quinta-feira, 29 de novembro de 2012

FRASE DO DIA

"Nunca se queixe, nunca se explique, nunca se desculpe". 


Roberto Jefferson, presidente do PTB, sobre a condenação de 7 anos e pagamento de R$ 720,8 mil por lavagem de dinheiro e corrupção passiva no julgamento do mensalão.

HUMOR

Natal fora de época!



- Charge do Paixão, via ‘Gazeta do Povo’.

DEU NO GLOBO DO RIO


Ilimar Franco

Traição à vista?
O líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), foi um dos oradores na festa de aniversário do deputado Julio Delgado (PSB-MG), anteontem à noite, que serviu para o lançamento de sua candidatura à presidência da Câmara. A despeito do acordo PT-PMDB para eleger o líder do PMDB, Henrique Alves (RN), muitos foram os petistas que fizeram questão de participar.

O governo Dilma não tem oposição
O PSDB abdicou de fazer oposição ao governo Dilma. Os tucanos direcionam seus ataques ao ex-presidente Lula ou ao ex-ministro José Dirceu. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) declarou ontem: “Se há uma herança maldita certamente é do governo anterior. Infelizmente a presidente Dilma aceitou, sem muitos critérios, indicações ou nomeações feitas pelo governo anterior, e apenas age no momento em que a denúncia ocorre”. E o presidente do partido, Sergio Guerra, cobrou: “É necessário que o ex-ministro José Dirceu exponha ao país a relação de empresas às quais vem prestando consultoria desde que deixou a Casa Civil e foi cassado pela Câmara".

“Existindo uma bancada da Delta na CPI do Cachoeira, ela será agora identificada na votação do relatório final do deputado Odair Cunha”

Miro Teixeira
Deputado federal (PDT-RJ)



Céu de brigadeiro
O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), relator da MP do Setor Elétrico, garantiu ao Planalto sua aprovação. Seus dois argumentos: ninguém vota contra uma MP que reduz o preço da luz para o consumidor; e, a direção da Cemig vai ter de explicar aos acionistas que abriu mão de três usinas que dão lucro anual de R$ 1,5 bilhão.

Jogo de cena
O PSB reúne amanhã mais de 400 prefeitos eleitos com o governador Eduardo Campos. Ele será pressionado a assumir a candidatura ao Planalto, mas dirá que o PSB integra o governo Dilma e que é cedo para tratar das eleições de 2014.

O JORNALISMO PERDE JOELMIR BETING




Aos 75 anos, jornalista não resiste a uma doença autoimune (Foto:Reprodução/Internet)

Do Folhape

Morreu na madrugada desta quinta-feira (29), o jornalista Joelmir Beting, de 75 anos. Ele sofreu um Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico (AVE), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O jornalista estava internado desde o dia 22 de outubro, devido a uma doença autoimune nos rins.

Com mais de 50 anos de carreira, o jornalista trabalhou nos principais veículos de comunicação do País. Atualmente trabalhava no Grupo Bandeirantes com colunas no rádio e como comentarista dos telejornais da emissora.

Joelmir Beting era casado com a jornalista Lucila Beting e era pai do também jornalista Mauro Beting.
 Publicado por Gilberto Prazeres
 

terça-feira, 27 de novembro de 2012

ANIVERSARIANTE DO DIA

Nossa homenagem a amiga, colaboradora e leitora do nosso blog, ANA LUIZA CURVELO, que faz hoje idade nova. Nossos parabéns, e que DEUS faça com que seus desejos sejam realizados.

EDUARDO BATE DURO EM CID E CIRO: BRINCAM DE ELEIÇÃO

DA REDAÇÃO
Com um recado duro aos irmãos Cid e Ciro Gomes, o governador Eduardo Campos rebateu ontem as constantes alfinetadas que vem recebendo dos dois cearenses, desqualificando a suposta pretensão do pernambucano de ser candidato pelo partido dos três(PSB) à sucessão da presidente Dilma Rousseff.
''Não é tempo de ficar brincando de debater eleição'', disse o governador, que considera inoportuno o momento para se falar de candidatura presidencial como vêm fazendo Cid e Ciro. Eduardo convida os socialistas cearenses a ‘’deseleitoralizar’’ o discurso e ajudar Dilma num momento em que o País necessita de união. “Fazer um debate eleitoral agora é encurtar o mandato da presidente Dilma. Nunca vi ninguém estar no governo e apressar o debate eleitoral”, disse.
CHEGA PRA LÁ
O governador pernambucano endurece o ‘recado’, contestando a tática de Cid e Ciro em indiretamente querer jogar Eduardo contra Dilma, afirmando que o PSB não tem que sair com candidato presidencial (Eduardo) em 2014. Lembra o governador pernambucano que Ciro e Cid, em 2010, queriam um candidatura do PSB a presidente, posição não seguida pelo partido, que optou por apoiar a candidatura de Dilma:
''Em 2010 a gente enfrentava um debate no partido que não era opinião de Cid ou Ciro'', disse. Eduardo Campos, por fim, dá o arremate final no seu ‘chega pra lá’ nos irmãos cearenses, seus companheiros de partido:
BRINCAR DE ELEIÇÃO
''A regra que se coloca é que quem está com a tarefa de governar faz o debate eleitoral o mais perto possível das eleições. Por isso, em respeito ao próprio ano duro que está tendo o País, aos desafios da presidente Dilma, temos todo o interesse que ela acerte e vá bem. Não é tempo de ficar brincando de debater eleição porque temos muita coisa séria para cuidar. Não se pode brincar com a crise, temos que construir a unidade do Brasi''.

PT MENOR

PT




2012 sob a ótica de Maurício Romão

                         Fogo Cruzado – Folha de Pernambuco – 27 de novembro




Professor, consultor e economista, o pernambucano Maurício Romão já pode ser considerado hoje um dos maiores especialistas do Brasil em matemática eleitoral. Ele publicou recentemente Eleições de Deputados e Vereadores, com prefácio do respeitável professor Jairo Nicolau, do Instituto Universitário de Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Iuperj), no qual aborda de maneira didática os sistemas eleitorais, a representação parlamentar, a distribuição de vagas nas casas legislativas, etc.
Romão analisou o resultado da eleição em Pernambuco e chegou a conclusões interessantes, a saber: o PSB conquistou 10 prefeituras a mais que em 2008, incluindo a do Recife; seus prefeitos eleitos ou reeleitos receberam acima de 1,5 milhão de votos (110% a mais que no pleito anterior); os prefeitos socialistas vão governar uma população de 3,7 milhões de habitantes (31% da população do Estado); o partido elegeu no país 632.040 vereadores (26,2% a mais que em 2008).
No que diz respeito ao PT, constatou que o partido teve um acréscimo de cinco prefeituras em relação a 2008, mas seus votos diminuíram 30%; o número de munícipes que vai governar é 73,1% menor; sua bancada de vereadores no país ficou 6,4% menor que a da eleição anterior. Já o PSDB aumentou 17,6% o número de prefeituras conquistadas, recebeu 51,4% a mais de votos que no pleito de 2008 e seus prefeitos irão governar 1,4 milhão de habitantes (40% a mais em relação ao pleito passado).

HUMOR

A Charge do Chico Caruso

DILMA PLANEJA VETO PARCIAL A LEI DO PETRÓLEO

 
O Globo

A presidente Dilma Rousseff deve vetar nesta semana parte do projeto de lei que redefine a distribuição dos royalties do petróleo entre os Estados e municípios, segundo uma fonte familiarizada com a situação.

Essa fonte disse que Dilma pretende propor que Rio de Janeiro e Espírito Santo, os dois Estados que hoje têm a maior produção petrolífera no país, continuem recebendo o nível de royalties que eles tiveram em 2011.

O veto parcial, acrescentou a fonte, não irá alterar partes da lei que redefinem a distribuição de royalties pagos pela produção de novos campos petrolíferos.


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

ANIVERSARIANTE DO DIA

Nossos parabéns e nossas homenagens para VANISE CURVELO, leitora do blog, jovem participante da vida social da nossa Taquaritinga, que completa idade nova neste dia. Para minha querida afilhada que faz parte da nossa família, nossos votos de felicidades e que DEUS  faça realizar todos os seus sonhos.


FRASE DO DIA

"Eu me senti apunhalado pelas costas".

 

 Lula, valendo-se de uma frase que disse em 2005 sobre o escândalo do mensalão para se referir agora ao indiciamento por corrupção ativa de Rosemary Noronha, sua ex-secretária, nomeada por ele chefe de gabinete da presidência da República em São Paulo e interrogada no último sábado pela Polícia Federal

VEJA - FUTURO PRESIDENTE EDUARDO CAMPOS



Foto Google


O empurrão – A “Veja” continua empurrando Eduardo Campos para a disputa presidencial de 2014. Toda semana traz uma matéria ou nota de coluna dando a candidatura do governador como fato consumado. Ela não quer Dilma de novo nem confia em Aécio Neves (PSDB).

Por Inaldo Sampaio

PANORAMA POLÍTICO PELO GLOBO


Cabral irrita Dilma
A presidente Dilma está incomodada com as gestões do governador Sérgio Cabral (PMDB) relacionadas aos royalties. A interlocutores, comenta que ele está inflamando demais a população do Rio perto do prazo limite para sanção ou veto ao texto, dia 30. O Planalto teme que a forma histriônica como Cabral está conduzindo o processo acabe como um abacaxi no colo de Dilma.

Planalto frustra movimento pró-Dirceu
Setores petistas e governistas ligados a José Dirceu começaram a se movimentar para que a presidente Dilma faça qualquer gesto em favor do ex-ministro, criticando a condenação por mais de dez anos imposta pelo STF. O grupo de Dirceu não ficou satisfeito com a única declaração da presidente, logo após a dosimetria de sua pena. Na ocasião, a presidente disse acatar as sentenças do STF e que não as discute. "O que não significa que alguém neste mundo de Deus esteja acima dos erros e paixões humanas", afirmou. Com esta frase, Dilma encerrou o capítulo mensalão e não fará nenhuma referência mais ao assunto.

“O governador Marconi Perillo tinha uma relação íntima, próxima, e o seu governo estava todo comprometido com os negócios do Sr. Carlos Cachoeira”

Randolfe Rodrigues
Senador (PSOL-RR)

O espaçoso
O ministro Aloizio Mercadante (Educação) acha que ainda é ministro da Ciência e Tecnologia. Na Espanha, deu um chega pra lá no ministro Marco Antônio Raupp e anunciou novidades do Ciência sem Fronteiras, para uma comitiva presidencial atônita. De seu gabinete, vive ligando para a antiga pasta pedindo informações.

Retrato do Brasil
A WWF-Brasil encomendou uma pesquisa ao IBOPE sobre a aplicação da Lei de Resíduos Sólidos. Resultado: o brasileiro está disposto a separar o lixo em casa, mas não aceita de forma alguma pagar uma taxa para ter a coleta seletiva.
Por Ilimar Franco.

SERGIO GUERRA E A SUA SAÚDE


Foto Google


A saúde – O estado de saúde do deputado Sérgio Guerra (PSDB) já preocupa os seus muitos amigos do governo e da oposição. Ele vai submeter-se a um tratamento quimioterápico para extirpar os nódulos descobertos em seu organismo após exames realizados em São Paulo.

Por Inaldo Sampaio

SUCESSÃO: EDUARDO PODE BANCAR NOME DE OUTRO PARTIDO


DA FOLHA DE S.PAULO - FÁBIO GUIBU

Presidenciável do PSB, o governador Eduardo Campos analisa até ceder a cabeça de chapa na disputa pelo comando do Estado. Reeleito em 2010, ele não poderá se candidatar ao mesmo cargo; hoje, não cogita disputar o Senado

Ao mesmo tempo em que avalia a possibilidade de disputar a Presidência em 2014, o governador Eduardo Campos (PSB), busca alternativas para a própria sucessão no Estado.



A dificuldade do governador, que controla uma coligação de 14 partidos em Pernambuco, será atrair siglas de médio porte, que hoje integram a base do Planalto. A vaga no comando do Executivo estadual tende a abrir espaços para os acordos políticos. E em nome da viabilidade eleitoral de Campos, o PSB pode ceder a cabeça de chapa a um eventual aliado.

Na lista dos possíveis candidatos não socialistas, o nome do senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE) é o que surge com mais força.

Eleito em 2010 com o apoio de Eduardo Campos, Monteiro Neto pode ser o elo para uma eventual coligação nacional entre o PSB e o PTB.
Do Blog de Magno Martins. 

SECA



Reféns da seca


Sabiás são aves solitárias e por isso cantam bonito de fazer chorar. Mas como a Asa Branca, sumiram do Sertão, tangidas pela seca. A maior estiagem dos últimos 50 anos está sendo impiedosa até para os pássaros, que deixaram a caatinga silenciosa, sem o canto bonito dos sabiás, sem a serenata dos chofreus, sem a sonata dos azulões e dos galos de campina.

Sem água, não há vida. Nem para pássaros, nem para gente. A busca pelo líquido, esgotado em barragens que nunca secaram, barreiros, cacimbas e até em poços tem sido uma batalha inglória travada por homens, mulheres e crianças sem distinção de idade. É a face mais cruel da indústria da seca.

Para saciar a sede, todo esforço vale a pena e até velhinhos, que deveriam ser preservados pela crueldade e a humilhação do transporte da água, seja em lombo de jumento, carroça de boi ou até mesmo na cabeça, são vistos cruzando as terras esturricadas dos sertões pernambucanos.

Aos 78 anos, magro de assustar, mas com a cabeça no lugar, raciocínio rápido e boa memória, “seu” José Bastos Sobrinho não tem mais forças para serviço pesado. Seu galão com água é de latas de miniatura. Da sua casa, em Sertânia, até o chafariz público, ele ainda anda mais de 500 metros até alcançar o seu destino.

“Até há pouco tempo eu carregava a lata grande na cabeça, mas o tempo levou a minha força de gigante, pois meus braços mais pareciam os braços de Sansão, e não havia tempo ruim”, diz o velhinho, associando sua disposição ao personagem da mitologia grega. Em Sertânia, a água que abastece a cidade vem de uma adutora.

Que, aliás, não resolveu o drama da falta de água. Tanto que o açude da fazenda estadual do IPA, localizado a 6 km do centro, está com apenas 30% da sua capacidade de armazenamento, porque vem sendo utilizado para reforçar o sistema adutor.



Em Albuquerquené, distrito de Sertânia, onde boa parte da população vive de queimar lenha para o comércio do carvão, que em tempos passados já empregou muita gente, o agricultor Antônio Luis de Santana, 61 anos, passa praticamente o dia buscando água num poço. Ao seu dispor, uma carroça de burro.

Mas como criança faz também empreitada de gente grande, o camponês não dispensa a ajuda do filho José, o Zezinho, de apenas 9 anos, que enfrenta a mesma rotina do transporte de água, desta feita de carroça de ferro. Ele não é o Sansão sertaniense, mas pode carregar dois baldes plásticos de tamanho médio.

“A gente pega água ali num cacimbão, mas não é de boa qualidade não, tem muito sal. Mesmo assim, a gente usa para cozinhar, lavar prato e até beber”, diz Antônio, encontrado logo cedo, atravessando a BR que dá acesso a Sertânia.

“Já estamos acostumados a pegar sol brabo, mas como este nunca vimos igual. Por isso, a gente acorda cedo para garantir logo a água do dia sem sofrer tanto como sofremos aqui de 11 horas em diante”, disse.

O vai e vem de homens, mulheres e crianças pelas estradas sertanejas a procura da fonte mais próxima para saciar a sede da família e dos animais é algo que chama a atenção de quem cruza aquele pedaço de solo esturricado. Segundo levantamento oficial do Governo do Estado, a seca baniu mais de 80% das reservas hídricas do semiárido.

Para sorte de boa parte da população do Pajeú, a barragem de Rosário, em Iguaracy, a 349 km do Recife, é uma das raras exceções de resistência à inclemência da mais longa estiagem dos últimos 50 anos. Tem água suficiente para alimentar uma adutora que vai resolver o drama da falta de água em São José do Egito, com 58 km de tubos.



É do manancial do Rosário que Sebastião de Andrade Silva, 45 anos, retira água num chafariz público aberto pela Prefeitura Municipal. Com o auxilio de uma carroça puxada por um jumento e a companhia inseparável do cão vira-lata, ele enche, pacientemente, com balde, um tonel de mil litros.

“Ando 10 km até aqui. Esse chafariz tem sido a nossa salvação, pois não há água em lugar nenhum onde moro. Lá, a seca torrou um barreiro grande, uma pequena barragem e até as cacimbas”, disse Sebastião.

No Vale do Pajeú, região que mais sofre com a falta de água, não há situação mais dramática do que a da população de São José do Egito. Pela primeira vez em toda a sua história de resistência a longos períodos sem chover, as duas barragens que alimentam o sistema de fornecimento de água da Compesa secaram.



A tábua de salvação é disputar a tapa uma lata de água em cisternas de plásticos instaladas provisoriamente nos bairros e no centro da cidade. Na zona rural, as irmãs Maria e Francisca do Nascimento, do sítio Brejinho, enfrentam longas distâncias com uma lata de água na cabeça para não morrerem de sede.

Tudo porque até uma cisterna instalada na fazenda onde moram não tem mais um pingo. “Já viu cisterna vazia? Venha fotografar uma aqui”, convocou Maria, apontando para os fundos da sua casa de taipa, onde o Governo instalou a unidade dentro do programa “Água para todos”, que, ironicamente, não chegou a todos.

Mas, enquanto penam tanto na batalha diária pelo acesso à agua, há muitos vivendo do comércio do novo da água. A nova face da indústria da seca está estampada nas estradas, nas ruas, nos distritos e, principalmente, nos sítios. Existem duas frentes locando caminhões pipas: a do Exército e a do Estado.



José Wanderley, 53 anos, pertence ao verdadeiro exército do Ministério do Exército. Com um contrato mensal de R$ 4,9 mil em dia, a sua fonte é o rio São Francisco, em Santa Maria da Boa Vista. Ali, já existe uma central de abastecimento, alimentada por uma bomba, que funciona de cinco da matina até às 20 horas.

“Daqui saem mais de 100 pipas por dia”, revela. A água não é tratada pela Compesa, mas os pipeiros ganham pastilhas de cloro e são orientados a fazer o tratamento de forma improvisada. “Apenas uma pastilha dessas resolve a situação, deixando a água apropriada para o consumo humano”, garante.

Difícil, entretanto, é encontrar um caminhão pipa abastecendo o pobre e abandonado distrito de Montevidéu, pertencente ao município de Salgueiro, mas praticamente em território cearense, pois a divisa entre Pernambuco e Ceará é pontificada pela caixa de água da cearense Penaforte, que vez por outra leva água para Montevidéu.



Cansados de esperar pelos caminhões pipas, os agricultores Moacir de Souza e Antônio Jorge dos Santos puxam água de um lago fétido, com cheiro de pólvora, resultado da explosão de rochas para construção de um canal da Transposição, totalmente abandonado.

“A água não presta não, meu senhor. Tem gosto de pólvora. A gente retira de lá porque não há outro reservatório”, diz Moacir, acrescentando que o líquido não serve para o consumo humano. “A gente pega para lavar banheiro, fazer as necessidades de casa”, ressalta. Ali, o açude que abastecia a população, o chamado Açude do Oliveira, secou pela primeira vez, não pela intensidade da seca, que contribuiu, é verdade, mas, sobretudo, pelas obras da Transposição, que desviaram o seu leito e derrubaram o paredão, jogando por terra todas as suas reservas. 
Por Magno Martins. 

REI DA SOJA DE MATO GROSSO ESTARIA A CAMINHO DO PSB




Está na revista Isto É que está nas bancas: “Em reunião com a presidente Dilma Rousseff, representantes do bloco PR-PTB-PSC (que reúne 14 senadores) garantiram que serão fiéis ao governo e não vai pressioná-lo por cargos”.

“Com a possibilidade de assumir um ministério, mais adiante, o senador Blairo Maggi (PR-MT) faz as malas para entrar no PSB”.
O senador esteve num evento da campanha de Eduardo Campos (PSB) em 2006, em Garanhuns, e na última eleição municipal apoiou o candidato do PSB à prefeitura de Cuiabá, Mauro Mendes, que ganhou a eleição.

Ele é o maior plantador individual de soja do Brasil, foi governador duas vezes do Estado de Mato Grosso e hoje é senador.
Por Inaldo Sampaio.

MARCO MACIEL ZELOSO AO EXTREMO


Foto Google

O leão – O ex-senador Marco Maciel (DEM) não vai permitir que a mesa do Senado pague o seu imposto de renda referente ao 14º e 15º salário (“auxílio paletó”) de 2007 a 2010. Assim que foi notificado pela Receita, três meses atrás, de que deveria fazer o recolhimento desse imposto por se tratar de verba “remuneratória” e não “indenizatória”, foi lá e o pagou do próprio bolso.

Por Inaldo Sampaio.

sábado, 24 de novembro de 2012

QUE EQUIPE! (OU SERIA QUADRILHA?)

Foto Google


ASSESSORA DA PRESIDÊNCIA INDICIADA PELA PF: CORRUPÇÃO

A Polícia Federal apreendeu ontem documentos no escritório da Presidência da República em São Paulo e indiciou a chefe de gabinete regional Rosemary Novoa de Noronha, 57. Conhecida como Rose, ela é investigada na Operação Porto Seguro. A apuração se refere a grupo formado por funcionários públicos e advogados suspeitos de tráfico de influência e pagamento de propina em órgãos federais.

Rose foi nomeada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e mantida no cargo por Dilma Rousseff. Antes disso, trabalhou no PT por quase quase 12 anos com o ex-ministro José Dirceu. A presidente Dilma foi informada da operação e, oficialmente, não irá fazer comentários sobre o caso.

Ela teria exigido e recebido vantagens financeiras por parte dos dois irmãos, inclusive pagamento por cirurgia plástica, para prestação de um apartamento e viagem de cruzeiro.

A PF queria apreender computadores, mas Rose teria reagido energicamente e ameaçado informar a Presidência. A apreensão foi tumultuada. Segundo a Folha apurou, ela chegou a ir à delegacia, mas não teria prestado depoimento, o que deve fazer nos próximos dias. Rose, que chorava muito, teve de ser consolada por seu advogado. Ela começou a trabalhar no governo federal em fevereiro de 2003, como assessora especial do gabinete regional. Passou a chefe da unidade em 2005.

(FOLHA DE S.PAULO - NATUZA NERY, ANDREZA MATAIS, JOSÉ ERNESTO CREDENDIO)
 
Colaboração dle Edson Siqueira

MACIEL COMEMORA ANIVERSÁRIO AO LADO DE AMIGOS E FAMILIARES



Do blog de Junior Albuquerque

O vice presidente do PSDB de Taquaritinga do Norte, Maciel Santana, comemorou nesta sexta dia 23 de Novembro mais um aniversário, e para completar a alegria ele festejou ao lado de familiares, amigos.


Amigos se confraternizaram com Maciel que mostrou-se muito alegre com a comemoração e a vinda de amigos a sua residência."Estou muito feliz em receber meus familiares e meus amigos para comemorar mais um ano de vida, um ano que foi maravilhoso, pois ganhei meu maior presente, o nascimento de minha filha", falou Maciel.

Quem também marcou presença no aniversário de Maciel foi o prefeito eleito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, e o vereador de Taquaritinga do Norte Jânio Arruda, além do comerciante Jorge Caial, e Letinho.















Jânio Arruda, Jorge Caial e Letinho.






Jânio, Maciel e Edson Vieira


Marta irmã de Maciel com Alessandra 1º dama de Santa Cruz

FRASE DO DIA

"Se com o semblante fechado a presidente Dilma Rousseff quis demonstrar contrariedade em relação ao ministro Joaquim Barbosa, conseguiu destacar-se pela deselegância em momento de homenagem".



 Dora Kramer, colunista de O Estado de S. Paulo

CHARGE DO DIA


Pai, perdoai-os… não sabem o que fazem!

Josias de Souza





- Charge do Paixão, via ‘Gazeta do Povo’.

ENROLAÇÃO

Foto Google


Apenas 900,00 Mil - Foi esse o valor destinado a Santa Cruz até agora pelo deputado federal Zé Augusto PTB. Depois de prometer o céu e a terra, Ze de Nada, como o deputado esta sendo chamado pelo povo de Taquaritinga, ainda não mostrou para que foi eleito. Sem força política, Zé nem o projeto de emancipação dos distritos consegue colocar em pauta para votação no congresso.
Do Blog de Junior Albuquerque

SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE


Em entrevista concedida no início da tarde dessa sexta (23), na Rádio Vale AM, o prefeito eleito Edson Vieira falou sobre uma reunião realizada ontem (22/11) com a sua equipe de transição de governo.


Segundo Edson, existem diversas dificuldades no município e que a prefeitura ainda não entregou documentos essenciais para que sua equipe esteja a par da situação real da prefeitura.


“Eu esperava que a gente pudesse ter todas essas informações no final do mês, mas é impossível conseguir isso. Estamos trabalhando com o pouco de documentos que a gente tem e nós estamos trabalhando para fazer o melhor. Sabemos que vamos encontrar muitas dificuldades e vamos encontrar o poder público completamente abandonado”.


Edson também fez duras críticas a Toinho do Pará, afirmando que o mesmo estaria, segundo suas palavras, estaria “fazendo um caos tremendo”, referindo-se ao aumento na quantidade de barracas espalharas pelo município que isso seria uma estratégia para dificultar o início de sua gestão, no próximo ano.


Ainda durante a entrevista, Edson ressaltou que a saúde e a infraestrutura serão os maiores desafios a ser enfrentados na sua gestão.


Por Ney Lima 
Do Blog de Junior Albuquerque

PORQUE HOJE É SÁBADO


Encantos de Nívea
por João Alberto


Nivea Stelmann/Divulgação

Nivea Stelmann, cada vez mais bonita, mostra sua forma impecável durante ensaio fotografico que fez no Rio. A moça está mesmo podendo…

PRESTÍGIO


FOTO GOOGLE
O prestígio – De Inocêncio Oliveira (PR), ontem, sobre o fato de Marco Maciel ter sido muito cumprimentado na Câmara Federal, na última 4ª feira, quando esteve lá para assistir à entrega da Medalha do Mérito Legislativo aos pernambucanos Roberto Magalhães, Tadeu Alencar, Jovaldo Nunes e Francisco Falcão: “Isso prova que vale a pena fazer política com seriedade!”
do Blog de Junior Albuquerque

HUMOR

A Charge do Chico Caruso

O SORRISO E O ESGAR


Política
O sorriso e o esgar, por Augusto Nunes

Blog de Augusto Nunes

A foto de Dida Sampaio é mais que o registro do momento em que Dilma Rousseff, presidente da República há quase dois anos, cumprimentou o ministro Joaquim Barbosa, que acabara de assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal.

A imagem documenta a colisão frontal, estridentemente silenciosa, entre sentimentos antagônicos.



O chefe do Poder Judiciário está feliz. A chefe do Poder Executivo está contrafeita, nas fímbrias da amargura. Joaquim Barbosa é o anfitrião de uma festa. Dilma Rousseff é a conviva involuntária que nada tem a festejar.

Ele se sente em casa e pensa no que fará. Ela pensa no que ele anda fazendo e se sente obrigada a enviar um recado fisionômico aos condenados no julgamento do mensalão: se pudesse, estaria longe dali.

Só ele sorri. O sorriso contido informa que o ministro não é homem de exuberâncias e derramamentos. Mas é um sorriso. Os músculos faciais se distenderam, os dentes estão expostos, o movimento da pálpebra escava rugas nas cercanias do olho esquerdo.

O que se vê no rosto da presidente é um esgar. A musculatura contraída multiplica os vincos na face direita, junta os lábios num bico assimetricamente pronunciado e desvia o olhar do homem à sua frente.

O descompasso das almas é sublinhado pelas mãos que não se apertam. A dele ao menos se abre. A dela, nem isso. Dilma apenas toca Joaquim com a metade dos quatro dedos. Ele cumprimenta como quem chegou. Ela cumprimenta como quem não vê a hora de partir.

Conjugados, tais detalhes sugerem que, se Joaquim Barbosa sabe que chefia um dos três Poderes independentes, Dilma Rousseff imagina chefiar um Poder que dá ordens aos outros.

O julgamento do mensalão já deixou claro que não é assim. A maioria dos ministros é imune a esgares.

Os que temem carrancas nem precisam disso para atender aos interesses do governo. Não são juízes. São companheiros.
Do Blog do Noblat.

ROMÁRIO: "MANO JÁ VAI TARDE, TEM QUE SER FELIPÃO"






O ex-artilheiro Romário, hoje deputado federal pelo PSB do Rio, pendurou no Twitter um lote de notas sobre a demisssão do técnico Mano Menezes do comando da seleção brasileira. Gostou: “Galera, hoje é um dia histórico, em que o Brasil tem que soltar fogos, fazer festa…”

Lamentou que a CBF tenha demorado a acordar: “Até que enfim esses incompetentes da diretoria da CBF fizeram alguma coisa boa pelo futebol brasileiro.” Acha que Mano durou mais do que merecia: “Eu tinha certeza que iria acontecer, infelizmente demorou, mas saiu! Em relação ao Mano, já vai tarde…”

Quanto ao futuro, Romário levou ao caldeirão de apostas a sua preferência: “Na minha opinião, o treinador tem que ser o Felipão e o diretor de Seleções, se o Andrés Sanches sair, pra mim, o ideal seria o Raí.”
Do Blog do Josias de Souza.

A PALAVRA DO BISPO - CAMPANHA PARA EVANGELIZAÇÃO



A Campanha para Evangelização é uma iniciativa da CNBB que começa todos os anos na festa de Cristo Rei e se realiza durante os primeiros três domingos do Advento, tempo litúrgico que precede a festa de Natal. Portanto, em 2012 vai começar neste domingo, dia 25 de novembro, e terminará no domingo 16 de dezembro.


Dom Bernardino Marchió
Bispo Diocesano



A Campanha para Evange1izacão procura despertar em todos os cristãos a consciência de que, unidos a Cristo pela graça batismal, participam da missão evangelizadora da Igreja. Este trabalho de conscientização procura motivar todos os fiéis para a participação ativa na missão evangelizadora da Igreja através de três caminhos: o testemunho, as ações pastorais específicas e a garantia de recursos materiais para o trabalho evangelizador.

O primeiro deles é o testemunho de vida. O Papa Paulo VI afirmou que ‘‘o homem contemporâneo escuta com maior boa vontade as testemunhas do que os mestres (…) ou então se escuta os mestres, é porque eles são testemunhas”.

O Papa João Paulo II reforça essa ideia ao afirmar que o ‘‘testemunho da vida cristã” é a primeira e insubstituível forma de missão: Cristo, cuja missão nós continuamos, é a ‘‘testemunha” por excelência e o modelo do testemunho cristão. O Espírito Santo acompanha o caminho da Igreja, associando-a ao testemunho que ele próprio dá de Cristo.

O lema da Campanha para Evangelização é tirado do Evangelho de S. João: “Eu vi e dou testemunho: Ele é o Filho de Deus” (Jo 1,34).

Um outro objetivo desta campanha é garantir os recursos materiais para o trabalho evangelizador!

Vivemos num país de dimensões continentais com uma grande diversidade, inclusive no que diz respeito à ação eclesial. Garantir uma pastoral de conjunto nessa realidade é uma tarefa complexa e desafiadora, e muito se tem feito desde a fundação da CNBB, há 60anos, para que esse objetivo possa ser atingido.

Esse trabalho exige, além de muita oração e empenho, uma estrutura de trabalho muito complexa e uma infraestrutura que possibilite a sua realização, que, além de prédios e equipamentos adequados, exigem um número grande de pessoas com dedicação exclusiva e o custeio de suas atividades.

Apesar de sermos uma das maiores economias do mundo, a injustiça social faz com que a maior parte dos recursos do nosso país fique nas mãos de poucos, que não contribuem com a obra evangelizadora, e isso faz com que não tenhamos os recursos necessários para que possamos realizar a contento a nossa missão.

A Campanha para Evangelização procura despertar nos fiéis a consciência dessa situação e pedir a sua contribuição para que os recursos não faltem.

É importante afirmar que a Igreja deixou de fazer muitas coisas que são necessárias e indispensáveis por absoluta falta de recursos financeiros.

Muitas pessoas afirmam: ‘‘mas a Igreja é rica!” Sim, é rica da generosidade de seus fiéis. Por isso já fez muitas coisas no campo social. Podemos fazer muito mais!
Por Jonal de Caruaru

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

FRASE DO DIA

"A noção de justiça é indissociável da noção de igualdade. Quando se associam justiça e igualdade, emerge o cidadão".


Joaquim Barbosa, novo presidente do Supremo Tribunal Federal

CHARGE DO DIA



Charge di Diario de Pernambuco
Jarbas/DP

OPOSIÇÃO TURBINA CANDIDATURA DE EDUARDO CAMPOS

PT encontrou mais um motivo para ficar de olho no PSB, partido comandado pelo governador Eduardo Campos. Depois de receber flertes do PSDB e retribuir com piscadelas, os socialistas estão sendo cortejados agora pelo PPS, um dos maiores opositores do governo Dilma Rousseff. Na Câmara dos Deputados, há movimentações do PPS para formar um bloco com o PV e o PSB, mas as portas ainda podem ser abertas para alianças mais amplas. Segundo o presidente nacional da legenda pós-socialista, o deputado federal Roberto Freire (SP), o seu partido quer dialogar com o PSB se a legenda adotar uma postura independente no Congresso.
Roberto Freire falou com o Diário de Pernambuco de Brasília, por telefone. Ele negou a possibilidade de o PPS se fundir com o PSB, como cogitou ontem o líder do bloco PPS/PV, Rubens Bueno (PR). Mas não descartou a hipótese de o partido buscar um “novo caminho” nas eleições de 2014 ao lado dos socialistas.
A diferença entre Freire e Rubens Bueno, contudo, foi que Bueno se posicionou de forma mais incisiva. Disse que o PPS precisa de um projeto que “encante” o partido e este poderia ser encabeçado pelo nome de Eduardo. “Se ele se descolar da administração (federal), evidentemente que o PPS tem interesse de conversar com o PSB. Em Pernambuco, fomos aliados no passado, lá trás, quando o PT chamava Arraes de ‘o Pinochet do Nordeste’. Já fui candidato a prefeito do Recife com o apoio dessas forças”, acrescentou Freire.
A sinalização de Rubens Bueno e de Roberto Freire para Eduardo Campos sai do forno no mesmo mês que Fernando Henrique Cardoso (PSDB) fez rasgados elogios ao governador, frisando que Eduardo derrotou o “lula-petismo” no Recife e em Fortaleza e pode ser uma alternativa para 2014.
Eduardo Campos se nega a discutir o futuro político, mas o fato é que os resultados obtidos pelo do PSB nas eleições municipais engrossaram os afagos da oposição e aumentaram a proximidade com os rebeldes na base governista, como o PTB e o PDT.
Saiba mais
PSDB - Os tucanos ainda apostam no nome de Aécio Neves para presidente, mas ele não consolidou seu nome no Senado, enquanto Eduardo conquistou terreno no Nordeste.

PPS - O partido, que também engrossa o cordão de oposicionistas, começa a vislumbrar em Eduardo uma “alternativa” de poder.
PSD - Legenda fundada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, levou um empurrãozinho de Eduardo para nascer e pode apoiá-lo dependendo do tratamento que receber do governo Dilma na reforma ministerial.
PDT - Integra a base aliada de Dilma, mas tem arestas com o PT desde a saída de Carlos Luppi do ministério do Trabalho. O atual ministro Brizola Neto, escolhido por Dilma, desagrada quase toda bancada trabalhista.
PTB - Presidido pelo ex-deputado Roberto Jefferson, não participa do governo federal, não tem projeto presidencial e pode passar a ser presidido por Armando Monteiro Neto, ex-presidente da CNI.
DEM - Eleito como prefeito de Salvador, ACM Neto já fez acenos para Eduardo Campos, dizendo que o DEM não poderia descartar apoio ao seu nome

Do Diário de Pernambuco

SECA

Reféns da seca


Seca grande o povo sertanejo sente quando o chão racha de repente e não há como juntar os pedaços novamente. É também quando fica seco até um pedaço de chão que antes era um rio, um barreiro ou um açude e quando se olha até onde a vista alcança e o que se vê é o sol, fustigando feito lança.

É quando não tem sapo coaxando, quando os grilos não fazem serenata, quando as plantas não brotam, quando o agricultor deixa de acordar cedinho com a enxada nas costas. É quando mandacaru vira comida de gado, o milho e o feijão somem da mesa e o que resta apenas é um pedaço de rapadura para enganar a barriga.

“Não sei ler nem escrever, minha vida é lida na roça, meu lápis é uma enxada, desde novinho fui roceiro e cá estou sobrevivendo a mais uma tragédia”, diz, com jeito de poeta, o agricultor Damião Silva, 52 anos, caminhante do Sertão de vidas secas. Mas não um caminhante solitário.

No chão batido de Verdejante, município encravado entre Salgueiro, santuário das secas, e Serra Talhada, terra de Virgulino Ferreira, o Lampião, Damião, que se aposentou aos 40 anos por invalidez – perdeu uma das mãos num acidente com um facão – vai escapando da maior seca dos últimos 50 anos no Sertão porque é forte, como todo sertanejo.

Ontem, ao entardecer, ele foi encontrado levando toda a prole – a mulher e quatro filhos – numa carroça de burro com três cães vira-latas. “A seca queimou 10 hectares que plantei de milho e feijão, só me restou este burrinho e umas galinhas no quintal, mas a gente vai sair dessa porque Deus é grande e poderoso”, diz.



“No sertão, quem é rico ainda de jumento, quem é pobre anda a pé”, cantarolou Luiz Gonzaga, imortalizando a miséria de terras secas. Cem anos depois de Vidas Secas, onde brinquedo de gente pequena era osso de boi, Joyce, de nove anos, encontra no lixo tampinhas de garrafas de plástico e transforma em realidade o brinquedo que viu na loja, mas os pais não tiveram dinheiro para comprar.

Carinha de anjo, meiga e inteligente, Joyce mora num distrito de nome charmoso, de gente fidalga: Montevidéu, que não é a capital do Uruguai, mas uma pequena vila, de duas ruas, uma delas já quase no Ceará, porque se confunde com a cidade de Penaforte, pertencente ao Estado vizinho.

Seu lápis não é a enxada, como disse Damião de Verdejante. Encontrou o caminho das letras e do futuro numa escolinha ali bem perto, aonde vai a pé e faz planos para um futuro promissor, distante das plagas onde vive, onde a seca matou a esperança de toda a sua gente. “Gosto de estudar e sonho em ser gente na vida”, reage, mostrando firmeza e esperança.



Deixamos para trás a nova geração sertaneja simbolizada por Joyce e penetramos no mundo do passado, de gente que já viveu muito em terras euclidianas, que tem muitas estórias para contar, que nos tempos de hoje resta apenas o consolo de passar a experiência para os que estão despertando para a vida.

É o caso do quase centenário Raimundo Wenceslau da Silva, que chegou inteirão aos 95 anos na emblemática Conceição das Creoulas, metade quilombola, metade terra de índio atikum, em Salgueiro. Metade porque a comunidade é dividida entre negros e índios, que não se entendem, vivem em permanente conflito.

Conflitos que vão pela posse da terra até mesmo ao direito de receber uma cesta básica enviada por almas generosas para matar a fome de muita gente por lá. “Seu” Raimundo é índio atikum, trabalhou na roça a vida inteira, tem sete filhos e muita estória que não saem da sua memória ainda privilegiada.

“Já ouvi por ai gente dizendo que esta seca está sendo maior do que a de 1932, mas não pode ser comparada não, meu senhor. Vivi a de 32 e estou vivendo esta. A de 32, o povo morreu de verdade, de fome e abandono. Agora, não estou vendo o povo morrer. Tou vendo, sim, o gado não escapar, por falta de capim e água também”, desabafou.

“Seu” Raimundo também não tolera as provocações dos quilombolas que em Conceição das Creoulas ganharam o direito do acesso a terra. “Essas terras aqui foram habitadas desde a sua origem por nós, índios. Inventaram esse negócio de quilombola para tirar os nossos direitos e roubar as nossas terras”, diz.



Avanir Maria da Silva, índia atikum de Conceição das Creoulas, cansou de ser explorada pelos quilombolas em Conceição das Creoulas e deixou a roça para tentar a vida de manicure. E para isso está fazendo um curso na Associação dos Quilombolas. Lá, numa parceria com o Governo do Estado, a entidade oferece um curso por três meses.

“Vou tentar mudar de vida”, afirma, referindo-se à profissão de manicure. Nascida na aldeia Garrote, Avanir mora na cidade desde 1981, mas nunca se conformou com o tratamento dado pelo Governo aos índios, segundo ela bem diferente do que é dado aos quilombolas. “Nós, índios, sofremos uma tremenda discriminação. Aqui, só se olha para os negros”, observa.



O Governo que discrimina os índios em Conceição das Creoulas é o mesmo que levou o pecuarista Manoel Ferreira de Oliveira, aos 78 anos, a uma depressão que parece sem fim. Tudo porque as obras da Transposição passaram por cima da sua fazenda, destruíram o açude que abastecia a cidade e o seu rebanho, e o DNOCS não pagou a indenização.

Manoel, que viveu 75 anos na roça, tinha 50 cabeças de bovinos, cabras, ovelhas e cavalos de raça. Deitado numa rede, onde mata o tempo, vai fluindo a sua dor. “Tem hora que dá vontade de tocar fogo em tudo que restou, de tristeza, de desgosto e depois morrer”, revela.

Com os seis filhos, o velho pecuarista se transferiu da fazenda para uma casa em Penaforte, no Ceará, e da sua rede diz que agora só sai para a eternidade. “Não tenho mais força para viver, vou levar o resto da vida aqui nessa rede velha”, afirmou.



Bem distante de Montevidéu, a família do garoto Manoel Francisco Silva Neto, o “Netinho”, de sete anos, enfrenta as agruras da justiça todos os dias, porque ocupa uma área de invasão no projeto de irrigação Bebedouro, em Petrolina. O pai, a mãe e mais sete irmãos já chegaram na invasão Mundo Novo, como batizaram, expulsos de outra área ordenada pelo MST.

Netinho está fora da escola, não sabe ler, não tem brinquedos para se divertir com os irmãos. Seu único entretenimento nos últimos dias tem sido cuidar de um cabrito, seu xodó, a quem dá carinho e atenção durante todo o tempo que Deus dá. “Ele é meu companheiro, cuido como se fosse um irmão”, confessa.Como todo garoto pobre do Sertão, Netinho tem os pés no chão e vergonha de só comer feijão, quando tem. É riso tímido, porque fala errado, mas faz pirraça porque é um menino comol qualquer um da sua idade, que brota poesia cantada. Netinho é castigo no sertão, mas quem sabe um dia não será lição se escapar da morte severina. 
Por Magnno Martins.