quinta-feira, 23 de outubro de 2014

YOUSSEF FALARÁ À CPI TRÊS DIAS DEPOIS DA ELEIÇÃO


Josias de Souza


O doleiro Alberto Youssef, estrela da Operação Lava Jato, comparecerá à CPI mista da Petrobras na próxima quarta-feira (29), três dias depois do segundo turno das eleições. Presidente da comissão, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) informou ter negociado com a Polícia Federal e com a Justiça Federal os detalhes da operação de transporte de Youssef de Curitiba, onde está preso, para Brasília.

Acusado de lavar cerca de R$ 10 bilhões provenientes de corrupção, Youssef firmou com o Ministério Público um acordo de delação premiada. Desde o dia 2 de outubro, ele presta depoimentos a procuradores e delegados longe dos refletores. O repórter Robson Bonin revelou parte do teor da delação. Ele levou ao ventilador os nomes de 28 parlamentares beneficiários de propinas. Disse que parte do dinheiro desviado da Petrobras ajudou a financiar a campanha de Dilma Rousseff em 2010.

É nesse contexto que Youssef será levado à CPI. A comunicação de Vital do Rêgo foi feita numa sessão em que deveria ter sido inquirido José Carlos Cosenza, atual diretor de Abastecimento da Petrobras. Ele sucedeu no posto o ex-diretor Paulo Roberto Costa, parceiro de Youssef nos crimes sob investigação na Operação Lava Jato. Sob a alegação de que sofreu uma crise de hipertensão, José Cosenza cancelou sua ida à CPI. Enviou um atestado médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário