domingo, 28 de setembro de 2014

A PEDIDO DE RENATA CAMPOS, ELEIÇÃO INTERNA PARA DEFINIR RUMOS DO PSB É ADIADA PARA 13 DE OUTUBRO


Renata leu uma mensagem para os correligionários no ato para reforçar campanha de Paulo Câmara. Foto: JC Imagens

Por Jamildo Melo e Marcela Balbino

Atendendo a um pedido do diretório do PSB em Pernambuco e da ex-primeira-dama Renata Campos, o presidente interino do PSB, Roberto Amaral, decidiu neste sábado (27) adiar a eleição que iria definir a nova executiva nacional da legenda. A consulta estava marcada para a próxima segunda-feira (29), mas a cúpula nacional decidiu postergar para 13 de outubro.

A ala pernambucana da sigla levou a Amaral que a proximidade das eleições, marcada para 5 de outubro, prejudicaria o processo interno do partido.

O telefonema de Renata Campos foi dado na manhã deste sábado. Pregando unidade à sigla, a ex-primeira-dama conversou com o secretário-geral do PSB, Carlos Siqueira, e o deputado federal Márcio França (PSB/SP), candidato a vice-governador na chapa do tucano Geraldo Alckmin.

Também ajudou nas articulações o ex-coordenador nacional da campanha socialista Milton Coelho, amigo pessoal de Eduardo Campos que abandonou a campanha após a morte do ex-governador.

Os convencionais de Pernambuco argumentaram que, se a eleição fosse mantida, apenas suplentes poderiam participar da votação, uma vez que governadores e candidatos a governadores estariam na reta final da campanha. É o caso do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, que avisou não poder abandonar a disputa para ir a Brasília participar do processo.

Antes do entendimento, também uma guerrilha jurídica já estava armada. Pelo menos cinco diretórios estaduais, entre eles Pernambuco, Brasília e Paraíba, já haviam produzido pedidos de liminares para adiar a eleição na Justiça. Como a discussão iria se processar ainda na segunda-feira, haveria tempo mais do que suficiente para embargar judicialmente a consulta.

Nos bastidores, a informação era de que a corrente pernambucana do PSB estava se movimentando, caso não houvesse acordo, para criar uma ala de oposição a Amaral. Um dos nomes ventilados era o do vice candidato à Presidência da República Beto Albuquerque para ficar à frente da legenda no âmbito nacional.

A hipótese de lançar outra pessoa, no entanto, foi desconstruída. Em entrevista ao Blog de Jamildo, o presidente da sigla em Pernambuco, Sileno Guedes, afirmou que o sentimento do partido é que Roberto Amaral seja eleito para continuar capitaneando a legenda.

O socialista está há décadas na cúpula partidária e já assumiu o posto de vice-presidente na época de Miguel Arraes e de Eduardo Campos.

Roberto Amaral em conversa com Marina. Foto: Agência Brasil


ENTENDA O PROCESSO – Há uma semana, Roberto Amaral surpreendeu os correligionários ao agendar uma reunião a seis dias do processo eleitoral, com o intuito de escolher o novo presidente do partido, vaga deixada pelo ex-governador Eduardo Campos, que faleceu no trágico acidente aéreo em Santos, no dia 13 de agosto.

Inicialmente, a movimentação dos pernambucanos era lançar o prefeito do Recife Geraldo Julio, com o objetivo claro de ganhar musculatura nacional e dar continuidade ao legado deixado pelo ex-governador Eduardo Campos. Atribui-se o impasse ao fato de o prefeito ter pouco tempo de partido, ele é filiado há apenas três anos e ainda pavimenta a trajetória nacional.

Amigo e aliado do ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva, de quem foi ministro de Ciência e Tecnologia, Amaral era contrário à candidatura própria e defendia a manutenção do apoio à reeleição de Dilma Rousseff. Foi voto vencido.

LEIA A NOTA DE ROBERTO AMARAL, DIVULGADA NO SITE DO PSB:

Prezado amigo

Agradeço, de forma comovida, sua solidariedade. Devo-a pessoalmente, e deve-lhe coletivamente nosso Partido. Recebi, nesse período inumeráveis provas de confiança e apoio. Serei sempre grato. Recentemente, os companheiros de Pernambuco insistiram no adiamento da Reunião do Diretório Nacional que ocorreria na tarde desta segunda-feira. O argumento fundamental era a proximidade das eleições de primeiro turno, e sua eventual repercussão no pleito pernambucano. Hoje, nesta manhã de sábado, o companheiro Carlos Siqueira recebeu de Renata Campos apelo a uma composição unitária. Discuti-o com Carlos, Luiza Erundina, Márcio França e com Milton Coelho que concordaram com o entendimento/compromisso que está resumido no texto que se lê na sequência.

Prezado companheiro Roberto Amaral

Agradecemos sua compreensão concordando com o adiamento da Reunião do Diretório Nacional para o próximo dia 13 de outubro, ocasião em que será eleita a nova Executiva Nacional do PSB. Nesta oportunidade, reafirmamos nosso apoio à sua candidatura à presidente do Partido para o triênio 2014/2017.

Recife, 27 de setembro de 2014
Sileno Guedes
Geraldo Julio

De acordo
Roberto Amaral
Luiza Erundina
Márcio França

Em face de todo o exposto, mantenho minha candidatura, se continuar contando com sua confiança.

Saudações socialistas
Roberto Amaral

Portal PSB 40

Nenhum comentário:

Postar um comentário