domingo, 30 de junho de 2013

HOJE É DIA DE BRASILLLLLLLLLLLLL

ÀS 19:00 HS, NO MARACANÃ: BRASIL  X  ESPANHA - VAMOS TORCER GENTE! 

A PERPLEXIDADE PETISTA COM A CRISE NAS RUAS

O GLOBO - José Casado, Tatiana Farah, Maria Lima e Luiza Damé

Eles chegaram de forma inesperada. Aos gritos, repetiam em coro ritmado: 'Xi, fedeu/ O povo apareceu/ Xi, fedeu/ O povo apareceu...'

Em minutos a portaria do edifício número 1.400 da Avenida Prestes Maia, em São Bernardo do Campo (SP), foi cercada por manifestantes. No centro das vaias e xingamentos estava o morador da cobertura: Luiz Inácio Lula da Silva.

Aquela noite de quarta-feira, 19 de junho, se tornou inesquecível na cidade onde Lula escreveu uma página espetacular da mobilidade social brasileira - ali, o ex-sindicalista liderou as greves que abalaram a ditadura militar, criou o Partido dos Trabalhadores e se elegeu presidente da República.

Desde 1969, quando um irmão comunista o inscreveu na chapa da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos, como suplente, Lula sempre esteve no comando de protestos nas ruas. Nunca fora alvo de multidão rebelada, muito menos de jovens e jamais na porta de sua casa - ainda mais sob um notável silêncio da vizinhança. Seu principal aliado político na cidade, o prefeito Luiz Marinho, descansava em Paris. A cena sugeria uma inflexão: aqueles jovens manifestantes tratavam Lula como personagem da galeria de políticos tradicionais. 
 
Do Blog de Magno Martins. 

EM VERTENTES DO LÉRIO VICE ROMPE COM PREFEITO


Agora é oficial: Em Vertente do Lério, vice rompe com Prefeito

O Vice prefeito de Vertente do Lério, Dr João (PSD) (camisa de listra na foto), assumiu publicamente que não é mais aliado do Prefeito Daniel Almeida (PT) (de vermelho). Em entrevista a Rádio POP FM de Surubim Dr João afirmou que foi "Empurrado" para fora da administração de Vertente do Lério e por esse motivo não tinha mais condições de continuar ao lado do prefeito.

Esta atitude de Dr João engrossou a triste estatística da capital do calcário onde nenhum Vice chegou ao final do mandato sem romper com o prefeito(a).



Do iSurubim/PEmais

AULAS NO PLEBISCITO



Se o plebiscito vingar mesmo, terá uma campanha curta em agosto. Os partidos - por mais que os manifestantes não queiram, eles são os atores representação democrática - formarão frentes parlamentares para defender diferentes preferências. O tempo de tevê será igual para todos. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) já defende, entretanto, que boa parte dele seja reservada ao TSE, para a veiculação de explicações didáticas sobre temas com o voto distrital e voto proporcional; lista aberta ou lista fechada; financiamento público ou privado de campanhas. A reforma política tem que ir além, mas outros pontos não devem entrar. Caberá ao Congresso entender o recado das ruas e aprovar as mudanças complementares.
 
Do Blog de Magno Martins.

FRASE DO DIA

Chegou a hora de a presidente Dilma Rousseff experimentar para valer a antipatia que construiu laboriosamente nos últimos dois anos e meio entre deputados e senadores. A queda de 27 pontos em sua popularidade, medida pelo Datafolha, será sentida agora a cada necessidade de negociação.

 Fernando Rodrigues, colunista da Folha de S. Paulo.

Do Blog de Ricardo Noblat

CHARGE DO DIA


‘Dilmamite!’

Josias de Souza



- Charge do Paixão, via ‘Gazeta do Povo’.

A MAIOR OBRA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE VERTENTES - PE

CORTAR CUSTOS. MAS SÓ DOS OUTROS

O Congresso aprovou em alta velocidade projetos que, embora estivessem há anos nas gavetas, nem tinham sido discutidos. Mas a Proposta de Emenda Constitucional que reduz o número de deputados de 513 para 380 (PEC 170), que provocaria uma economia de quase R$ 13,5 milhões por mês, apresentada em 1999, esta ficou no caminho. A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara deu esta semana, após 14 anos, seu parecer contrário.

Mexer no deles, nem pensar.

Só Câmara? Não seja injusto. O Senado transformou delitos de servidores públicos em crimes hediondos, com aumento de pena. Ótimo - desde que alguém identifique e julgue os hediondos criminosos. O pessoal do Mensalão, acusado desse tipo de crime, levou sete anos para ser julgado. E a pena não foi aplicada.

Pode ser para inglês ver, mas o brasileiro ainda vai demorar a ver o endurecimento das penas. O projeto tem ainda de ser aprovado pela Câmara e sancionado pela presidente. O parecer favorável à aprovação já tinha um ano de gaveta. (Carlos Brickmann).
 
Do Blog de Magno Martins.

TAQUARITINGA PRECISA SE MANIFESTAR: Morte de Isabela Raysa vai ficar sem resposta?

POR MARCONDES MORENO.
Onde está à juventude e sociedade norte taquaritinguense que não vão às ruas cobrar das autoridades?
Tenho acompanhado o caso da morte da jovem Isabela Raysa, 17, que foi brutalmente assassinada, depois de violentada e tratada como ninguém, tendo sua vida ceifada por monstros.

A violência contra a mulher tem sido um dos aspectos mais combatidos no país, e a morte prematura desta jovem, mexe com o sentimento de todos, mas estou indignado com a falta de iniciativa da sociedade de Taquaritinga do Norte.

É preciso ir às ruas, protestar e cobrar das autoridades policiais uma reposta imediata. A Secretaria de Desenvolvimento Social e seu Serviço de Inteligência devem ser acionados imediatamente, iniciando diligencias em busca dos algozes de Isabela.

Quantas Isabelas precisam morrer de forma tão cruel para que um grupo se uma em torno desta questão.

Fico imaginando que planos tinha esta jovem, o que esperava da vida e que sonhos levava consigo. Tudo acabou para ela. Morta aos dezessete anos, não viveu o suficiente para ser feliz, não deu tempo.

Ficar só lamentando não resolve nada.

Onde estão os homens e mulheres da Dália da Serra? O que falta para unir todos no propósito de fazer com que a Polícia Cumpra seu papel. Boa vontade da Policia não basta, tem que se uma questão de honra.

Que Deus dê forças à família, coragem a sociedade e vontade as autoridades para que o mais rápido possível possamos ver na cadeia os que interromperam uma vida de sonhos.
Do Blog PEmais

BOA HORA PARA LULA SE MANDAR PARA A ÁFRICA?, POR RICARDO SETTI

Enviado por Ricardo Noblat -

POLÍTICA


Blog de Ricardo Setti

Pessoas próximas ao ex-presidente Lula informam que ele embarcou para a África.

O Brasil pegando fogo, e Lula, coerente com sua fuga das ruas de quem sempre se achou o dono delas, sumiu para bem longe.

A justificativa para esse novo sumiço — desde o caso Rosegate, sobre o qual não dá um pio há 217 dias, Lula não para de viajar para o exterior — é “participar de eventos sobre o combate à Aids e à fome”.



Procurando algo no site do Instituto Lula, encontra-se a informação seguinte:

“O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará no próximo domingo (30) e segunda (1º) de encontro de alto nível na sede da União Africana, em Adis Abeba, Etiópia, para discutir estratégias de combate à fome e à pobreza na África. O evento é organizado pela União Africana (que reúne todos os Estados do continente), a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e o Instituto Lula e contará com parecença de chefes de Estado e ministros africanos e internacionais, além de acadêmicos, representantes de organismos multilaterais e organizações internacionais.”

Amanhã [hoje], sábado, 29, Lula estará em Lilongwei, capital do Malawi, no sudeste da África, para participar do primeiro encontro da Unaids, o programa da ONU para HIV/AIDS, em parceria com a revista médica britânica Lancet, “sobre a luta global contra HIV/AIDS”.

DILMA "TÁ MUITO TRANQUILA", DIZ MINISTRO. HÃ, HÃ...

Dilma ‘tá muito tranquila’, diz ministro. Hã, hã…
Josias de Souza
Dilma Rousseff reuniu-se com três ministros no Alvorada. Recebeu Aloizio Mercadante, Paulo Bernardo e Helena Chagas. Conversaram contra um pano de fundo salpicado com os dados do Datafolha. A popularidade da presidente despencou 27 pontos em três semanas. A taxa de intenção de votos ruiu 21 pontos.

Se a eleição fosse hoje, a ex-favorita Dilma (30%) iria ao segundo turno com Marina Silva (23%). Aécio Neves chegaria em terceiro (17%). Eduardo Campos seguraria a lanterna (7%). Fica claro que o jogo recomeçou. À saída da residência oficial de Dilma, o ministro Paulo Bernardo disse duas coisas:

1. “A presidente tá muito tranquila, calma. Reconhece que tem uma mudança e acha que o remédio para isso é nós trabalharmos bastante. E já estamos trabalhando.”

2. ”Todo mundo sabe que as manifestações não foram feitas contra o governo. Houve toda uma pauta de reivindicações”. Ele intui que outros governos serão afetados.

Dilma tranquila? Hã, hã… Quem conhece a fera sabe que o companheiro Bernardo fala sério. Governo não foi alvo? Hummm! Como conselheiro da presidente, o ministro das Comunicações revela-se o pior tipo de cego: o que não quer ouvir.

NAS RUAS, O ELEITOR "DESANTECIPOU" A CAMPANHA

Josias de Souza



O jovem eleitor brasileiro, que todos supunham alienado, chegou às ruas em boa hora. Ao levar sua insatisfação para passear rente ao meio-fio, produziu o mais extraordinário fenômeno da atual temporada: a ‘desantecipação’ da sucessão presidencial. O país encontrava-se aprisionado no seu futuro. Um futuro radioso, no qual Dilma Rousseff estava reeleita e asseguraria mais quatro anos de felicidade para o Brasil. No asfalto, a nação se reencontrou com seu presente. Um presente repleto de mazelas.

Ao medir o tamanho da novidade, o Datafolha verificou que foram dissolvidas praticamente todas as certezas. Sobrou uma: o (a) presidente da República a ser reeleito (a) em outubro de 2014 terá de descer ao nível da rua, explicando tintim por tintim o que planeja fazer. Restabeleceu-se a normalidade. Antes tratada como estorvo para um governo definitivo, a democracia voltou a funcionar como corretivo para a falibilidade humana.

Destituída da sua condição de presidenta superpoderosa, Dilma reteve 30% dos 51% de intenções de voto que colecionava no início de junho. As ruas lhe tomaram impressionantes 21 pontos percentuais. Coisa suficiente para desnortear qualquer um –de um João Ninguém até um João Santana.

Principal beneficiária do “efeito-rua”, Marina Silva pulou de 16% para 23%. Aécio Neves, que foi de 14% para 17%; e Eduardo Campos, que oscilou de 6% para 7%, não usufruíram dos protestos. Um pedaço do asfalto preferiu refugiar-se no muro a dar-lhes cartaz. Na primeira semana de junho, os eleitores que diziam preferir o voto branco e nulo ou que afirmavam não ter candidato somavam 12%. Hoje, esse nicho dos sem-candidato responde por 24% do total. É como se desafiassem: convençam-me, se puderem.

Deve-se a Lula, a antecipação da campanha que as ruas acabam de ‘desantecipar’. Ele relançara Dilma em 20 de fevereiro, em São Paulo, num seminário festivo do PT –o primeiro de uma série programada para celebrar os dez anos do partido no poder. Respondendo a um discurso que Aécio fizera no plenário do Senado, Lula dissera: “Eles podem se preparar, podem juntar quem eles quiserem, porque se eles têm dúvidas, nós vamos dar como resposta a eles a reeleição da Dilma em 2014.” As ruas gritaram para Lula: “Devagar com o andor, que sua Santa é de barro!”

Na sua vez de discursar no evento petista, Dilma fizera questão de pisar no calo do tucanato: “Nós não herdamos nada, nós construímos.” E as ruas: “Construíram o quê, cara pálida?” Cinco dias depois, num seminário realizado em Belo Horizonte pelo PSDB mineiro, Fernando Henrique chamaria Dilma de “ingrata”. Ela “cospe no prato que comeu”. E o asfalto: “é hora de servir refeição nova.” Na semana seguinte, o presidente do PT, Rui Falcão, voltaria à carga: “O que posso dizer é: deixem a Dilma trabalhar, dialogar com o Congresso e a sociedade.” E o meio-fio: “Heimmmmm?!?!?”

De repente, a garotada impulsionou a conversão de todo esse lero-lero em pó. Rompeu-se o fato consumado da candidata imbatível, a monotonia da oposição sem propostas, o enfado da polarização automática. Foi como se a turba tivesse se dado conta de que o futuro, espaço impreciso, não pode ser cobrado ou conferido. O presente, sim, podia ser apalpado. Ficou entendido que uma sucessão presidencial não é mera formalidade eleitoral. Quem quiser a poltrona terá de guerrear por ela. Alvíssaras!

BOA LEITURA PARA PREENCHER O DOMINGO DE DILMA

Josias de Souza



Alertado pelo repórter Elio Gaspari, o signatário do blog chegou a um texto escrito por Juliana Mynssen da Fonseca Cardoso. Cirurgiã, ela dá expediente no Hospital Estadual Azevedo Lima, no Rio de Janeiro. Dilma Rousseff ganharia o domingo se reservasse alguns minutos para ler o texto da doutora. Por baixo, pode vacinar-se contra bobagens injetadas em pronunciamentos oficiais. Com sorte, pode melhorar o seu entendimento sobre o SUS. Sob o título “O dia em que a presidenta Dilma em 10 minutos cuspiu no rosto de 370.000 médicos brasileiros”, o texto de Juliana está disponível aqui. E vai reproduzido abaixo:



Há alguns meses eu fiz um plantão em que chorei. Não contei à ninguém (é nada fácil compartilhar isso numa mídia social). Eu, cirurgiã-geral, ‘do trauma’, médica ‘chatinha’, preceptora ‘bruxa’, que carrego no carro o manual da equipe militar cirúrgica americana que atendia no Afeganistão, chorei.

Na frente da sala da sutura tinha um paciente idoso internado. Numa cadeira. Com o soro pendurado na parede num prego similiar aos que prendemos plantas (diga-se: samambaias). Ao seu lado, seu filho. Bem vestido. Com fala pausada, calmo e educado. Como eu. Como você. Como nós. Perguntava pela possibilidade de internação do seu pai numa maca, que estava há mais de um dia na cadeira. Ia desmaiar. Esperou, esperou, e toda vez que abria a portinha da sutura ele estava lá. Esperando. Como eu. Como você. Como nós. Teve um momento que ele desmoronou. Se ajoelhou no chão, começou a chorar, olhou para mim e disse “não é para mim, é para o meu pai, uma maca”. Como eu faria. Como você. Como nós.

Pensei ‘meudeusdocéu, com todos que passam aqui, justo eu… Nãoooo….. Porque se chorar eu choro, se falar do seu pai eu choro, se me der um desafio vou brigar com 5 até tirá-lo daqui’.

E saí, chorei, voltei, briguei e o coloquei numa maca retirada da ala feminina.

Já levei meu pai para fazer exame no meu HU. O endoscopista quando soube que era meu pai, disse ‘por que não me falou, levava no privado, Juliana!’ Não precisamos, acredito nas pessoas que trabalham comigo. Que me ensinaram e ainda ensinam. Confio. Meu irmão precisou e o levei lá. Todos os nossos médicos são de hospitais públicos que conhecemos, e, se não os usamos mais, é porque as instituições públicas carecem. Carecem e padecem de leitos, aparelhos, materiais e medicamentos.

Uma vez fiz um risco cirúrgico e colhi sangue no meu hospital universitário. No consultório de um professor ele me pergunta: ‘e você confia?’.

‘Se confio para os meus pacientes tenho que confiar para mim.’

Eu pratico a medicina. Ela pisa em mim alguns dias, me machuca, tira o sono, dá rugas, lágrimas, mas eu ainda acredito na medicina. Me faz melhor. Aprendo, cresço, me torna humana. Se tenho dívidas, pago-as assim. Faço porque acredito.

Nesses últimos dias de protestos nas ruas e nas mídias brigamos por um país melhor. Menos corrupto. Transparente. Menos populista. Com mais qualidade. Com mais macas. Com hospitais melhores, mais equipamentos e que não faltem medicamentos. Um SUS melhor.

Briguei pelo filho do paciente ajoelhado. Por todos os meus pacientes. Por mim. Por você. Por nós. O SUS é nosso.
Não tenho palavras para descrever o que penso da ‘Presidenta’ Dilma. (Uma figura que se proclama ‘a presidenta’ já não merece minha atenção).

Mas hoje, por mim, por você, pelo meu paciente na cadeira, eu a ouvi.

A ouvi dizendo que escutou ‘o povo democrático brasileiro’. Que escutou que queremos educação, saúde e segurança de qualidades. ‘Qualidade’… Ela disse.

E disse que importará médicos para melhorar a saúde do Brasil….

Para melhorar a qualidade…?

Sra ‘presidenta’, eu sou uma médica de qualidade. Meus pais são médicos de qualidade. Meus professores são médicos de qualidade. Meus amigos de faculdade. Meus colegas de plantão. O médico brasileiro é de qualidade.

Os seus hospitais é que não são. O seu SUS é que não tem qualidade. O seu governo é que não tem qualidade.

O dia em que a Sra ‘presidenta’ abrir uma ficha numa UPA, for internada num Hospital Estadual, pegar um remédio na fila do SUS e falar que isso é de qualidade, aí conversaremos.

Não cuspa na minha cara, não pise no meu diploma. Não me culpe da sua incompetência.

Somos quase 400 mil, não nos ofenda. Estou amanhã de plantão, abra uma ficha, eu te atendo. Não demora, não.

Não faltam médicos, mas não garanto que tenha onde sentar. Afinal, a cadeira é prioridade dos internados.

Hoje, eu chorei de novo.“

sábado, 29 de junho de 2013

FRASE DO DIA

Chegou a hora de a presidente Dilma Rousseff experimentar para valer a antipatia que construiu laboriosamente nos últimos dois anos e meio entre deputados e senadores. A queda de 27 pontos em sua popularidade, medida pelo Datafolha, será sentida agora a cada necessidade de negociação. 

Fernando Rodrigues, colunista da Folha de S. Paulo.

Do Blog de Ricardo Noblat

CHARGE DO DIA


Enviado por Ricardo Noblat -

Humor
A charge de Amarildo

PORQUE HOJE É SÁBADO




O site norte-americano Bleacherreport elegeu as 100 atletas mais sexys do mundo. Entre as escolhidas estão as brasileiras gêmeas do nado sicronizado Bia e Branca Feres (foto).

A PALAVRA DO BISPO - A IGREJA E OS APÓSTOLOS POR DOM BERNARDINO



Neste sábado, 29 de junho, a Igreja celebra a festa de São Pedro e São Paulo, os pioneiros a transmitir a fé ao então mundo conhecido.


Dom Bernardino Marchió
Bispo Diocesano

“O Senhor Jesus dotou sua comunidade de uma estrutura que permanecerá até a plena consumação do Reino. Há antes de tudo a escolha dos doze, com Pedro como chefe. Representando as doze tribos de Israel, eles são as pedras de fundação da nova Jerusalém. Os doze e os outros discípulos participam da missão de Cristo, de seu poder, mas também de sua sorte. Por meio de todos esses atos, Cristo prepara e constrói a sua Igreja”. (Catecismo da Igreja Católica n°765)

No grupo dos doze, Jesus Cristo escolhe logo um homem, rude, quase analfabeto, dizendo: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16,18). Essa escolha que Jesus faz de Pedro, como representante legal no grupo dos escolhidos e na Igreja nascente, vem da profissão de fé que Pedro faz diante da pergunta de Jesus: “E vós quem dizeis que eu sou? Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

Pedro era um homem de decisão firme, e assim Jesus vai modelando-o como o oleiro que trabalha o barro. Apesar da profissão de fé, naquela noite da condenação, Pedro nega tudo, faz-se de ignorante; porém na mesma noite ele se arrepende e volta atrás, ao contrário de Judas Iscariotes, que entra em desespero e tira a própria vida.

Jesus restaura o seu representante e depois de ressuscitado prova mais uma vez a sua capacidade perguntando por três vezes: “Simão filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me? E respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas (Jo 21,17). Não pela Inteligência, mas sim pelo Amor Pedro é escolhido.

De outro lado temos Paulo, natural de Tarso, região da Cilícia da Ásia menor. Mas criou-se em Jerusalém, onde se tornou doutor da Lei. Era considerado cidadão romano, fato este que o livrou de muitas prisões. Estudou na escola de Gamaliel, respeitável Rabino Judeu. E como tal comandou as primeiras perseguições contra a Igreja de Cristo. Paulo era conhecido por ser implacável com os cristãos. Era um homem de decisão firme e muito inteligente. No caminho para a cidade de Damasco, Jesus lhe aparece, com uma forte luz que o cega. Paulo ouve a voz do Senhor que pergunta: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”. Ele então é conduzido até a cidade e daí em diante se torna o grande Apóstolo dos pagãos.

Unidos, estes dois homens, auxiliados pelos demais apóstolos, formaram as primeiras comunidades, através da Palavra e da Eucaristia, e por isso são os pilares da Igreja Católica. E ao professar a nossa fé, declaramos publicamente que cremos na Igreja Una, porque é uma só; Santa, porque é de Jesus Cristo; Católica, porque está no mundo todo; Apostólica, porque tem como fundamento os apóstolos. Esta Igreja vem através dos séculos sendo sempre a Igreja de Jesus Cristo, por isso as portas do inferno nunca a vencerão.

Hoje tendo como cabeça e elo o Papa Francisco, queremos reafirmar a nossa fé e a nossa comunhão, acolhendo as suas palavras e seguindo os seus ensinamentos. Mais do que nunca nestes primeiros meses de sua missão, queremos estar unidos ao Papa para que possa verdadeiramente renovar a Igreja na fidelidade ao Evangelho e na escuta dos anseios do povo. 
 
 Por Jornal de Caruaru

70 MIL PESSOAS ESQUETARAM A NOITE FRIA DA VÉSPERA DE FERIADO DE SÃO PEDRO, EM CARUARU


A noite fria da véspera de feriado de São Pedro em Caruaru foi embalada pelo forró autêntico de Fábio Carneirinho. Ele faz parte da nova safra de forrozeiros que defende a modernidade, sem vulgaridade. Músicas românticas esquentaram o público que, de acordo com a polícia militar, foi de 70 mil pessoas nesta sexta, 28.



“Para quem é forrozeiro, cantar em Caruaru é indescritível. Esse é o meu quarto ano consecutivo levando alegria ao São João de Caruaru e esse ano com um gosto especial, pois estou homenageando o cantor Dominguinhos. Visitei-o no hospital em São Paulo em maio e hoje estou lembrando esse mestre no palco desta festa. Além disso, Dominguinhos é meu amigo. Ele participou da gravação do meu DVD cantando ‘Se lembra Coração’ de Luiz Fidelis. Foi emocionante”, declarou Carneirinho.

A festa seguiu com a atração mais esperada da noite, Zé Ramalho, que está na estrada há mais de três décadas e sempre arrasta multidões quando se apresenta no Pátio de Eventos. Canções de cunho social que se encaixam no atual contexto em que o país está vivendo, foram cantadas como “Admirável Gado Novo” e “Medo de Chuva/Gita” de Raul Seixas, que completaria 68 anos, se vivo fosse.

Outros sucessos também foram embalados pelo paraibano como “Táxi Lunar”, “Frevo Mulher” e “Chão de Giz”.

À meia noite, Flávio Leandro pisa no palco do maior e melhor São João do mundo. Ele já gravou oito CDs e 2 DVDs. Dentre suas várias composições, o destaque fica por conta das músicas “Brasilidade” e “De mala e cuia” gravadas por Flávio José.“Caruaru é uma vitrine para ,nós, artistas. Cada vez que piso em solo caruaruense me sinto fortalecido!”, exclamou o pernambucano que completa doze anos de carreira.

Já na madrugada de São Pedro, a juventude se animou com o show da banda caruaruense Sóxote “A”. Ela cantou músicas de artistas nacionais, com um repertório diversificado e juvenil.



FOGUEIRA GIGANTE – Não é a toa que Caruaru mantém o recorde e tradição de maior São João do Mundo, inclusive a fogueira também adquire tamanhos gigantescos.

A festa aconteceu nesta sexta, 28, na praça do Convento , bairro Divinópolis e reuniu mais de três mil pessoas. A fogueira, feita com podas de árvores, possuía aproximadamente 11 metros de altura. Para animar ainda mais a festa, houve apresentações de bacamarteiros, quadrilhas e trio pé de serra. Por Jornal de Caruaru

PRESENTE DE FIM-DE-ANO: "REI" VAI ESTAR NA ARENA PERNAMBUCO


Empresários do Chevrolet Hall têm uma boa notícia para os fãs de Roberto Carlos: o Rei vem ao Recife no fim do ano para show que será armado na Arena Pernambuco.



As negociações surgiram no mês passado, mas só agora foi batido o martelo em relação ao local da apresentação. A data, no entanto, ainda não foi confirmada, mas já está sendo definida de acordo com a agenda do” Rei”, entre o fim do mês de novembro e o início de dezembro. O formato do show deve ser o mesmo apresentado no ano passado, no Chevrolet Hall, em que Roberto Carlos canta sucessos da carreira ao lado de sua orquestra e coral.

Via Blog do Lázaro Medeiros Por Jornal de Caruaru

GOVERNO AUTORIZA A REALIZAÇÃO DE CONCURSO NA SUDENE E NA SUCAM


Publicado| Por: Inaldo Sampaio



O governo federal autorizou as superintendências de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e do Norte (Sudam), instituições vinculadas ao Ministério da Integração Nacional, a lançar ontem os editais de concurso público para seleção de profissionais de nível médio e superior.

São mais de 140 oportunidades de emprego com salários entre R$ 2.570,02 a R$ 5.081,18. As inscrições começam no próximo mês de julho.

Desde que o presidente FHC extinguiu a Sudene, 90% dos seus quadros se aposentaram ou pediram demissão. Agora, o ministro Fernando Bezerra Coelho deseja preencher essas vagas.

VEJA OS ITENS PASSÍVEIS DE DISCUSSÃO NUMA EVENTUAL FUTURA REFORMA POLÍTICA

 
 
 
Publicado  Por: Inaldo Sampaio - FOGO CRUZADO
 

1- A presidente Dilma Rousseff deverá enviar ao Congresso na próxima semana a mensagem por meio da qual convocará um plebiscito para ouvir o povo sobre a reforma política.

2- Enquanto esse plebiscito não é realizado, veja abaixo quais os itens da reforma que poderão gerar um bom debate no Congresso Nacional:

3- Introdução do voto facultativo (hoje é obrigatório).

4- Coincidência das eleições para acabar com pleitos de dois em dois anos.

5- Fim do voto proporcional e adoção do voto em lista.

6- Implantação do financiamento público de campanha eleitoral.

7- Implantação do voto distrital (puro ou misto).

8- Extinção do cargo de suplente de senador e também de vice-prefeito.

9- Extinção da reeleição para os cargos de prefeito, governador e presidente da República.

10- Hoje, não existe consenso no Congresso em torno de nenhum desses temas.

É isso aí.

COMISSÃO DECIDIRÁ DESTINO DA MARINA DA GLÓRIA

Enviado por Ricardo Noblat -

Geral

Entidades vão dizer o que concessionária poderá fazer na área

O Globo

RIO - O projeto de revitalização da Marina da Glória não está mais apenas nas mãos do empresário Eike Batista. Apesar de a Rex, que tem a concessão da área, já ter apresentado uma proposta para o local — que ainda está em análise pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) —, o prefeito Eduardo Paes resolveu intervir na discussão.





Foto: Custódio Coimbra

Ele criará na segunda-feira, como informou Ancelmo Gois em sua coluna no GLOBO, uma comissão para decidir o que pode, ou não, ser construído no lugar. A ideia é que o Iphan, o órgão municipal do patrimônio e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB)discutam, junto à sociedade, o que é melhor para a Marina.

— Projetos de revitalização tramitam há anos no Iphan sem serem aprovados. Ninguém sabe o que pode ou não fazer na Marina. Com a comissão, queremos deixar as regras claras, criar parâmetros. Vai poder ter lojas e centro de convenções? Não vai poder? Se for tudo imexível, então não se mexe em nada. O que não pode é ter essa nuvem de fumaça incômoda sobre a Marina, sem sabermos o que pode ser realizado — diz Paes.

MARCO AURÉLIO: PLEBISCITO É CARO E DESNECESSÁRIO


Josias de Souza



Marco Aurélio: ‘A menos que queiram fazer revolução’, princípio da anualidade tem que ser observado

Membro de dois tribunais superiores —STF e TSE—, o ministro Marco Aurélio Mello recebeu a proposta de realização de um plebiscito sobre reforma política com os dois pés atrás. “Não considero necessário o plebiscito”, disse. “E os custos serão altíssimos”, acrescentou, sem mencionar cifras.

O ministro comentou a iniciativa da presidente Dilma Rousseff numa entrevista ao blog, na noite deste sábado (28). Afirmou que a reforma política é algo técnico demais para ser objeto de um plebiscito. Acha que já não há como aprovar mudanças em tempo de aplicá-las nas eleições de 2014, como quer o Planalto.

Reza o artigo 16 da Constituição que mudanças nas regras do processo eleitoral não podem ser aplicadas às eleições que ocorram até um ano da data da sua vigência. Dito de outro modo: para vigorar em 2014, as alterações teriam de ser aprovadas antes do próximo dia 5 de outubro.

Antevendo a falta de tempo, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), passou a afirmar que esse princípio da anualidade pode ser flexibilizado se o povo autorizar no plebiscito. Marco Aurélio Mello discorda: “Uma emenda nesse sentido seria casuística”

E se o povo consentir? O ministro responde citando uma frase que atribui ao jurista Fábio Konder Comparato: “A Constituição também submete o povo.” Marco Aurélio acrescenta: “A menos que queiram fazer uma revolução, rasgando a Constituição.” Vai abaixo a entrevista:



— Acha razoável a realização de um plebiscito sobre reforma política? Não considero necessário o plebiscito. Não vejo razão de ser. O que precisamos é da atuação de deputados e senadores. Eles já tiveram tempo de fazer essa reforma. É preciso levar em conta que a reforma política é algo essencialmente técnico. Tem inúmeras implicações. Não se trata de dizer ‘sim’ ou ‘não’ a certo questionamento. É bem mais complexo.

— Os temas são técnicos demais? O assunto é técnico. E os custos serão altíssimos. É como você submeter questões técnicas ao corpo de jurados, no tribunal de júri. Não é por aí. Penso que é hora de o Congresso atuar, implementando a reforma política. O plebiscito serviria apenas, a meu ver, para pressionar os congressistas. E não é esse o objetivo de um plebiscito. A razão de ser do plebiscito é outra.

— No caso específico, deseja-se pacificar as ruas. A situação pode piorar quando for divulgado o custo do plebiscito, não? Mais do que já estão indignadas! Não é brincadeira! Só se quiserem incendiar mesmo. É preciso levantar todos os dados. Assim, que a ministra Cármen Lúcia [presidente do TSE], apoiada nos setores técnicos, bem informe a sociedade.

— Supondo-se que ocorra o plebiscito, o resultado condicionaria a ação dos congressistas? O resultado do plebiscito, embora pressione, não obriga o Congresso. Depois do plebiscito, se é que ele vai ocorrer, vai haver a tramitação do que de direito: se for alteração à Constituição, será emenda constitucional; se for apenas para alterar a 9.096, que é a Lei dos Partidos Políticos, e a 9.504, que é a Lei das Eleições, serão projetos de lei. É preciso aguardar. Não dá é para atuar com açodamento.

— A ministra Cármen Lúcia está ouvindo os demais ministros do TSE antes de responder às dúvidas levantadas pela presidente Dilma? Por enquanto, não fomos ouvidos. Penso que a consulta feita é quanto à operacionalização do plebiscito –o tempo necessário e os gastos que acarretaria.

— O governo deseja realizar o plebiscito ainda em agosto e aprovar a reforma política até o início de outubro, de modo a implementá-la já nas eleições de 2014. Acha possível? Não acredito. O plebiscito pressupõe um esclarecimento dos eleitores, para que possam se pronunciar. Só aí já teríamos que ter um espaço de tempo considerável. Antes, o plebiscito pressupõe também uma deliberação do Congresso, convocando-o. Cabe ao Congresso convocar, não ao Executivo. E os congressistas terão que dar os parâmetros, inclusive quanto aos questionamentos a serem veiculados no plebiscito. Isso leva tempo.

— Pela Constituição, as novas regras só poderiam ser aplicadas em 2014 se aprovadas antes de 5 de outubro. Algumas pessoas –entre elas o presidente do Senado, Renan Calheiros— afirmam que esse princípio da anualidade pode ser flexibilizado se o eleitor autorizar no plebiscito. Pode? Uma emenda nesse sentido seria casuística, para se driblar algo que implica segurança jurídica. O que nós temos como regra é que a lei –quando falo lei, estou falando de gênero, incluindo emenda constitucional— entra em vigor imediatamente. Mas não se aplica às eleições que ocorrerem até um ano após. É uma garantia que está na Carta da República.

— Esse assunto foi apreciado pelos senhores, no STF, por ocasião do julgamento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa. O princípio da anualidade é protegido por cláusula pétrea da Constiuição? De fato, tratamos disso na Lei Complementar 135, de 2010. Nós costumamos ter como cláusulas pétreas aquelas em relação às quais há proibição, no artigo 60, parágrafo 4º, de ter-se deliberação a respeito: a forma federativa de Estado, o sufrágio universal, a separação dos Poderes e os direitos e garantias individuais. Se enquadrarmos essa cláusula do artigo 16 da Constituição como uma garantia constitucional de envergadura maior, aí nós vamos assentar que é uma cláusula pétrea. Mas penso que a saída nao é por aí. É preciso pensar que as alterações serão promovidas sempre pelo ângulo da razoabilidade.

— E se a questão for incluída no plebiscito e o povo autorizar a implementação de eventuais mudanças em 2014, mesmo fora do prazo constitucional? Fábio Konder Comparato tem uma frase muito célebre. Ele diz que a Constituição também submete o povo. A menos que queiram fazer uma revolução, rasgando a Constituição. Não é o fato de o povo, que tem uma visão leiga, querer algo contrário à Constituiçao que nos levará a rasgar a Carta da República.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

ANIVERSARIANTE DO DIA

Hoje a nossa homenagem é para o grande Lajedense Dr. PEDRO DE OLIVEIRA MELO, amigo de Taquaritinga do Norte, onde tem relevantes serviços prestados. Para o amigo e leitor do blog, nossos PARABÉNS, votos de sucesso e que DEUS  possa promover a realização de todos os seus desejos. Grande abraço.




POR QUE EM PÃO DE AÇÚCAR TAMBÉM?

Do Blog de Junior Albuquerque
Calçamento da José Juventino em Pão de Açúcar ainda sem solução


A principal avenida do distrito de Pão de Açúcar, a avenida José Juventino, está há mais de um ano com parte dela interditada por causa de de uma obra de calçamento inacabada.


O início da avenida está com a entrada toda esburacada, e na metade dela também, a obra inacabada deixou a principal avenida boa parte interditada, com isso a população está sofrendo há mais de um ano com esse problema. A prefeitura não se pronuncia sobre essa obra que deveria ter sido concluída desde 30 de Setembro de 2012. Estamos esperando que a prefeitura se pronuncie e diga a população quando a obra será concluída.

CAMPANHA POLÍTICA EM BREJO DA MADRE DE DEUS


Hilário faz comício gigantesco em Brejo da Madre de Deus com a presença de Dr. Edson Souza

Na última quinta feira 27, a campanha do prefeito interino Hilário Paulo cresceu na sede do município devido à vinda do prefeito Dr. Edson ao palanque de Hilário, decolando a campanha na sede.


Uma multidão de azul invadiu a cidade para receber Dr. Edson que trouxe várias lideranças, emocionando a multidão que o esperava para a grande passeata.


Políticos de toda região e da capital estivarem dando seu apoio ao baixinho Hilário, nomes como Edson Vieira prefeito de Santa Cruz, Valdemar Borges deputado estadual, Diogo Moraes deputado estadual e Bruno Araújo deputado federal fizeram presença no comício da Onda Azul.


A população invadiu as ruas de Brejo da Madre de Deus, e certamente viu o maior comício da história da cidade.


Confiram as foto de Jeferson Lulu
 
Do Blog de Junior Albuquerque
















Do blog de Junior Albuquerque

quinta-feira, 27 de junho de 2013

FRASE DO DIA

O plebiscito é uma resposta improvisada pela presidente Dilma para tratar de temas tão complexos, de responsabilidade do Congresso Nacional.

Senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Do Blog de Ricardo Noblat

O ALERTA


FOTO GOOGLE


 Sem se arvorar a condição de “profeta”, Eduardo Campos vem batendo nessa tecla há pelo menos seis meses: “Pra ganhar 2014, Dilma tem que ganhar primeiro 2013”. Mas pelas manifestações de rua que se sucedem no país, tudo indica que a batalha deste ano está perdida.

CÂMARA APROVA PROJETO DE MENDONÇA FILHO PARA BAIXAR O PREÇO DAS PASSAGENS DE ÔNIBUS, METRÔ E TRENS


A Câmara dos Deputados aprovou há pouco o Projeto de Lei, de autoria do deputado Mendonça Filho (Democratas/PE), para baixar o preço das passagens de ônibus reduzindo a 0 % as alíquotas das Contribuições Sociais para o PIS/PASEP e COFINS incidentes sobre o transporte municipal.

O projeto foi aprovado com um substitutivo ampliando o benefício para o transporte metroviário, ferroviário e aquaviários de passageiros. “A aprovação foi uma vitória da sociedade e, também, do Legislativo que mostrou sua autonomia e independência diante do Executivo”, afirmou Mendonça Filho, referindo-se a decisão da Câmara de votar o seu projeto antes de analisar a Medida Provisória enviada há pouco mais de 20 dias pela presidente Dilma e que copiava a sua proposta.

O projeto de Lei do deputado Mendonça Filho foi apresentado em 2011. No texto aprovado hoje, o benefício fiscal alcança também os serviços públicos prestados em regiões metropolitanas regularmente constituídas. O projeto de Lei segue agora para o Senado para votação. A redução à zero das referidas alíquotas para os serviços de transporte coletivo já está em vigor por conta da edição da Medida Provisória 617/13. No entanto, a comissão mista do Congresso, que deverá analisar a MP, ainda não foi instalada.

“Infelizmente o Brasil pratica uma política inversa a de outros países em relação ao transporte público. A redução de impostos diminui os custos e repercute diretamente no preço que a população e, principalmente, o trabalhador, vai pagar”, afirmou Mendonça. Segundo o parlamentar, a desoneração tarifária com medidas a serem adotadas pelos municípios, Estados e União é uma discussão que deve mobilizar gestores públicos, usuários e toda a sociedade.

Em 2006 quando foi governador de Pernambuco, Mendonça Filho reduziu em 50% (de 17% para 8,5%) a alíquota de ICMS sobre o óleo diesel para as empresas de transporte coletivo da região metropolitana. Na época, o Governo do Estado abriu mão de R$ 1,2 milhão/mês para beneficiar cerca de 1,5 milhão de pessoas por dia.

Link da matéria com a apresentação do projeto:

http://www.dem.org.br/2011/11/mendonca-filho-apresenta-projeto-para-reduzir-preco-da-passagem-de-onibus/ Por Jornal de Caruaru

PLANALTO: APLAUSOS A EDUARDO INCOMODARAM DILMA

Ainda sobre a presença de Eduardo Campos em Brasília, no final de semana, Leonel Rocha revela, na coluna política da revista ÉPOCA, que o governador pernambucano causou constrangimento à presidente Dilma Rousseff, e aos ministros de estado presentes à reunião de segunda-feira no Planalto. ''Campos chegou atrasado ao Palácio do Planalto e foi aplaudido discretamente por um grupo de governadores e prefeitos quando entrou na sala aonde acontecia a reunião em que a presidente anunciou o pacote com as cinco propostas de pacto com a sociedade.''

Integrante da base aliada, mas crítico do governo Dilma, Eduardo Campos (PSB), segundo a Folha de S.Paulo desta quarta-feira, fez ressalvas ao pacote ao afirmar que a convocação de um plebiscito deveria ser debatida pelo Congresso. O pernambucano, possível rival de Dilma em 2014, também considerou que os R$ 50 bilhões prometidos no anúncio de ontem para novos investimentos em mobilidade urbana servem como 'ajuda' se forem liberados imediatamente para Estados e municípios. Mas defendeu um valor maior para resolver pendências 'muito mais graves e complexas'.
Do Blog de Magno Martins. 

LIV MORAES É ATRAÇÃO CONFIRMADA NO SÃO PEDRO DE RIACHO DAS ALMAS

A Prefeitura de Riacho das Almas, que firmou uma parceria com a Fundarpe – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco confirmou a presença da cantora Liv Moraes, filha do cantor Dominguinhos como uma das atrações que devem subir ao palco do Arraial do Gonzagão, em Riacho das Almas.



A cantora deve se apresentar no dia 28 de junho. Além dela, se apresentam as bandas Pickap Turbinada e Forrozão na Gandaia.

O São João de Riacho das Almas começou no dia 12 de junho e deve terminar no dia 29, com a Festa de São Pedro, padroeiro do distrito Vila Pinhões.
 
Do blog de Jornal de Caruaru