terça-feira, 30 de abril de 2013

O PODER QUE NÃO PODE - PREFEITO DE TAQUARITINGA DO NORTE HUMILHA O PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO








OPOSIÇÃO QUE NÃO ABRE!
VEREADORES ATUANTES

 

Não resta outra alternativa, a não ser comunicar  a população de Taquaritinga do Norte que a Câmara Municipal, NADA mais é!, (virou),   um departamento da desastrosa administração do PODER EXECUTIVO, QUE MANDA E DESMANDA na Câmara Municipal. Mesmo sem nenhum embasamento, formal ou jurídico, o Prefeito  obrigou o PODER LEGISLATIVO, mais propriamente os que dão sustentação a medíocre administração que faz, a  DESFAZER o que foi aprovado LEGALMENTE  e por unanimidade. O poder Legislativo de Taquaritinga do Norte é um PODER QUE não PODE, salvo se for do interesse  e autorizado pelo PREFEITO (quase rei), algo que o agrade e que faça algum elogio para afagar o seu EGO.

POBRE PODER LEGISLATIVO – POBRE TAQUARITINGA.


É fácil entender agora, porque a PRESIDENTA da Câmara Municipal deixou o Vereador JÂNIO ARRUDA, fora das comissões daquela casa, Mas Jânio  e os Vereadores que fazem oposição (Demar, João da Banda e a Vereadora Cinthia), vão cumprir os seus mandatos, fazendo oposição ao “MODO CALABAR DE GOVERNAR”,  que nada mais é, do que tripudiar em cima do povo humilde do nosso município.


VAMOS CONTAR A  HISTÓRIA E MOSTRAR DOCUMENTOS.

Em Janeiro, conversando com várias pessoas em Gravatá do Ibiapina (Vila que o Prefeito não gosta, pelo contrário,  detesta), pediram-me para apresentar requerimento na Câmara Municipal, para que  o PSF (prédio em construção), fosse colocado o nome de MARIA QUITÉRIA - (JUSTIFICATIVAS A SEGUIR). Os ex-Vereadores, que representam o lugar, Dé Cumaru e Cacalo, estavam presentes e disseram da importância que Maria, representou e é memória viva na comunidade, pois bem, este vereador que tem raízes profundas em Gravatá do Ibiapina, cumprindo sua obrigação, apresentou requerimento na Câmara  Municipal, que foi aprovado por ‘UNANIMIDADE”, praxe daquela casa.


Conversando com o Vereador Ronaldo Veiga, que ainda estava no exercício da função,  e hoje faz falta, pelos seus conhecimentos, ele disse faça logo o Projeto de Lei, pois o requerimento já foi aprovado, assim fica tudo resolvido. Assim fiz, apresentei o PROJETO DE LEI, que foi aprovado pela Comissão de Legislação e Justiça, com parecer da assessoria jurídica favorável. Em plenário, foi aprovado, por unanimidade em duas votações, e encaminhado ao prefeito para a sanção. Porém ao chegarmos para a reunião da Câmara em 23 de abril, pois a reunião foi antecipada, nos deparamos com o VETO do prefeito ao referido projeto.


VETO é uma das prerrogativas que o prefeito tem para ir de encontro a decisões do poder legislativo, porém deve ser embasada na lei (o que não foi). O VETO do prefeito é uma aula de politicagem, de indecência, de incoerência, de falta de ética, é um acinte a população de Gravatá do Ibiapina.

Lamentavelmente o VETO, mesmo SENDO, em voto SECRETO,  foi mantido pelo placar de 6 x 4 (a presidenta só vota em caso de empate). VOTARAM  contra o VETO e a favor do nome de MARIA QUITÉRIA no PSF os vereadores:  Jânio Arruda, Cinthia Delise, João da Banda e DEMAR.

DUAS DERROTAS: A população de Gravatá, juntamente com a oposição foram derrotados, e a DERROTA  mais contundente,  é a derrota do PODER LEGISLATIVO, pois diante da arrogância, da politicagem, não restou outra alternativa, a não ser ficar de JOELHOS para um prefeito insano, que mais uma vez destila seu ódio contra o povo de Gravatá do Ibiapina e contra o Vereador Jânio Arruda.

VALE SALIENTAR: que em nenhum momento foi apresentado qualquer pedido para modificar o nome do prédio onde hoje funciona a Unidade de Saúde, que tem o nome do saudoso ARTUR XAVIER, que também, não tem qualquer registro oficial na Câmara Municipal, apenas um convite,   de um ex-prefeito, que colocou, sem que haja qualquer lei neste sentido, um nome, em um prédio que foi construído na época do Governador Agamenon Magalhães, restaurado e reconstruído na administração do Ex-Prefeito Jânio Arruda.       

 

 Esse é o prédio onde funciona a unidade de saúde, 
que em nenhum momento foi ventilado, por quem quer que seja, 
a retirada do nome do Sr. Artur, que também nunca foi 
colocado o nome dele formalmente, legalmente.


 Esse é o prédio onde vai funcionar o PSF de Gravatá do Ibiapina, 
ainda em fase de construção, PSF que a Câmara aprovou e o prefeito 
mandou voltar atrás, retirando o nome aprovado de Maria Quitéria.














QUAISQUER DÚVIDAS SOBRE A LEITURA DOS DOCUMENTOS, CÓPIAS ESTÃO EM NOSSO PODER À DISPOSIÇÃO DA  POPULAÇÃO.

ESPERO QUE ESTA MATÉRIA SIRVA PARA UMA REFLEXÃO E MELHORIAS DO PODER LEGISLATIVO DE TAQUARITINGA DO NORTE.

ESCRITO POR  Jânio Arruda.

"ESSE É O MODO CALABAR DE GOVERNAR"
HUMILHANDO O POVO DE DIVERSAS 
LOCALIDAES, INCLUSIVE DE GRAVATÁ..

FRASE DO DIA

Não tem quem nos derrote, e isso garante a nossa força. 

Dilma Rousseff

Do Blog de Ricardo Noblat

CHARGE DO DIA - (Magno Martins).

 

SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE PE

Novo Conselheiro





O Governador Eduardo Campos (PSB) abraçou a campanha do COMPAZSCC (Conselho da Paz de Santa Cruz do Capibaribe). Campos recebeu das mãos do prefeito Edson Vieira (PSDB) e da presidente interina do conselho, a vereadora Narah Leandro (PSB) a camisa e as cartilhas da campanha.


Com o título “Sou da Paz, Sou Tolerante” a campanha tem parceiros nas mais variadas áreas, e leva através de palestras uma mensagem de paz as comunidades da cidade de Santa Cruz do Capibaribe.


“Temos no Governador uma referência. Fizemos questão de entregar em mãos a camiseta da a ele que será o novo conselheiro da paz”, disse Narah.


“Vou usar essa camisa em minhas pedaladas. Parabéns pela iniciativa, é importante se levar a mensagem de paz para toda uma região”, revelou o governador.


O prefeito Edson Vieira falou sobre o empenho para a reativação dos conselhos. “Estamos apoiando os conselhos e todas as campanhas que promovam a paz, e juntos, estamos nesta luta contra a violência, e para isso, contamos com a força de todos”, disse. 
Por Joseilson Chagas.
Do Blog Opinião

RANILSON RECEBE PROMESSA DE APOIO DOS 49 DEPUTADOS ESTADUAIS




O ex-deputado e atual secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, deverá ser mesmo o próximo conselheiro do Tribunal de Contas na vaga decorrente da aposentadoria do conselheiro Romário Dias.

Embora a vaga pertença ao Poder Legislativo, o candidato a ocupá-la, desta vez, não será um deputado e sim um “ex”.

Com apoio do presidente da Casa, Guilherme Uchoa (PDT), Ranilson visitou nos últimos três meses os gabinetes dos 49 deputados estaduais e recebeu promessa de apoio de todos eles.

Romário Dias completou nesta segunda-feira 70 anos de idade e por exigência da Constituição teve que se afastar do serviço público, compulsoriamente.

Ele requereu a aposentadoria na última quinta-feira e a partir de amanhã (dia 30) começa a examinar a possibilidade de disputar novamente um mandato de deputado estadual nas eleições do próximo ano.
Do Blog de Inaldo Sampaio.

PSB ACHA QUE BEZERRA COELHO FAZ QUE VAI, MAS NÃO VAI

Os socialistas criticam o assédio deliberado ao ministro Fernando Bezerra Coelho, da cota do governador pernambucano, e dão como certa sua permanência na sigla. Dizem que ele só não disse isso textualmente aos petistas para não inviabilizar seu futuro na Esplanada. Aliados do governador Eduardo Campos detectaram digitais de Ideli e Aloizio Mercadante (Educação) nos acenos para convencer Bezerra Coelho(Integração Nacional) a trocar o PSB pelo PT. A informação é de Vera Magalhães, na Folha de S.Paulo desta terça-feira.

''Outrora confiante em acordo que fizesse Campos desistir do projeto presidencial, Jaques Wagner (PT-BA) já se mostra mais cético: 'Acho que o caminho de volta se estreitou''. 
Do Blog do Magno Martins.

MENSALEIROS

FOTO GOOGLE

MENSALEIROS– O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) pediu urgência, ontem, para a tramitação da PEC, de sua autoria, que torna automática a perda do mandato do parlamentar nas hipóteses de improbidade administrativa ou de condenação por crime contra a administração pública. Batizada de PEC dos mensaleiros, impede que parlamentares como José Genoino (PT-SP) e João Paulo Cunha (PT-SP), condenados pelo STF, continuem exercendo o mandato. 
Do Blog do Magno Martins

COLUNA DO BLOG DE MAGNO MARTINS





A razão da 'crise'

Não há conflito entre poderes. O que existe de fato, na emenda do deputado Nazareno Fontenelle (PT-PI), de reduzir a influência e o poder do Supremo Tribunal Federal, é uma reação destemperada da base governista no Congresso à liminar do ministro Gilmar Mendes, ex-presidente do STF, barrando a tramitação do projeto impedindo que novos partidos tenham tempo de TV e direito ao fundo partidário.

A matéria, já aprovada pela Câmara dos Deputados, tem alvo certo: a Rede Sustentabilidade, da ex-ministra Marina Silva, legenda que tenta criar para viabilizar sua candidatura ao Planalto.

Ex-ministra do Meio Ambiente, ex-petista, Marina disputou as eleições presidenciais de 2010 e saiu das urnas com um capital de 20 milhões de votos.

Além de Marina, o Governo e o PT queriam barrar a fusão do PPS ao PMN, mas Roberto Freire, presidente do novo MD, foi mais esperto e materializou a ideia antes da aprovação do projeto pela Câmara.

Passou, assim, uma rasteira no Governo, que diante disso necessitava de urgência pelo Senado na tramitação do projeto, barrado em boa hora com a liminar de Gilmar Mendes. Quem está por trás também desta briga artificial e, portanto, não duradoura, é a quadrilha do mensalão, já julgada e condenada e que tem interesse óbvio na redução dos poderes do Supremo. O resto é lorota!

APAGÃO DA CELPE EM RECIFE



  Privatizada, a Celpe mudou para pior: choveu, falta energia. E isso não se dá apenas no Interior, onde os apagões são mais frequentes, mas também no Recife e Região Metropolitana. O temporal que caiu do domingo para ontem deixou muitos bairros metropolitanos às escuras por mais de quatro horas. 
Do Blog do Magno Martins.

QUEM FARÁ A CAMPNHA DE AÉCIO EM PE?





Fogo Cruzado

Publicado em: 30-04-2013 | Por: Inaldo Sampaio
Coluna Fogo Cruzado – Folha de Pernambuco – 30 de abril

Antes que o PSDB o questionasse sobre em quem votará em 2014 para a sucessão de Eduardo Campos, o ex-deputado Pedro Eurico adiantou logo sua posição. Acompanhará o candidato do governador, independente de o seu partido lançar ou não candidato próprio para o governo estadual. Não disse em quem pretende votar para presidente da República, mas deixou implícita sua posição. Se votará no PSB para governador, como não votar também para presidente da República?

Esse é um dos problemas que o senador Aécio Neves terá em Pernambuco em 2014: com que forças irá contar para fazer sua campanha? Mário Covas na eleição de 89 teve um PSDB pequeno, mas unido; Fernando Henrique Cardoso em 94 e em 98 contou com o PSDB e o PFL, então liderado por Marco Maciel, que foi o seu vice; José Serra em 2002 e em 2010 também teve o apoio desses dois partidos, mais o senador Jarbas Vasconcelos; assim como Geraldo Alckmin em 2006.

Mas, e o senador Aécio, com que forças políticas irá contar? O PSDB está “bichado” porque a maioria dos seus prefeitos, vereadores e deputados estaduais estará no palanque de Eduardo Campos. Sobram para fazer a campanha do tucano os deputados federais Sérgio Guerra e Bruno Araújo e os deputados estaduais Terezinha Nunes, Daniel Coelho, Betinho Gomes, Antonio Moraes e Eduardo Porto. Com os prefeitos do partido ele não contará, exceto o de Jaboatão, Elias Gomes.

ALEPE DIVULGA GASTOS COM COMISSIONADOS



 
Foto: Bernardo Soares/JC Imagem

Por Ayrton Maciel, do Jornal do Commercio

Vinte dias após quebrar a antiga resistência interna de parte dos 49 deputados e da mesa diretora, revelando a quantidade de 1.833 comissionados e 264 efetivos em seu quadro de pessoal – uma proporção de 6,94 cargos em comissão para cada servidor efetivo –, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) divulgou, na última sexta-feira, o comprometimento da folha de pessoal com cada um dos dois segmentos da Casa. De uma folha de R$ 11,7 milhões, em 31 de março, R$ 7,8 milhões foram para pagar comissionados e R$ 3,9 milhões para salários de efetivos. A proporção é de duas partes (dois terços do valor dos salários) para os cargos de confiança e uma parte (um terço do valor dos salários) para os funcionários de carreira.

Dados liberados pela superintendência-geral da Assembleia, autorizados pelo presidente Guilherme Uchoa (PDT) e a mesa diretora, revelam, também, que o Poder Legislativo gastará R$ 16,4 milhões/ano, de acordo com o novo contrato em vigor, com o pagamento da empresa prestadora de serviços Conserbens, o que inclui o pagamento de salários de 611 funcionários terceirizados. A Assembleia não revelou, porém, o valor do contrato anterior com a Conserbens.

Antes transitando entre o sigilo e o mistério, a divulgação de dados do quantitativo discriminado de pessoal e dos valores para bancar essa folha é um passo do Poder Legislativo no sentido de dar transparência às suas contas, depois da aprovação das Leis de Acesso à Informação dos governos da União e do Estado e da pressão da sociedade por mais clareza nos Legislativos. A Alepe, todavia, ainda não elaborou e aprovou a sua própria legislação de acesso às informações. Uma comissão, coordenada pelo deputado André Campos (PT), desenvolve estudo no sentido de apresentar uma proposta.

Ao revelar o quadro de pessoal da Casa, o Legislativo expôs números desproporcionais na relação entre servidores efetivos e comissionados. Do 1.833 em cargos em comissão, 1.701 estão nos 49 gabinetes parlamentares e 132 nos cargos da estrutura administrativa. A média é de 34 comissionados por deputado. O total é de 2.097 servidores.

A desproporção levou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), endossado por seu Conselho Federal, a ajuizar uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin), no Supremo Tribunal Federal (STF), contra o conjunto de leis do Legislativo Estadual que respalda o seu quadro de cargos comissionados.
 
Do Blog de Jamildo.

GILMAR MENDES DIZ QUE STF DEVE JULGAR EM MAIO PROJETO SOBRE PARTIDOS

Enviado por Ricardo Noblat -


Nathalia Passarinho, G1

Após se reunir com os presidentes da Câmara e do Senado, o ministro Gilmar Mendes (foto abaixo, em pé), do Supremo Tribunal Federal, afirmou nesta segunda-feira (29) ao G1 que levará em maio para julgamento no plenário da corte a ação contra o projeto que impõe regras mais rígidas para que novos partidos políticos tenham acesso a maiores fatias do fundo partidário e do tempo de TV. Na última quarta (24), Mendes determinou suspensão da tramitação da proposta no Congresso.

A decisão do ministro foi criticada por parlamentares. O presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse na semana passada que havia uma "invasão" do Supremo no processo legislativo do Senado e da Câmara. Na última quinta (25), o Senado apresentou recurso no STF para derrubar a liminar de Mendes que interrompeu a tramitação do projeto. Calheiros e o presidente da Câmara, Henrique Alves, se reuniram nesta tarde com Gilmar Mendes para discutir a questão.

PAGANDO O PATO


VALDO CRUZ *

O PT parece não aprender com os próprios erros. Contrariado, aposta no confronto como melhor caminho para atingir seus objetivos. Sinceramente, de um partido no poder esperava-se mais profissionalismo. Vejamos.

No ano passado, a cúpula petista fez de tudo para adiar o julgamento do mensalão, disparando inclusive torpedos na direção de ministros do STF. Tática condenada até pelos advogados dos mensaleiros, que só fez acirrar os ânimos contra o partido dentro do Supremo.

Agora, deputados do PT articularam a votação de uma emenda constitucional que tira poderes do STF. Exatamente no instante em que o tribunal está para concluir o julgamento e réus petistas sonham em rever suas penas de prisão.

Nada mais amador. A ideia provocou tamanha reação contrária que a Câmara dos Deputados retirou a proposta da pauta de votação. E o clima no tribunal em relação ao PT, que já não era bom, piorou.
Hoje, diante do prejuízo irreversível, petistas defendem nos bastidores que a presidente Dilma Rousseff indique para o Supremo ministros que tenham certa afinidade com o partido. O sonho é formar no STF um grupo de confiança para evitar derrotas em temas sensíveis.

Nada indica, contudo, que a presidente seguirá tal conselho. Sem falar que nem sempre dá certo. Ao virar ministro do Supremo, Luiz Fux despertou no petismo a ideia de que não iria condenar o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu. Condenou.

Enfim, o novo embate entre PT e STF de nada serviu aos mensaleiros. E complicou ainda mais a escolha, pela presidente, do próximo ministro do Supremo -- há uma vaga aberta desde o ano passado.

O indicado corre o risco de pagar pelos erros alheios. Sua vida pode ser revirada pelo avesso para ser aprovado no Senado. Tanto que, no tribunal, o comentário corrente é que ninguém gostaria de estar na pele do futuro colega.(*Folha de S.Paulo).

segunda-feira, 29 de abril de 2013

FRASE DO DIA

O Supremo Tribunal Federal está colocando o Congresso Nacional no eixo. Mostra que existem juízes no Brasil. 

Senador Pedro Taques (PDT-MT), sobre liminar do STF que suspendeu projeto de lei que dificulta a criação de partidos políticos.

Do Blog de Ricardo Noblat

CHARGE DO DIA

E vice-versa!

Josias de Souza 29/04/2013




 
- Charge do Paixão, via Gazeta do Povo

ESCURIDÃO DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL - INSEGURANÇA E O ABANDONO DO MUNICÍPIO DE TAQUARITINGA DO NORTE


                                                                      Fotos google

Nós nortetaquaritinguenses, vivemos um dos momentos mais difíceis da história do município, outrora pacato, bom e seguro de se viver, hoje transformado em caos. Além da escuridão provocada pela CELPE, ESTAMOS VIVENDO A escuridão administrativa, onde em Taquaritinga o Turismo não existe, a educação é ruim, a saúde é péssima e a segurança não existe.


Vejamos alguns fatos registrados nos últimos quinze dias, sem que tenha havido qualquer providência preventiva do Governo Municipal: Além da escuridão da CELPE, a polícia prendeu elementos fabricando dinheiro, na cidade e Taquaritinga do Norte, também no centro da cidade uma loja foi assaltada as dez horas, em plena luz do dia, um desmanche de motos foi estourado, pela polícia, no Bairro Silva.. Em Pão de Açúcar, um jumento morreu eletrocutado, em plena avenida, ao encostar, num poste da prefeitura, que sem manutenção, provocou a morte do animal, dois carros que foram queimados no centro de Pão de Açúcar, em 14 de março, ainda se encontravam no local, sendo retirado após denúncia da imprensa, através do blog de Junior Albuquerque, Em Tatus, tomaram de assalto o carro do vereador Demar, em sua residência.

É freqüente assaltos em Gravatá do Ibiapina, Pão de Açúcar, na cidade e zona rural do município.

A administração pública do município, tem tudo a ver, com descuido e descaso que vem acontecendo com a população. Na área de segurança a administração já podia ter criado uma GUARDA MUNICIPAL para auxiliar o aparelho de segurança no município. Em determinado momento o atual prefeito fez duas festas, uma em Taquaritinga e outra em Gravatá do Ibiapina, comemorando, dizendo ele, em mais um momento de exibicionismo, cabotinismo, fatuidade, ou no popular: AMOSTRAMENTO, que estava resolvendo o problema de segurança com aquela PATRULHA RURAL, que “ele estava trazendo para Gravatá do Ibiapina e Zona Rural”, pois hoje, esse é um serviço inexistente e inoperante, não funciona.

A Administração atual, que é comandada por um desastrado e sem prestígio, tem muita conversa e pouca ação. Eis aí o retrato da atual situação do nosso município. M a s....

                             “Esse é o modo calabar de governar o povo do município”.

Jânio Arruda

JÂNIO ARRUDA - VERA E A RELAÇÃO COM A FAMÍLIA BRITO

TIVEMOS O PRAZER DE RECEBER A FAMÍLIA BRITO, EM NOSSA RESIDÊNCIA, NO ÚLTIMO SÁBADO. FOI UM GRANDE MOMENTO DE ALEGRIA E FELICIDADE, UMA VERDADEIRA CONFRATERNIZAÇÃO, DE PESSOAS VERDADEIRAMENTE AMIGAS. A FAMÍLIA BRITO TEM ORIGEM E PRESERVA O SEU PIONEIRO, MEU AMIGO PESSOAL E UMA DAS PESSOAS QUE MAIS DEFENDEU, COM AMOR, PATRIOTISMO E BAIRRISMO A NOSSA TAQUARITINGA DO NORTE. TRATA-SE DE OTÁVIO PEREIRA BRITO, CARINHOSAMENTE CONHECIDO E TRATADO EM NOSSO TERRA POR "MOSCOU".

Jânio Arruda.





GRANDE INCENTIVO - MENSAGEM ATRAVÉS DO FACEBOOK

 
  Beto Silvapublicou emJânio Arruda
SábadoREVERENCIADO, esta palavra tem um efeito enorme quando aliamos o personagem com o conteúdo.
Fazendo de sua terra natal um território sagrado, o detentor deste título vem como um guerreiro em defesa de seu espaço e de seus conterrâneos, este fiel cumpridor da missão de líder, tem feito com primazia as suas atividades em favor dos que tem nessa figura incontestável de liderança ativa. Como poderíamos descrever numa frase, ou em pequenas linhas, as mais sinceras declarações e aparições na forma de liderança politica. 
É inevitável não percebermos o incômodo causado pelas atitudes tomadas em favor de seu povo, nos semblantes e nas opiniões de seus oponentes, esta liderança inconteste, dedicou a sua vida a construção de um nome, este nome chama-se JANIO ARRUDA DA SILVA, nome forte que criou nas sua pronuncia um eco penetrante nas entranhas da terra solida onde nasceu, estamos juntos nessa caminhada, conte comigo!
"Há que endurecer-se, mais sem perder a ternura, jamais!" esta frase foi dita pelo guerrilheiro cubano Che Guevara, o aproveitamento desta rica mensagem numa pequena frase, serve pra que os pressuposto líder ou lideres, não esqueça de aplicá-la aos que juntos caminham com ele, e os que pretendem caminhar.

Atenciosamente, seu amigo Beto.
AGRADECIMENTO - Meu Caro Amigo Beto, sua mensagem, suas palavras, são um grande incentivo, para quem faz política com seriedade e voltado para a causa pública. Tenha certeza que para mim é um grande troféu, suas colocações a meu respeitoe, trazem mais responsabilidade e incentivo para que continue a caminhada política, com mais determinação e coragem para vencer os obstáculos que certamente virão. 

Meu abraço e meu muito obrigado.

Jânio Arruda

PT JAMAIS APOIARIA EDUARDO




PT jamais apoiaria Eduardo

Eduardo está certíssimo em entrar na disputa presidencial já em 2014. É o governador mais popular do País, está presente na mídia, tem ganchos, não pode deixar o cavalo passar e não montar. Alguns teóricos petistas acham que ele deveria esperar 2018, porque agora seria a vez de Dilma.

Ora, o governador não nasceu ontem em política. Ele sabe que nunca terá o apoio do PT. Se agora é Dilma, 2018 o PT arranja outro nome. E já tem até fila: Lula, Fernando Haddad, Mercadante, Marta e vai por aí afora!

Falando português claro, o candidato de Lula em 2018 é Haddad, hoje, de longe, o seu maior e fiel cão de guarda, em quem confia cegamente, mais do que em Dilma. Eduardo, portanto, está excluído desta fila.

Como todo político que sonha em governar o seu País, o que ele tem que fazer é justamente o que está fazendo: por o seu nome em discussão. Há quem reconhece que ele está certo, mas comete o pecado mortal de manter o PSB, seu partido, com cargos no Governo.

Haverá o momento para este desmame, que pode até ser antecipado em função da virulência do programa eleitoral de quinta-feira passada. Mas este rompimento é uma via de mão dupla ou os mesmos açodados que pregam a entrega dos cargos esquecem que o PT também detém uma fatia na gestão socialista em Pernambuco?

Paradoxalmente, Eduardo esmagou o PT no Recife, “roubou-lhe” a Prefeitura, mas petistas juramentados, como Isaltino Nascimento, não largam o osso. Cai, assim, por terra o discurso do PT de que Eduardo está sendo incoerente. Se a coerência cobrada vale apenas para o governador, o PT deveria também já ter devolvido os cargos no Estado, em caráter irreversível, após as eleições municipais. E não o fez, embora o partido já tenha assumido, tanto aqui quanto no plano nacional, que terá candidato próprio a governador. 
Por Magno Martins

GERALDO JULIO VISITA PROJETO "RECIFE ANTIGO DE CORAÇÃO"



O Centro da cidade tornou-se um grande parque urbano neste domingo (28), com a segunda edição do projeto “Recife Antigo de Coração”. Nem mesmo o tempo de chuva atrapalhou a programação organizada pela Prefeitura, que preencheu quase todo o local e já conquistou a rotina do recifense. O prefeito Geraldo Julio, que foi ao bairro pela manhã e à tarde conferir as atrações, anunciou que a terceira edição do projeto será realizada em mais.

“A gente quer fazer as pessoas viverem a cidade cada vez mais e pensamos neste projeto como uma ação que deve acontecer a longo prazo. Nossa ideia é realizar uma vez por mês, para podermos identificar o que pode ser aprimorado e depois ampliar esse calendário”, destacou Geraldo Julio.

Usuário da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, o prefeito pedalou até o Recife Antigo pela manhã. Acompanhado da família, Geraldo chegou a jogar basquete de rua no polo esportivo, na Avenida Marquês de Olinda. À tarde, o gestor voltou ao bairro com a primeira-dama do Recife, Cristina Mello, para conferir a feirinha da Rua do Bom Jesus, a exposição de carros antigos, na Rio Branco, e a pista de patinação, também na Marquês de Olinda.

“A gente evoluiu a programação, aumentando o número de atrações”, ressaltou Geraldo Julio, que ainda acompanhou uma apresentação de artistas circenses e a peça teatral “A herança de nós todos”, no Marco Zero. Do Recife Antigo, o prefeito seguiu para a Ilha de Comandatuba, na Bahia, para um fórum de líderes brasileiros.

A programação contou ainda com um desfile de moda no auditório do Centro de Artesanato. Essa atração foi promovida em parceria com três faculdades de Moda da cidade: Faculdade Senac, Faculdade Boa Viagem e UNINASSAU. Neste momento, está sendo realizada a apresentação do cantor havaiano Keola Beamer, do músico Jeff Peterson e da dançarina de hula Moanalani Beamer.
Do Blog de Magano Martins

GUERRA ASSUME COMANDO ESTADUAL DO PSDB EM PERANBUCO



O deputado federal Sérgio Guerra assumiu neste domingo (28), no Recife, a presidência do PSDB de Pernambuco. O parlamentar vem de dois mandatos na direção nacional do partido e acumulará as duas funções até o próximo mês quando o senador mineiro Aécio Neves, provável candidato tucano à Presidência da República em 2014, assumirá o cargo.

Agora, com a missão de fortalecer o PSDB no Estado, Sérgio Guerra acredita que o resultado eleitoral obtido pela legenda nas últimas eleições municipais (2012) “ajudará o partido a chegar mais competitivo na sucessão de 2014”. O PSDB ficou em segundo lugar entre as legendas mais bem votadas nas eleições municipais de 2012 em Pernambuco. Por essa razão, o dirigente tucano defende que o partido assuma claramente, ao longo deste ano, a candidatura de Aécio Neves à Presidência.

Para Guerra, as portas “já estão mais do que abertas para o senador mineiro” que precisa começar, de imediato, a fazer do PSDB “um partido maior, trabalhar as coligações proporcionais para fortalecer as bancadas no Legislativo e tornar a legenda mais conhecida em todo o Brasil”. A urgência defendida por Guerra para que o PSDB se antecipe em anunciar seu pré-candidato à Presidência também reside no fato de Aécio Neves ainda ser um nome desconhecido no País.

“Somente a Dilma (Rousseff) não tem problemas de desconhecimento. Ela é conhecida por 97% dos brasileiros. A Marina ainda tem algum problema, apesar de já ter disputado a eleição. Mas tanto Eduardo (Campos) quanto Aécio é pouco conhecido do eleitorado no geral. Já participei de campanhas para presidente, como por exemplo, a de Geraldo Alckmin (PSDB), e sei que o desconhecimento é um problema que deve ser resolvido com algum tempo. É bom que seja resolvido com brevidade porque não é algo fácil. Por isso defendo que o partido tenha candidato a presidente da República ainda este ano”, justificou.

A possibilidade de mais de uma candidatura de oposição à Presidência - além da de Aécio Neves pelo PSDB, a do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a da ex-senadora Marina Silva -, é vista pelo deputado Sérgio Guerra como um fator que criará mais dificuldades para o PT. Isso porque, na sua avaliação, “não será fácil para a presidente Dilma enfrentar uma eleição com Aécio no Sudeste e Eduardo no Nordeste”.

“Aécio, Eduardo e Marina candidatos cria maiores desafios porque já não há mais reserva de mercado de votos (para o PT). O candidato da oposição vai ter 30%, 40% ou até 45% dos votos. O do governo poderá chegar a 55%. Não há mais reserva (de votos). Todos são candidatos e vão ter que fazer valer suas propostas. Essa multiplicidade de candidaturas leva o eleitorado a decidir melhor sobre quem deve ser o presidente da República”, avaliou o presidente do PSDB.

Guerra, entretanto, ponderou o caminho que o governador Eduardo Campos escolheu para conduzir sua pré-candidatura presidencial. Enxerga na postura crítica do socialista ao governo da presidente Dilma Rousseff, do qual o PSB faz parte, “não exatamente um projeto oportunista, mas sinceras dúvidas sobre aspectos do atual governo”. “O fato é que mais cedo ou mais tarde ele vai ter que resolver (se é governo ou oposição”), alertou.

FORÇA NO LEGISLATIVO
Além da importância do projeto nacional, o presidente do PSDB pernambucano entende que a legenda deve se dedicar ao seu fortalecimento nas assembleias legislativas, Câmara dos Deputados e Senado Federal. Guerra reconhece a dificuldade que será o trabalho de montagem das chapas proporcionais para as eleições de 2014 e a atribui à “desordem partidária que caracteriza as eleições brasileiras”.

“Não está fácil para o PSDB nem para os partidos maiores formarem chapas competitivas nas eleições proporcionais. Então essa é nossa prioridade. Vou ajudar nisso. O PSDB e os partidos maiores desejam menos partidos e mais alianças. É o mais sensato, mas a insensatez não tem tamanho. A insensatez são os partidos de aluguel, as legendas que vendem seu tempo de televisão. Questões da democracia brasileira que infelizmente não estão sendo enfrentadas”, lamentou.

A convenção estadual do PSDB de Pernambuco ocorreu na sede do partido, no Recife, e contou com a presença de vários militantes, prefeitos, vereadores e deputados da legenda mas, principalmente, de integrantes da juventude tucana que agora passar a ter um comando no Recife. O jovem Rodrigo Barros assumiu a presidência da al, considerada primordial pelo PSDB para o trabalho de fortalecer o partido na Região Metropolitana.

Serviço:
Nova executiva estadual do PSDB:
Sérgio Guerra - presidente
Bruno Araújo - 1º vice-presidente
Terezinha Nunes - 2º vice-presidente
Betinho Gomes - secretário geral
Aline Mariano - 1ª secretária
Caio Melo - tesoureiro

Vogais
Evandro Avelar
Antônio Moraes
Claudiano Filho
Judite Botafogo
Do Blog do Magno Martins

DIRETAS JÁ! O PRIMEIRO PASSO PARA A DEMOCRACIA


,
Publicado por Maurício Júnior
Mobilização chegou a reunir mais de 500 mil pessoas na Praça da Candelária, no Rio de Janeiro, e na Praça da Sé, em São Paulo (Foto: Internet)

Por Mirella Araújo
Da Folha de Pernambuco

Há 30 anos, mesmo com o regime militar perdendo força, o direito da sociedade de eleger seu representante ainda era um desejo distante da realidade. No dia 2 de março de 1983, o deputado federal Dante de Oliveira (PMDB-MT) encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei nº 5, que instituía o voto direto para escolher o sucessor do presidente João Batista Figueiredo. O PL ficou conhecido como “Emenda Dante de Oliveira”, que foi para votação no ano seguinte, no dia 25 de abril, mas terminou sendo rejeitada por uma manobra dos aliados governistas. Mesmo com a derrota no plenário e com a eleição indireta de Tancredo Neves, primeiro civil a assumir a presidência da República, a sociedade civil só pôde ir às urnas em 1989.

O movimento a favor do restabelecimento da democracia ganhou as ruas e passou a ser chamado popularmente de “Diretas Já!”. Sob as palavras de ordem “Um, dois, três, quatro, cinco, mil, queremos eleger o presidente do Brasil”, a mobilização chegou a reunir mais de 500 mil pessoas na Praça da Candelária, no Rio de Janeiro, e na Praça da Sé, em São Paulo. Em Pernambuco, também houve vários comícios nas cidades de Olinda, Abreu e Lima e Recife.

Apesar de o movimento ser suprapartidário, ele foi encabeçado pelo PMDB, PT e PDT (que eram contrários ao governo). Grandes nomes políticos como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes, o então presidente do PMDB, Ulysses Guimarães, e o ex-governador Leonel Brizola, participaram ativamente das Diretas Já!.

Para o deputado federal Roberto Freire (PPS) – na época filiado Movimento Democrático Brasileiro (MDB), antecessor ao PMDB – a partir desse momento, passamos a vivenciar o maior período da Nova República com liberdade democrática. Freire presidiu a sessão solene na Câmara Federal, na última quinta-feira, em homenagem aos 30 anos da emenda Dante de Oliveira. Ele rememorou que na época em que o projeto foi levado para votação, todos estavam certos que iriam conseguir ter a maioria.

“Nós tivemos 298 votos a favor, mas alegaram que não havia quórum qualificado para aprovar. Tivemos os que votaram contra (65 deputados) e os que faltaram (112) era a mesma coisa que ter votado contra”, explicou Roberto Freire. A emenda, antes de ser enviada como Projeto de Lei, contou com as assinaturas de 170 deputados e 23 senadores favoráveis à implementação.

De acordo com o presidente estadual do PMDB, Dorany Sampaio – que nesse período era o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Pernambuco (OAB-PE) -, a reprovação do projeto foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF), mas eles entenderam que para ser aprovado era necessário ter dois terços da totalidade dos membros das duas casas (Câmara e Senado).

“Era um absurdo, mas a repressão era enorme. Como presidente da OAB-PE me valeu pertencer a um órgão de classe para, assim, participar ativamente dessa campanha que incendiou o Brasil”, enfatizou Dorany. “Naquela noite em Brasília, foram organizadas várias caravanas, mas os militares bloquearam o acesso para impedir a entrada. Criou-se um clima tenso, o general Nilton Cruz figura truculenta fazia ameaça contra os manifestantes publicamente”, relatou o cientista político Túlio Velho Barreto.
Do Blog da Folha de Pernambuco

LULA "ACREDITA" QUE EDUARDO NÃO SERÁ CANDIDATO


 
Publicado por Maurício Júnior,
Ex-presidente acredita que Eduardo Campos apoiará a reeleição de Dilma (Foto: Ricardo Stuckert/ILula)

Apesar da pressão que a bancada do PT na Câmara e no Senado está fazendo para que Dilma Rousseff (PT) elimine de uma vez por toda os cargos destinados ao PSB em seu governo, a presidente, a princípio, prefere a cautela.

Segundo a Folha de São Paulo, Lula (PT) e Dilma tiveram uma reunião no início de abril para tratar do assunto. Os dois não querem transformar Eduardo Campos (PSB) em vítima, por isso, ainda estudam uma forma de excluir o governador de Pernambuco da base aliada caso o mesmo permaneça com o desejo de disputar a Presidência da República em 2014.

De acordo com o jornal, Lula ainda acredita que Eduardo vai desistir de disputar a eleições em 2014 e apoiar a reeleição de Dilma. Pelas suas últimas exposições na mídia, ficou claro que o desejo do ex-presidente está cada vez mais difícil de acontecer. Vamos aguardar.
 
Do Blog da Folha de Pernambuco

CAATINGA É MAIS EFICIENTE QUE FLORESTAS TROPICAIS


 
Publicado por Maurício Júnior,
Caatinga pode ser proporcionalmente mais eficiente do que as florestas úmidas para absorver o gás carbônico (Foto: Internet)

Agência Brasil – (Brasília) – A vegetação da Caatinga pode ser proporcionalmente mais eficiente do que as florestas úmidas para absorver o gás carbônico presente na atmosfera, em um processo natural, conhecido como sequestro de carbono. É o que pesquisadores do Instituto Nacional do Semiárido, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, querem provar. Para isso, iniciaram um estudo por meio do qual foram instaladas duas estações micrometeorológicas em Campina Grande, na Paraíba, para monitorar o dióxido de carbono absorvido pelas plantas da região.

Segundo o físico Bergson Bezerra, pesquisador do Insa, o grupo pretende, com os resultados, conscientizar os governos e, principalmente, a população que vive no Semiárido sobre a importância de se preservar a vegetação nativa como forma de mitigar os impactos das alterações no clima da região.

“Construiu-se um preconceito em relação à Caatinga, sustentado na ideia de que ela representa um ambiente hostil e inóspito. As pessoas sempre acreditaram que ela não servia para nada, que era melhor retirar toda a Caatinga e substituí-la por [vegetações] frutíferas, por exemplo”, disse. “Queremos provar cientificamente que isso não tem fundamentação”, completou.
 
Do Blog da Folha de Pernambuco.

EX-PRESO POLÍTICO PERNAMBUCANO É RECONHECIDO COMO "DESAPARECIDO" PELO GOVERNO DE SÃO PAULO




O estudante pernambucano Fernando Santa Cruz Oliveira, que foi sequestrado, torturado e morto por agentes da ditadura militar em dezembro de 1973, no Rio de Janeiro, teve a sua ficha de trabalho alterada pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica do Governo de São Paulo, local em que trabalhava quando se deu o sequestro.

Desde a última quinta-feira, dia 24, não consta mais na sua ficha funcional a expressão “abandono de emprego”, o que o levou à demissão por parte da direção daquele órgão.

A expressão foi substituída por “extinção do contrato de trabalho por morte”. A retificação foi solicitada pela Comissão da Verdade do Estado de São Paulo.

Fernando Santa Cruz é considerado “desaparecido político” por todas as entidades que lutam pelo respeito aos direitos humanos em nosso país.

Ele é filho de Elzita Santa Cruz Oliveira, autora do livro “Onde está meu filho?” e irmão do advogado e vereador olindense Marcelo Santa Cruz (PT).
 
Por Inaldo Sampaio

domingo, 28 de abril de 2013

FRASE DO DIA

Eu comparo o PT à seleção brasileira: é tida como a melhor do mundo, mas de vez em quando joga como perna de pau e toma chocolate. 
 
Senador Jorge Viana (PT-AC), sobre a falta de articulação política do governo Dilma.

Do Blog de Ricardo Noblat

CHARGE DO DIA

Enviado por Ricardo Noblat -

A charde de Chico Caruso