quinta-feira, 30 de outubro de 2014

COLUNA DE MAGNO MARTINS

Coluna da quinta-feira



Uchoa quer ser penta

Nos corredores da Assembleia o nome do deputado Aluízio Lessa, da bancada do PSB, é apontado como o preferido do governador eleito Paulo Câmara para presidir o Legislativo na nova legislatura, biênio 2015-16. Lessa, entretanto, já conta com um concorrente de peso, que vem se articulando nos bastidores e ontem, no Frente a Frente, assumiu que é candidato.

Trata-se do presidente Guilherme Uchoa (PDT), que, se eleito, conquistará o seu quinto mandato consecutivo, ou seja, 10 anos no comando da Casa. “Se o cavalo passar selado eu monto”, disse o parlamentar pedetista. Segundo este blogueiro apurou, Uchoa já teria, hoje, o apoio de 21 dos 49 dos deputados.

Ele estaria tentando atrair o apoio dos 18 novos deputados eleitos para consolidar de vez o seu favoritismo. Diante disso, Câmara terá que negociar com Uchoa antes mesmo de manifestar simpatia por Lessa, para tentar retirar o atual presidente do processo ou apoiar sua quinta reeleição.

Na entrevista, Uchoa diz que não vê nenhum tipo de impedimento para permanecer presidindo a Assembleia Legislativa, até porque, segundo ele, há precedentes de Estados em que ocorreu o mesmo, a permanência de um mesmo presidente no cargo por cinco mandatos, que foi o Ceará.

“Além disso, estamos concluindo uma nova e moderna sede do Legislativo, implantamos uma política arrojada para melhorar as condições dos servidores e promovemos um concurso para preenchimento de 100 cargos”, disse. Uchoa botou o bloco na rua, mas não deve radicalizar.

Teria revelado a aliados que não será impedimento para o Governo, descartando a possibilidade de vir a bater chapa com um eventual candidato indicado pela base, com o aval do governador eleito Paulo Câmara, que deve começar as articulações tão logo retorne da viagem à Roma.

DERROTA– A prioridade da oposição na primeira batalha de 2015, a eleição para a presidência da Câmara, é derrotar Dilma, relata Ilimar Franco, de Brasília. Seus líderes acham que isso é mais importante do que lançar um candidato para marcar posição. Os tucanos apostam na disputa entre o PT e o PMDB, e na voracidade petista. O candidato pode ser da base aliada do governo, desde que ele se comprometa a não ser subalterno ao Planalto.

Missão palaciana– Marcos Arraes, filho do ex-governador Miguel Arraes, está reaproximando o publicitário Ângelo Melo, da Aporte Comunicação, do governador João Lyra. No jantar da abertura do festival gastronômico, anteontem, nas Princesas, Melo foi ciceroneado pelo herdeiro de Arraes.

Nem a 232–
  O governador João Lyra chega na reta final do seu Governo sem conseguir uma marca. Nem também iniciar obras novas ou pelo menos destravar o processo jurídico em Brasília que impede a manutenção da BR-232. Duplicada na gestão de Jarbas, a estrada está há quase 10 anos abandonada e esburacada.

Santo de casa– Não foi só Aécio Neves que perdeu em sua terra. Dilma levou a pior também no Rio Grande do Sul. Na província, Raquel Lyra, filha do governador João Lyra, não conseguiu ser majoritária em Caruaru, sua principal base. Em São Lourenço, Vinicius Labanca não foi majoritário, apesar das obras da Copa e dos investimentos federais.

Grito de alerta– 
O secretário estadual de Agricultura, Aldo Santos, garante que o Estado está monitorando o drama da seca nos 54 municípios em estado de emergência decretado pela União. Afirma que existem, hoje, 900 carros-pipas em operação pagos pelo Estado, enquanto a União não se manifesta pelo aumento da sua frota subsidiada pelo Exército.

CURTAS

CUSTO– O novo prédio da Assembleia Legislativa, que o presidente Guilherme Uchoa garante que estará funcionando a partir de janeiro, custou R$ 36,3 milhões. Segundo ele, agora o parlamento pernambucano terá uma “Casa decente e moderna”.

REAÇÃO– Os aliados nordestinos do tucano Aécio Neves reagem à acusação de que a região deu a vitória à presidente Dilma. “É uma simplificação. Tem que fazer uma reflexão mais profunda”, protesta o líder do DEM, Mendonça Filho.

Perguntar não ofende: Qual vai ser a marca do Governo João Lyra?

'Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência'. (Provérbios 4-1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário