quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

ESCÂNDALO DA PETROBRAS NÃO PEGOU EM DILMA


 

 por Inaldo Sampaio

Coluna Fogo Cruzado – 18 de dezembro

Pela última pesquisa do Ibope/CNI, 40% dos brasileiros consideram o governo da presidente Dilma Rousseff bom ou ótimo

Dez dias atrás, o Datafolha divulgou pesquisa segundo a qual 63% dos brasileiros acreditam que a presidente Dilma Rousseff tem algum tipo de envolvimento com o escândalo da Petrobras. Até agora, entretanto, não se divulgou uma única prova que a incrimine. Pode-se responsabilizá-la, politicamente, por deu dado o seu aval à compra da Refinaria de Pasadena (EUA) quando era presidente do conselho de administração da empresa. Mas do ponto de vista moral e ético ela está preservada, pelo menos por enquanto, segundo constatação feita pelo TCU em voto proferido pelo ministro pernambucano José Jorge, que se aposentou dois meses depois. Ontem, pesquisa do Ibope, encomendada pela CNI, conflita com o levantamento do Datafolha. Ela mostra que a avaliação positiva da presidente cresceu dois pontos percentuais em relação à de setembro (de 38% para 40%), o que é surpreendente no meio do tiroteio em que ela se encontra.

O time de Rodrigo Rollemberg

Gonzaga Patriota (PSB) discursou na Câmara Federal sobre o secretariado do governador eleito de Brasília, Rodrigo Rollemberg (PSB). O ainda senador, que era um grande amigo de Eduardo Campos, montou um time com diplomatas (três), professores universitários, presidentes de partidos que o apoiaram, etc. Mas para gerir as finanças, que estão em frangalhos, foi buscar em Minas Leonardo Colombini, que foi secretário de Fazenda de Aécio/Antonio Anastasia (PSDB).

Ausência – Só agora, 8 meses após a sua morte, tucanos de Pernambuco se dão conta da falta que Sérgio Guerra faz ao partido. Ele tinha o controle absoluto da legenda, já que todos os seus membros o obedeciam, e não admitia dissidências. Bruno Araújo, que o sucedeu, tem a cabeça focada nas questões nacionais e não controla os vários subgrupos em que o partido se divide.

Deserção – Caso note ruído no PSDB no sentido de impedir sua candidatura à prefeitura do Recife em 2016, o deputado federal eleito, Daniel Coelho, poderá se abrigará em outra legenda.

Democracia – Pelo princípio da proporcionalidade, caberá ao PP a segunda vice-presidência da Assembleia Legislativa, que deverá ficar com Cleiton Collins ou José Maurício Cavalcanti.

Vaidade – Júnior Matuto (PSB), prefeito de Paulista, vai administrar em 2015 um orçamento de R$ 473 milhões, mas não ficou vaidoso. Regularmente é visto nas ruas de bermuda e sandália.

Migração – Aguinaldo Fenelon, procurador geral de Justiça, que chegou ao Recife aos 20 anos de idade, vindo de Goiana, trazido pelo vereador Liberato Costa Júnior e o então deputado federal Fernando Vasconcelos Coelho, receberá hoje às 10h o título de “cidadão do Recife”.

Travessia – Após ter selado seu distanciamento de Paulo Câmara, o senador eleito, Fernando Bezerra Coelho (PSB), poderá reaproximar-se da presidente Dilma Rousseff, que aliás gosta muito dele, engrossando a bancada do governo no Senado a partir de fevereiro próximo.

Gestão – Quando convidou João Lyra Neto para a Secretaria de Saúde em seu 1º governo, Eduardo Campos estava convencido de que ela precisava de um “gestor”, que necessariamente não precisava ser médico. Foi o que fez também FHC ao chamar Serra para a pasta da Saúde. Paulo Câmara não seguiu essa mesma lógica e convidou um oncologista do Hospital do Câncer (Iran Costa Júnior). Pancada – Alexandre Arraes (PSB), prefeito de Araripina, veio ao Recife na segunda-feira só para assistir ao anúncio do secretariado de Paulo Câmara. Viajou na expectativa de que sua mulher, Roberta (PSB), 4º suplente de deputado estadual, estava na agulha para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa. Até por ter comandado a campanha da Frente Popular no Sertão Araripe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário