segunda-feira, 29 de setembro de 2014

COLUNA DA SEGUNDA POR MAGNO MARTINS

A vantagem de Dilma

O crescimento da presidente Dilma aponta para uma reeleição no segundo turno frente à candidata do PSB, Marina Silva, que se traduziu num grande fenômeno logo após a morte de Eduardo Campos, mas acabou perdendo gorduras ao longo da campanha e se fragilizou de forma impressionante.

Pela leitura do Datafolha que saiu neste fim de semana, Dilma mostrou recuperação em todas as regiões do País. Empatou no Sudeste com Marina, no Centro-Oeste também já há empate técnico. Nas outras, Dilma ganha disparado. Dilma agora vence em todas as faixas etárias, inclusive entre os jovens.

A petista também vence em todas as faixas de renda. O fator classista da eleição atenuou-se, o que desintoxica magnificamente o clima da campanha. Todos são Dilma agora, ricos e pobres. Quer dizer, Dilma ultrapassou Marina. Aécio está em primeiro lugar entre os que ganham mais de 10 salários, mas empatado tecnicamente com Dilma.

Dilma cresceu muito fortemente entre as pessoas com maior grau de instrução, em especial aquelas com ensino superior completo, enquanto Marina e Aécio caíram. Nesse ritmo, vai estar liderando também nessa faixa em pouco tempo.

Dilma agora lidera na área urbana, na zona rural, nas grandes cidades, nas pequenas cidades, e nas periferias. Sendo assim, dificilmente perderá a eleição, embora o segundo turno seja uma nova eleição, com tempo de guia eleitoral do mesmo tamanho.

SUCESSÃO SOCIALISTA– O presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, saiu derrotado no seu propósito de fazer a eleição da sua reeleição hoje. A pedra no meio do caminho foi o diretório estadual, que fez uma articulação conduzida pelo prefeito Geraldo Júlio e a viúva Renata Campos. A tendência agora é por uma composição, com Amaral presidente e Geraldo Julio na vice.

Federal pela Paraíba– Ex-deputado federal por Pernambuco, o cantor gospel Negão Abençoado, que fez um grande show em Afogados da Ingazeira sábado passado, é candidato a um novo mandato na Câmara dos Deputados, mas desta vez pela Paraíba. Com um vozeirão lindíssimo, seus shows em praça pública arrastam multidões.

Mágoa contida– A candidata Marina Silva está magoada com Aécio Neves, que mirou a presidenciável pelo PSB em seus ataques nas últimas semanas. Segundo a coluna Painel, da Folha de São Paulo, os aliados do PSB avaliam que as críticas do tucano beneficiaram a candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff. No segundo turno, entretanto, Marina e Aécio se entendem.

Antecipação– O DEM já antecipou que deverá apoiar Marina Silva no segundo turno da disputa ao Planalto contra a presidente Dilma Rousseff. O apoio já havia sido sinalizado pelo presidente do partido, senador Agripino Maia (RN), causando até um mal-estar entre os tucanos. Agripino é coordenador da campanha de Aécio Neves e sabe que o tucano não tem mais espaço para reação.

Falou e resolveu – A voz da viúva Renata Campos foi decisiva para o adiamento da eleição, convocada às pressas e na surdina para hoje, pelo presidente da legenda, Roberto Amaral, para garantir sua reeleição. Outro bombeiro importante foi o secretário-geral do PSB, Carlos Siqueira, que brigou com aliados de Marina e está fora da campanha presidencial. Sileno Guedes teve, igualmente, um destacado papel, indo diretamente a Brasília demover Amaral.


CURTAS

DE VOLTA– Na sua volta a Pernambuco, Marina cumpre, hoje, uma agenda dupla em Caruaru e Recife. Na capital, o ato previsto é um comício no Recife Antigo para reforçar os candidatos da Frente Popular – Paulo Câmara (governador) e Fernando Bezerra (senador).

ADESÃO– Aline Mariano, minha esposa, vereadora no Recife, faz amanhã, a partir das 19 horas, no Spettus do Derby, um jantar de adesão pela sua candidatura a deputada estadual. Os interessados nesta cruzada podem adquirir os convites no meu blog ou ligar: 3421.6790 ou 99944888.

Perguntar não ofende: Por que Marina se fragilizou tanto na reta final da campanha?

'Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos'. (Provérbios 14-1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário