, no trecho entre Caruaru e Toritama, chega a R$ 300 milhões. O trecho que vai de Toritama até a divisa com o Estado da Paraíba ainda será objeto de licitação.

DEPUTADO VINICIUS LABANCA DIRETO DO FACEBOOK



Vinícius Labanca


Nada mais gratificante para um político jovem como eu, do que estar de frente para um projeto novo. Para mim, as indicações de Paulo Câmara para governar nosso Estado, e a de Eduardo Campos para governar o país, me enchem de entusiasmo e inspiração para reconhecer que a partir deles, como exemplo, estamos tomando o rumo da nova política. A que o nosso povo aspira, e tem reclamado do meio das ruas.

Desejo e espero, que com a vitória de Pernambuco a nível estadual e nacional seja reeditada a utopia dos anos de esperanças que tivemos com o Governador Eduardo Campos, porque a nossa história, e a nossa geração exigem ausência de hipocris...ia, e construção de emoções que nos levem a ações positivas para repetirmos as que houve durante estes últimos sete anos aqui.


Assim é que estou preparado para trabalhar por eles. Vou arregaçar as mangas, gastar sapatos e minhas expectativas, também minha dedicação, porque reconheço que a alma é o aspecto sublime para além do trivial, e que as suas biografias, os determinam como as pessoas certas, competentes, jovens, e conscientes de que razão e fantasia cabem bem, na mesma ação e espaço, quando é para melhorar a qualidade de vida da maioria do nosso povo. – Eles também sabem disto. E eu acredito neles.
 
 
Vinícius Labanca
Dep. Estadual(PSB)

PREFEITO ALIENADO DE TAQUARITINGA VIVE NO "MUNDO DA LUA"


"Só que não podemos obscurecer o quanto é danosa, o quanto é pervertida, a Oposição em Taquaritinga. Esse “rapaz” (Jânio), que encabeça a Oposição, já teve oportunidade de ser prefeito por três vezes e o que fez foi, justamente, acabar com Taquaritinga”.
 
Palavras do Prefeito de Taquaritinga do Norte ao Conceituado Blog de Ney Lima, se referindo a indicação do Candidato do Governador,  Paulo Câmara.
 
FALA JÂNIO:

Medíocre, insensato, indecente, gestor incapaz, mentiroso, enganador é assim que eu classifico o atual prefeito da nossa Dália da Serra
 
Quem acompanha a vida política e administrativa de Taquaritinga do Norte, sabe que ao assumir a prefeitura pela primeira vez, eu dei continuidade ao progresso do município que vinha sendo comandado por Jarbas Pinto e o Saudoso Severino Pereira da Silva. Pelas obras e ações feitas pelo nosso grupo político,  encabeçado pelo Político e Administrador Jânio Arruda, o nosso município ficou conhecido e famoso em Pernambuco, no Nordeste e no Brasil. Fizemos obras de infraestrutura e sempre pensamos em Taquaritinga 50 anos a frente, assim construimos a Barragem de Queimadas e a de Mateus Vieira, graças a essa visão, hoje nós estamos, mesmo vivendo a maior seca do século, recebendo água nas torneiras, a água que o povo recebe é fruto do nosso trabalho. Usar o termo "acabar com Taquaritinga", como o prefeito usou se referindo ao Político e Homem Jânio, só pode ser astúcia de quem não bebe a água de Taquaritinga e sim a água "turbinada de Vitória de Santo Antão", que os pássaros não bebem!
 
Construimos o CAIC, várias escolas espalhadas pelas comunidades deste município, que totalizavam mais de 40, recebemos o Hospital Geral Severino Pereira e demos dignidade ao atendimento médico a população, criamos diversos eventos na área de esporte e turismo, e trouxemos o famoso CIRCUITO DO FRIO, um dos maiores eventos do Estado de Pernambuco,criamos a mais famosa festa que unia esporte e turismo o EVENTO ASA BRANCA DE VOO LIVRE, chegamos inclusive, a fazer aqui na Taquara, a exposição de animais, com a participação de expositores de vários Estados do Nordeste, oportunizando o nosso pecuarista a mostrar os nossos produtos e melhorar o seu rebanho. Por enquanto vou ficar só por aqui, com a narração de obras e ações das nossas administrações. Não consta que acabamos com nada de Taquaritinga, nossa terra, e razão maior de continuarmos fazendo política com todo entusiasmo que o povo merece.
 
Fui prefeito em três oportunidades que totalizam 9,5 (nove anos e meio), o grupo que ai está comandado pelo atual prefeito está no poder totaliza 11 anos, quem acompanha sabe, quem fez e quem acaba com Taquaritinga, pois o atual prefeito implantou o "MODO CALABAR DE GOVERNAR", e os recursos do nosso município, invariavelmente tem servido a uma patota que circula o prefeito.
 
RESUMO DA ÓPERA:
 
Dizer que Jânio o que fez foi "acabar com Taquaritinga", eu nem ligo... e sei que você nem liga também, pois só pode ser: CONVERSA DE BÊBADO!
 
Jânio Arruda da Silva









ANDRÉ DE PAULA PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA

André participa de inauguração de escola na zona rural de Orobó


Prefeito Chaparral; secretária de Educação, Maria Santana; professor Armando Gonçalves e André de Paula

A nova sede da Escola Municipal Sebastião Gomes, na Vila de Feira Nova, em Orobó – município do agreste pernambucano, distante 118 quilômetros do Recife – foi inaugurada na tarde da última sexta-feira, 22. O presidente estadual do PSD, André de Paula, mais uma vez esteve presente, participando de toda solenidade, que foi iniciada com missa em ação de graças celebrada pelo padre Vanduy Bione.


Em clima bastante festivo, participaram do evento o prefeito da cidade, Cléber Chaparral (PSD); a primeira-dama, Juliana Barbosa; a secretária de Educação, Maria Santana, e o diretor da escola, professor Armando Gonçalves. Vereadores, professores, alunos, pais e demais membros da comunidade de Feira Nova também prestigiaram.


Evento foi prestigiado por autoridades do município, pais, alunos e membros da comunidade

Durante discurso, André de Paula destacou que sempre acreditou na educação como o instrumento das transformações, considerando que é ela quem faz com que o filho do homem do campo tenha as mesmas oportunidades do filho do empresário. “Aqui, todos se igualam graças a uma educação que capacita e faz com que as pessoas possam vencer na vida. As crianças que aqui estão, certamente serão um futuro melhor para Orobó”, disse.


"Aqui, todos se igualam graças a uma educação que capacita", disse André de Paula
De Paula também reproduziu aos presentes a informação que recebeu da secretária de Educação sobre o aumento considerável no número de crianças matriculadas naquela nova unidade de ensino. “Essa quantidade foi ampliada porque com uma boa escola, as crianças que se deslocavam antes não precisam mais fazer isso. Fiquei muito feliz quando ouvi do prefeito Chaparral que Orobó hoje conta com 6 mil crianças estudando na rede pública de ensino. É um número muito expressivo. É o retrato de uma política pública vitoriosa na educação, e que merece o nosso aplauso”, comemorou.


Momento em que foi descerrada a fita inaugural
Rádios

Ao término da solenidade, o presidente do PSD/PE concedeu entrevista aos repórteres Carlos Alfeu, da Rádio Jornal de Limoeiro (660 MHz AM), e Ivanildo Silva, da Machados FM (98.5 MHz). Aos dois veículos, ele destacou a sensibilidade do prefeito Chaparral com os assuntos mais relevantes também da zona rural de Orobó, a exemplo da educação.


Kits escolares sendo apresentados pela primeira-dama, Juliana Barbosa, pelo prefeito Chaparral e por André (Foto: Edinho Soares)

“É importante analisar a importância dessa obra que está sendo entregue: uma escola de R$ 1 milhão, construída com recursos próprios. Além disso, a prefeitura também está entregando kits muito bacanas para os estudantes, com livros, bolsas, cadernos, sapatos e fardamentos. Isso implica em um resgate dos compromissos que o prefeito firmou no período de campanha”, ressalta André de Paula.
*Mais fotos no www.facebook.com/andredepaulaoficial

Por Alessandra Cavalcanti
Ascom - PSD/PE
ascompsdpe@uil.com.br

Fotos:
Alessandra Cavalcanti e
Edinho Soares

ANIVERSARIANTE DO DIA

PARABÉNS, PARA O AMIGO E AFILHADO IVANILDO NASCIMENTO, QUE HOJE COMPLETA IDADE NOVA. 

CHARGE DO DIA

Enviado por Ricardo Noblat -

A charge de Chico Caruso


O SUCESSO DAS BLOGUEIRAS

por João Alberto


Camila Coutinho – Crédito: Divulgação/marcosproenca.com.br

Recente pesquisa mostrou que existem atualmente no Brasil mais de 500 blopgs de moda, sendo que 50 são comandado por jovens e bonitas figuras, como a nossa Camila Coutinho, do Garotas Estúpidas As mais conhecidas faturam muito com banners e cobram também por informações a favor de determinados produtos.

PREFEITURA DE ARARIPINA ANTECIPA SALÁRIO DOS SERVIDORES




O prefeito Alexandre Arraes (PSB) anunciou nesta terça-feira (25) que os salários dos servidores públicos de Araripina, referentes ao mês de fevereiro, serão pagos amanhã (26). De acordo com o gestor, a antecipação tem por objetivo proporcionar um período de folia mais farto para os araripinenses, aquecendo o comércio local e dando mais tranquilidade aos colaboradores do município.

Ainda segundo o prefeito, além de “alegrar as milhares de famílias que contarão com essa renda antes do previsto, a economia da cidade também sairá fortalecida”. “Com o dinheiro nas contas, as pessoas podem fazer suas compras de mercado, pagar despesas dos filhos, investir em lazer... E assim a cidade fica com mais dinheiro circulando, gerando ainda mais emprego e renda”, disse o socialista.

Alexandre aproveitou o anúncio e criticou a gestão do ex-prefeito Lula Sampaio (PTB). “A Prefeitura de Araripina mostra que é possível driblar essa problemática da incerteza, em que o trabalhador não podia assumir compromissos, pois não sabia quando iria poder pagar. Agora é diferente: o colaborador sabe que enquanto cumpre sua missão, uma equipe qualificada trabalha para assegurar o ordenado na data certa”.
DO BLGO DE MAGNO MARTINS. 

OS CARROS ALEGÓRICOS DO GALO DA MADRUGADA

por Gabriella Autran




O carro do Auto da Compadecida – Crédito: Gabriella Autran/Esp.DP/D.A

Criados pelo artista plástico Ary Nóbrega, os carros alegóricos do Galo da Madrugada são todos em homenagem às obras e aos elementos característicos dos trabalhos de Ariano Suassuna. O Auto da Compadecida, A Pedra do Reino, o circo e a cavalgada são temas dos quatro carros que desfilam no próximo sábado. Confira:


O carro do Auto da Compadecida – Crédito: Gabriella Autran/Esp.DP/D.A


Carro A Pedra do Reino – Crédito: Gabriella Autran/Esp.DP/D.A


Carro com tema circense – Crédito: Gabriella Autran/Esp.DP/D.A

DO BLG DE JOÃO ALBERTO.

AGRESTE GANHA PLANO DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO




A cidade de Pesqueira sedia neste momento, no auditório do Hotel Estação Cruzeiro, o lançamento da proposta de elaboração dos planos municipais de convivência com o semiárido no agreste pernambucano. Alagoinha, Arcoverde, Caetés, Iati, Garanhuns, Jupi, Pedra, Pesqueira, Poção, São Bento do Una, Sanharó e Venturosa receberão assessoria da Cáritas Diocesana de Pesqueira para construir seus planos e, assim, contribuir para o combate à estiagem prolongada.

A intenção é que, após a elaboração dos documentos, as ações estejam alinhadas à política estadual de convivência.

“A ideia é que os planos municipais nasçam da necessidade e da realidade dos municípios, pois é nos municípios que tudo acontece. Os planos serão um instrumento de planejamento e execução do município para uma política estruturadora de convivência e a expectativa é que esses planos transformem as vidas das famílias agricultoras com mais dignidade e sustentabilidade”, explica a coordenadora-executiva da Articulação do Semiárido Pernambucano (ASA/PE), Neilda Pereira.
DO BLOG DE MAGNO MARTINS. 

ISALTINO CRAVA QUE CAMPOS CHEGA EM SETEMBRO EMPATADO COM DILMA




Deputado destaca que aliado vencerá o pleito no segundo turno (Foto: Arthur Mota)

Mostrando um otimismo fora do normal, o vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Isaltino Nascimento (PSB), cravou, há pouco, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, que o governador-presidenciável Eduardo Campos (PSB) já estará empatado com a presidente Dilma Rousseff, nas pesquisas sobre a corrida sucessória, em setembro. Ou seja, a um mês da eleição. O socialista destacou que essa visão é compartilhada por todos os seus correligionários que estão acompanhando as movimentações do líder do PSB no pleito nacional.

“Tenho certeza que Eduardo Campos ganhará a eleição, que será o futuro presidente do Brasil. Tenho certeza de que, em junho, ele terá passado Aécio Neves (PSDB) nas pesquisas e que, em setembro, ele estará empatado com a presidente Dilma Rousseff. No segundo turno, com o apoio do PSDB, Eduardo vai se eleger presidente do País”, disparou o neossocialista.

Isaltino deixou o PT no término do prazo do chamado troca-troca partidário, alegando que estava ingressando em um projeto melhor para o Brasil. O ex-petista, que normalmente não pega leve com os adversários, andava evitando tecer comentários mais duros contra a ex-legenda. No entanto, parece ter assumido uma postura mais ofensiva com o desenrolar dos embates entre PSB e PT.

Essa confiança compartilhada por Isaltino Nascimento tem sido verificada em muitas figuras do PSB, incluindo o próprio governador Eduardo Campos. Acumulam-se relatos de que o presidenciável tem assegurado que vai conquistar o Palácio do Planalto. Muitos aliados destacam que Campos não hesita em momento algum quando faz esse tipo de afirmação.
DO BLOG DA FOLHA. 

EVENTO DO MST É FINANCIADO COM DINHEIRO PÚBLICO





A Caixa Econômica Federal e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fecharam contratos sem licitação nos valores de 200.000 reais e 350.000 reais, respectivamente, com entidade ligada ao Movimento dos Sem Terra para evento realizado no 6.º Congresso Nacional do MST.

O evento aconteceu há duas semanas e terminou em confronto com a Polícia Militar na Praça dos Três Poderes, em Brasília. No quebra-quebra, 32 pessoas ficaram feridas, sendo trinta policiais. Na ocasião, membros do MST tentaram invadir o Supremo Tribunal Federal. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira pelo jornal O Estado de S.Paulo.

A Associação Brasil Popular (Abrapo) recebeu os recursos para a Mostra Nacional de Cultura Camponesa, atividade que serviu de centro de gravidade para os integrantes do congresso do MST.

As entidades têm relação próxima. Para se ter uma ideia, a conta corrente da Abrapo no Banco do Brasil aparece no site do MST como destino de depósito para quem deseja assinar publicações do movimento social, como o jornal Sem Terra.

O contrato de patrocínio da Caixa, no valor de 200.000 reais, está publicado no Diário Oficial da União de 3 de fevereiro de 2014. Foi firmado pela Gerência de Marketing de Brasília por meio de contratação direta, sem licitação.

A oficialização do acordo do BNDES com a mesma entidade foi publicada três dias depois. O montante é de até 350.000 reais. A contratação também ocorreu sem exigência de licitação e foi assinada pela chefia de gabinete da presidência do banco de fomento.
DO BLOG DE MAGNO MARTINS.