sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

SARNEY DESPEDE-SE DA VIDA PÚBLICA APÓS SEIS DÉCADAS NA POLÍTICA

por Inaldo Sampaio


O senador José Sarney (PMDB-AP) despediu-se ontem do Senado e da política após militar na vida pública durante cerca de 60 anos.

“Levo o fato de ser o parlamentar mais longevo da história política do País. São 60 anos”, disse o senador pelo Amapá ao iniciar o discurso.

Ele fez um balanço de sua passagem pela vida pública nas últimas seis décadas, incluindo a Câmara Federal, o Senado e a Presidência da República.

Num dos trechos do seu discurso, Sarney se disse arrependido por ter voltado ao Congresso após concluir seu mandato de presidente da República.

“Eu também tenho um arrependimento, até fazendo um mea culpa. Penso que é preciso proibir que os ex-presidentes ocupem qualquer cargo público, mesmo que seja cargo eletivo. E já expressei minha convicção de que precisamos caminhar a passos mais largos para o parlamentarismo. O parlamentarismo é a forma mais alta (de governo) nas crises que a democracia sempre tem. Cai o governo, mas não se cria a crise institucional de cair também o presidente”, afirmou.

Falando sobre o momento político atual, Sarney lembrou que apresentou no Congresso, há anos, um projeto de lei pela criação do “Estatuto das Estatais”.

E disse que sua última contribuição ao parlamento será reapresentar essa proposta. “Eu vou reapresentar esse projeto como minha última presença no Legislativo brasileiro. E com ele aprovado nós não teremos a repetição do que estamos vendo com essas coisas que têm acontecido nas estatais (escândalo da Petrobras)”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário