quinta-feira, 31 de maio de 2012

FRASE DO DIA

Você sabe que eu tenho muita gente que gosta (de mim) e alguns que não gostam. Então, eu tenho que tomar cuidado contra esses daí que são minoria e estão aí no pedaço.
Luiz Inácio Lula da Silva

AÇÃO QUE MARCOU

Ianauguração da Praça JOSIMAR LEONEL DE OLIVEIRA, em Taquaritinga do Norte, na Rua Pe. Berenguer, construída na primeira administração de Jânio Arruda. O nome da Praça é em Homenagem ao grande nortetaquaritinguense, conhecido e tratado carinhosamente por "Bau Leonel", profundo conhecedor de Administração e Contabilidade Pública, Servidor da FIAM, orgão de prestação de serviços aos municípios pernambucanos. Era esposo de Socorro Leonel e Pai de Paulo Leonel (Paulinho), Toninho (Toni) e Neto, morador da rua onde foi erguida a praça. Na entrega da praça a benção foi dada pelo Frei Damião.

Foto: Dé Cumaru (Presidente da Câmara), Jânio (Prefeito), 
Riodécio (Banco do Brasil), Manoel Boneco (Vice-Prefeito),
Frei Pedro (Pároco da cidade), Rinaldo e Toni Leonel 
(criança ainda, filho de Josimar Leonel), Além de Frei Damião.  
Frei Damião, Jãnio Arruda e Manoel Boneco
Jânio Arruda faz a entrega da Praça
 JOSIMAR LEONEL  a população.

ANIVERSARIANTE DO DIA

Hoje prestamos as nossas homenagens ao amigo e leitor do blog ROBERTO COELHO, pela passagem do seu aniversário, desejamos-lhe muitas felicidade, saúde, paz e muitas vitórias. Abraços.



Fotos do Facebook de Roberto

CHARGE DO DIA


Filme B!

Josias de Souza





- Charge do Aroeira, via O Dia.

HOMENAGEM A FREI DAMIÃO O SANTO DO NORDESTE

Frei Damião, nasceu em Bozzano, norte da Itália, no dia 05 de Novembro de 1898, filho de camponeses, seu nome de batismo é Pio Giannotti. Começou sua formação religiosa aos 12 anos, quando foi estudar num colégio de padres. O sonho de ordenar-se sacerdote foi adiado, com a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Aos 19 anos foi prestar serviço militar no Exército italiano, onde ficou até aos 22 anos, participando inclusive da Guerra.

Voltou para o seminário e ordenou-se padre aos 23 anos, dois anos mais tarde, diplomou-se em Teologia Dogmática, Filosofia e Direito Canônico pela Universidade Gregoriana. Antes de ir para o Brasil, lecionou e dirigiu por cinco anos vários conventos.

Pertencente à Ordem dos Capuchinhos, em 1931 recebeu a tarefa de ir para o Brasil. Ao chegar, Frei Damião foi para o Convento de São Félix (Recife-PE), que acabara de ser construído e onde viveu até a sua morte.

Apesar de possuir um carregado sotaque, muitas vezes não era compreendido, Frei Damião conquistou a simpatia dos mais pobres. Acompanhado de outro frade, Fernando Rossi, organizou missões que percorreram quase todas as cidades do Nordeste. Costumava chegar à localidade escolhida às segundas-feiras no final da tarde. Às quatro da manhã de terça-feira, ainda na escuridão, a multidão já se comprimia para ver a procissão.

A primeira missa era celebrada às cinco. Uma hora mais tarde ele iniciava a sua pregação. Eis uma sintese do seu pensamento: “No inferno o calor é bilhões de vezes pior que no Nordeste. As labaredas sobem e queimam sem parar o corpo dos adúlteros, das prostitutas, dos afeminados e dos criminosos”, dizia com a voz rouca, quase inaudível. O dia continuava com outras missas, a reza do terço e as confissões, que duravam até a meia-noite.

Para o povo nordestino, a santidade de Frei Damião era provada por seus milagres, nunca reconhecidos pela Igreja Católica. Frei Damião era considerado sucessor de outro grande “santo brasileiro”: Padre Cícero.

Em 1991, o Instituto de Teologia do Recife catalogou 80 relatos de milagres que lhe foram atribuídos.

Desde 1993 a saúde de Frei Damião, que tinha problemas respiratórios, começou a ficar mais debilitada, o que o levou a diversas hospitalizações até à sua morte, no dia 31 de maio de 1997 com 98 anos, depois de ter dedicado 76 anos de sua vida a perigrinar pelas regiões mais pobres do Nordeste. O seu sepultamento foi no Convento dos Capuchinhos, no bairro de Pina, em Recife. Em 2002, ao completar cinco anos de sua morte, o Vaticano deu início ao processo de sua canonização.

Frei Damião era devoto de Nossa Senhora das Graças.

FREI DAMIÃO DE BOZZANO EM TAQUARITINGA DO NORTE

Nossa Taquaritinga do Norte, recebeu inúmeras visitas do FREI DAMIÃO e do FREI FERNANDO, seu companheiro inseparável,   que pregavam e faziam as missões. Famoso em todo Nordeste Brasileiro e querido dos nordestinos, aqui não era diferente, incansável e com uma fé inabalável, o Frei, recebia o carinho a dedicação e adimiração do nosso povo, pregava o bem e condenava a libertinagem. Amigo pessoal do Frei Pedro José de Morais, Frei Damião não deixava de atender convites para vir a Taquaritinga, além da minha atenção como católico e algumas vezes como prefeito, é   justo resaltar um dos seus fãs e mairores devotos da causa do Frei Damião,  o Policial da Polícia Rodoviária Federal José Farias Ramos (Zé Viola), que em diversas ocasiões foi também o caminho de chegada do religioso em nossa cidade. São fatos.

A SEGUIR ALGUMAS FOTOS DO FREI DAMIÃO EM TAQUARITINGA DO NORTE:
Chegada de Frei Damião
Jânio segurando Frei Damião e ao lado o Fiel Escudeiro do  
Frei em Taquaritinga ZÉ FARIAS 

Dé Cumaru, Jânio,Riodécio, Manoel Boneco, Frei Pedro e Frei Damião.
Frei Damião e Monsenhor Jonas Menezes(filho de Taquaritinga), 
vale resaltar que Pe. Jonas tem uma das mais belas obras e história
do serviço a Igreja Católica da região, responsável pela descoberta 
de grandes vocações. 

ADERITO JUNIOR MOSTRA PRESTÍGIO COM ANDRÉ DE PAULA



O presidente do PSD de Santa Cruz, esteve nesta Quarta-Feira com o presidente do PSD de Pernambuco, o ex-deputado André de Paula.

Na pauta, Aderito convidou André para uma visita a Santa Cruz do capibaribe, que ficou acertada para o próximo mês. André também prometeu ajudar o partido na terra das confecções, e disse a Aderito que esta a disposição para vir a Santa Cruz quantas vezes fosse nescessário durante a campanha. De Paula também deixou Aderito a vontade para a composição do partido com qualquer outro na proporcional. Aderito também recebeu osparabens de André pela organização do partido em Santa Cruz do Capibaribe. Pré-candidato a vereador, o presidente da sigla em Santa Cruz, esta animado com a possível formação da chapinha.

Por Maksuel Lopes Fotos de Maksuel Lopes

EDUARDO É RECEBIDO EM PESQUEIRA COMO POPSTAR




Trajando camisa branca, que virou o símbolo de suas últimas campanhas, o governador Eduardo Campos esteve em Pesqueira, nesta quarta-feira, para dar a ordem de serviço para a construção de 15.550 cisternas.

Lá ele foi recebido como “popstar” tamanha era a quantidade de pessoas que queriam tirar foto ao seu lado.

As cisternas anunciadas por ele estão dentro das medidas emergenciais que foram prometidas ao Nordeste, há pouco mais de um mês, em Aracaju, pela presidente Dilma Rousseff.
 
Por Inaldo Sampaio

RECIFE SEM DEFINIÇÃO DE CANDIDATOS



Foto Google

Missão – Humberto Costa está encarando como “missão” sua provável candidatura a prefeito do Recife com apoio da Frente Popular. Em outubro de 2011 ele foi pedir o apoio de Lula para disputar a eleição e o ex-presidente desaconselhou-o, alegando que o PT precisava dele no Senado. Agora, porém, mudou de ideia por achar que, sem Humberto, o PT perderia a eleição.

O jogo – Pedro Eugênio sabia desde anteontem que a cúpula do PT havia dado “xeque mate” em Maurício Rands e João da Costa, exigindo-lhes que desistissem da candidatura a prefeito do Recife. Mas só ontem resolveu abrir o jogo, pedindo a ambos que se afastassem do páreo.
 
Por Inaldo Sampaio.

VEJA ONDE ESTAMOS

A cultura – Parafraseando o ex-presidente Lula, que deixou a Câmara Federal em 1990 dizendo que havia no Congresso “300 picaretas”, o deputado Sílvio Costa (PTB) foi um pouco mais além. Ele, que conhece pelo nome os 513 deputados, calcula existirem na Câmara Federal cerca de 400 “aculturados”. Ou seja, parlamentares que não sabem ler, escrever nem mandar um e-mail.
 
Por Inaldo Sampaio.

JOGARAM NO VENTILADOR


Jogaram no ventilador

Foto- Google Imagem



O PT de Pernambuco achou pouco lavar a roupa suja em praça pública e resolveu jogar toda sujeira do esgoto no ventilador, na tentativa de encontrar um nome para disputar a Prefeitura do Recife no lugar do prefeito João da Costa, que sonhava ser o candidato do partido.


Um processo tão sujo que fica difícil imaginar o que vai acontecer nas próximas horas, depois que a direção nacional do partido deu um ultimato ao prefeito e seu adversário Maurício Rands para que os dois desistam da prévia e indiquem um nome para ser o candidato da legenda.


Igualzinho ao carcará que pega, mata e come, o comando nacional do PT destruiu os dois pré-candidatos e o que se diz dentro do partido é que o escolhido seria o senador Humberto Costa, que há tempo tenta ser prefeito do Recife.


Uma manobra doida e perigosa. Afinal, depois da violenta batalha travada entre João da Costa e Rands na última semana, dos conchavos realizados em Brasília e São Paulo, das baixarias exibidas ao distinto público, o charme do PT na capital pernambucana sumiu pelo ralo levado por uma água bem poluída. E de um mau cheiro terrível.


O pior disso tudo é que a oposição vai muito bem obrigada, deitada em berço explêndido, ao som do mar e à luz do céu profundo. E desse jeito, todo mundo sabe, é muito difícil ganhar uma eleição.

Por Divane Carvalho.

O PT E SUAS TRAPALHADAS

O crime do PGR
          O PT ainda não tomou a decisão política. Mas já está pronta minuta de representação por crime de responsabilidade contra o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel. O documento, dirigido ao Senado, diz que Gurgel, ao não ter aberto inquérito para investigar o senador Demóstenes Torres (GO), foi enquadrado em dois incisos do artigo 40 da Lei 1079, que dizem: "recusar-se a prática de ato que lhe incumba"; e, "ser patentemente desidioso no cumprimento de suas atribuições".

As razões do presidente Lula
Políticos experientes avaliam que o ex-presidente Lula gostou do vazamento de seu encontro com o ministro Gilmar Mendes (STF). Argumentam que Lula já sabia que não havia espaço para adiar o julgamento do mensalão. E que, diante disso, Lula precisava, como sustenta o próprio Gilmar, dessacralizar e fragilizar o STF. Ocorre que o julgamento do mensalão e as condenações serão transmitidas ao vivo pelas televisões. Isso tem potencial para provocar um grande prejuízo eleitoral para os candidatos petistas, especialmente junto ao setores médios, notadamente em São Paulo, onde Lula aposta tudo em Fernando Haddad.
Por Ilimar Franco.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

FRASE DO DIA

"Imagina o que aconteceria nos Estados Unidos se um ministro da Suprema Corte fosse a um escritório de advocacia de Wall Street? O mundo caía".
Miro Teixeira, deputado federal (PDT-RJ)

CHARGE DO DIA


Josias de Souza



- Charge do Aroeira, via O Dia.

AÇÃO QUE MARCOU

Prédio abandonado, destruído, em ruinas. Nossa administração  restaurou, recuperou e recostruiu toda aquela edificação, que inicialmente foi construida na década de cinquenta. Em 2000 foi entregue a população o novo edificio sendo a nova Sede da Prefeitura Municipal  de Taquaritinga do Norte, no centro da cidade, local de fácil acesso a toda população do município. Vejam fotos da inauguração.

Deputado Cel. Rufino, Rinaldo, Vice-Prefeto Jalmirez, Prefeito Jânio,
 Desembargador Dr.José Paes de Ancarde, Vereador e 
Ex-Prefeito Jarbas Pinto, Ex-Prefeito Erivaldo e Vereador Bila Lage,
 com a palavra a Professora Secretário de Educação Iocele Silva.
Festa da Inauguração povo nas ruas, lado direto de braços cruzados,
 se ver o Saudoso José Andrade.


AFASTADO COM OU SEM INTERVENÇÃO


     



 

 Enfim, o PT conseguiu apunhalar João da Costa. Numa intervenção arquitetada pelo ex-presidente Lula, a pedido do governador Eduardo Campos (PSB), o prefeito abre mão da prévia de domingo, que disputaria com Maurício Rands, que também renunciará em nome da unidade da Frente Popular, agora reconstruída em torno do nome do senador Humberto Costa.

Chamados a São Paulo pela cúpula nacional do PT, João e Rands ficaram frente a frente com o presidente do partido, Rui Falcão, que intermediou o fim do impasse atendendo orientação de Lula. A articulação paulista teve a preocupação de conduzir as negociações com os dois candidatos de forma amena, buscando evitar uma intervenção brusca e oficial no diretório municipal do PT no Recife.

Sabendo que sairia de um jeito ou de outro, na medida em que se resistisse não teria a legenda para ir à disputa, João da Costa cedeu a contragosto. Mas continua negando por uma questão de estratégia.

Por ele, iria para a desforra com Rands, domingo que vem, mas o processo saiu do seu controle. Resumo da ópera: o prefeito teve o seu direito de tentar um novo mandato cassado pelo seu próprio partido. Reconheceu perante Rui Falcão e insiste em não confirmar em público.

FLECHADO- O prefeito João da Costa cuidou de tranquilizar seus aliados, ontem, após o meu blog noticiar em primeira mão que não haveria mais a prévia de domingo e que o candidato seria o senador Humberto Costa. Não poderia agir diferente, até porque esvaziaria a coletiva que deve dar para confirmar sua saída do páreo. João resistiu como um Davi frente a Golias até enquanto pode. Na condição de índio foi alvejadopelos caciques.

Lei da mordaça - Os caciques do PT no Estado atenderam, ao pé da letra, a orientação da executiva nacional de administrar o silêncio em relação à intervenção branca que o comando paulista fez na capital. Após o blog furar o resultado do encontro, todos desligaram os telefones, do presidente estadual da legenda ao ex-prefeito João Paulo.

A dupla demolidora - O governador Eduardo Campos deixou o PT resolver sua crise interna com as suas próprias pernas, mas perdeu a paciência e quando entrou no processo resolveu com uma simples intervenção junto a Lula. Ao ex-presidente, o socialista justificou que a Frente Popular corria um grande risco de perder a Prefeitura do Recife se o candidato fosse o prefeito João da Costa.

No mundo da lua - O presidente estadual do PT, Pedro Eugênio, não sabe absolutamente nada do que acontece em torno do seu partido, sendo visto e apontado sempre como uma espécie de rainha da Inglaterra. Ontem, quando conversou com a repórter Rivânia Queiroz, Eugênio estava, mais uma vez,desinformado. Não sabia que João da Costa havia sido rifado. Novo cenário -
 
Pelo que conversou, ontem, com aliados, o senador Armando Monteiro Neto tem amplas chances de levar o bloco alternativo a apoiar a candidatura do senador Humberto Costa. “Trata-se de um quadro novo. Humberto é senador da República e um nome de peso”, disse o deputado Sílvio Costa, aliado de primeira hora do senador. 

Por Magno Martins

EDUARDO CAMPOS ESTARÁ EM PESQUEIRA NA TARDE DE HOJE PARA ANUNCIAR A CONSTRUÇÃO DE 15.550 CISTERNAS EM PERNAMBUCO




O governador Eduardo Campos pousará no aeroporto de Arcoverde no meio da tarde desta quarta-feira, procedente do Rio de Janeiro, para anunciar na cidade de Pesqueira a construção de 15.550 cisternas dentro do programa emergencial de combate aos efeitos da estiagem.

No Rio, às 11h da manhã, o governador participaria de uma coletiva de imprensa, organizada pela FIFA, para falar sobre a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014, ambas com jogos previstos para Pernambuco.

Também às 11h, estava prevista uma visita do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, à sede da Fetape, para tratar da questão da seca.
 
Por Inaldo Sampaio

HUMBERTO COSTA

Na marra – Caso seja empurrado pela cúpula do PT para ser o candidato do partido à prefeitura do Recife, Humberto Costa aceitará. Mas não vai para a campanha com o mesmo entusiasmo que iria se tivesse sido convocado na 1ª hora. Ele era o candidato de Lula em 2008, mas João Paulo não aceitou.

AS ELEIÇÕES E OS PRAZOS DE CAMPANHA, POR MARCOS COIMBRA

Enviado por Marcos Coimbra -
Política
Mal foi dada a largada para as eleições municipais e recomeçaram as velhas batalhas em torno da “antecipação das campanhas”.
É candidato se queixando de candidato, é procurador a propor punições, é juiz multando todo mundo. A guerra está declarada.
Em São Paulo, onde muitos acham - sem razão - que se travará um embate eleitoral de importância capital para o país, os grandes partidos e os principais contendores volta e meia são cobrados. Seu pecado: desrespeitar os prazos oficiais de campanha.
José Serra e Gabriel Chalita já receberam condenações e estão em dívida com a Justiça Eleitoral - embora possam ainda recorrer. Fernando Haddad deve ser o próximo a ter que se explicar.
O que fizeram?
O tucano e o peemedebista teriam promovido suas candidaturas “aproveitado-se” dos horários reservados pela Justiça Eleitoral - na televisão e no rádio - para divulgação das plataformas dos partidos. Ao invés de apresentar os programas partidários, usaram-no para propaganda eleitoral.
Como disse o despacho do juiz que condenou - por “propaganda antecipada” - Serra e o diretório estadual do PSDB ao pagamento de multa no valor de R$ 5.000,00: “O PSDB exibiu em inserções televisivas (...) conteúdo que contribuiu para a promoção pessoal de José Serra, notório pré-candidato à eleição municipal”.
Para o juiz, ele teria feito “propaganda dissimulada” em abril, três meses antes de quando a legislação a autoriza - nos noventa dias que antecedem as eleições. Consoante a lei, o puniu.
Nada a questionar na formalidade da decisão - semelhante à que atingiu Gabriel Chalita e o PMDB em maio, pelo mesmo motivo.
Por razões alheias à sua vontade, Fernando Haddad não precisa se preocupar com o risco de sofrer castigo parecido. No estado, o PT não disporá, neste semestre, de tempo de televisão, pois o perdeu por tê-lo usado “eleitoralmente” em 2010.

LULA VAI A BRASÍLIA PARA DAR PALESTRA. MAS FARÁ SILÊNCIO

Enviado por Ricardo Noblat -

Política


Felipe Patury, ÉPOCA

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva irá amanhã a Brasília para participar do chamado 5º Fórum Interministerial de Desenvolvimento, que abrange representantes de 30 nações da América e da África.



O encontro se dará na sede da Fundação Oswaldo Cruz e está prevista uma palestra de Lula às 17h.

Mas a cúpula do PT quer mesmo manter o ex-presidente em silêncio. A orientação petista é de que ele não dê entrevista e não mencione nada a respeito da polêmica conversa que travou em abril com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, sobre o julgamento do mensalão.

LULA RETORNA A BRASÍLIA NESTA QUARTA

Josias de Souza

Lula desembarcará em Brasília nesta quarta-feira. Será sua primeira visita à Capital desde o fatídico encontro com o ministro Gilmar Mendes, do STF.

No oficial, participará do 5º Fórum Ministerial de Desenvolvimento. Espera-se que, no paralelo, não se anime a avistar-se com nenhum outro juiz do Supremo.

No mais, convém à assessoria aconselhar Lula a aproveitar o ensejo para despejar sobre os microfones meia dúzia de palavras. Coisa pouca. O bastante para dar ossatura à “indignação” que a versão difundida por Gilmar Mendes lhe ateou na alma.
 
 

terça-feira, 29 de maio de 2012

FRASE DO DIA

"Enquanto isso, a presidente Dilma passa ao largo disso tudo. Ela está só se fortalecendo” —

Humberto Costa, senador (PT-PE), sobre as escaramuças na CPI do Cachoeira e no julgamento do mensalão pelo STF.

QUANDO A INSENSATEZ FALA MAIS ALTO



                   
                                                                            

Dr. Paulo Lima*

No último artigo, escrito neste sábado, havia prometido que não mais escreveria minhas impressões acerca dos fatos políticos de nossa querida “Dália da Serra”, ao menos até as eleições de outubro. Entretanto, diante das colocações do nosso amigo ALBERES XAVIER, hoje pela manhã, no “Programa Ponto de Vista”, da “RÁDIO FILADELFIA”, sou forçado a externar a minha opinião nestes escritos.

Em verdade o que estou escrevendo neste momento não é um artigo. É sim, uma constatação que os adjetivos lançados contra o meu amigo JÂNIO ARRUDA, pela manhã, por ALBERES XAVIER, reproduzem a exacerbação do calor da juventude. ALBERES é um jovem que tem futuro e a vida certamente ainda tem muito a lhe ensinar. Sei que ALBERES XAVIER não queria usar os termos que usou, mesmo porque todos sabemos que se existe uma pessoa que não traz em sua vida pessoal nenhum ranço de prepotência ou de arrogância esta pessoa é JÂNIO ARRUDA. E dou o meu testemunho posto que ao longo destes anos que tenho convivido com JÂNIO ARRUDA posso afirmar que ele é a expressão da afabilidade e da humildade, ao contrário de outros que se arvoram líderes políticos em nossa região, cujos nomes não preciso declinar, eis que todos sabem a que estou me referindo.

JÂNIO é, antes de tudo, uma pessoa afável e a ele não se pode creditar os adjetivos usados pelo nosso amigo ALBERES XAVIER.

ALBERES XAVIER AINDA é jovem, como todos sabemos, e é próprio da juventude, não raras vezes, deixar a ponderação de lado para deslizar na insensatez das palavras.

Mas, conforme diz o provérbio bíblico: “atire a primeira pedra aquele que nunca pecou.”


Não sei se o termo “Pecado” cabe no texto, mas não encontrei outro no momento, mais apropriado.


Certamente ALBERES já se deu conta de que usou termos inadequados em relação ao meu amigo JÂNIO ARRUDA e certamente se retratará no momento oportuno. Disso não tenho dúvidas.

Sei que todos ansiamos por mudanças em Taquaritinga do Norte e o cenário político aponta neste sentido. Entretanto, não se pode, a pretexto de querer algo novo, de sonhar por mudanças no cenário político de nossa terra, colocar a culpa ou a responsabilidade numa só pessoa, por fatos por vezes alheios à sua vontade.

Sempre tenho dito e repiso: a vitória ou a derrota daqueles que fazem a oposição em Taquaritinga do Norte, nas eleições que se avizinham, não poderá ser creditada a JÂNIO ARRUDA, mas sim, a todos que fazemos oposição, aqui na “Dália da Serra”.


De qualquer modo, quero deixar aqui registrada a minha solidariedade e o meu irrestrito apoio ao nobre amigo JÂNIO ARRUDA, esta pessoa que é a expressão maior da Política Nortetaquaritinguense, (política com P maiúsculo, frise-se)um homem que ao longo de sua vida pública buscou elevar o nome de nossa cidade na região e no Estado de Pernambuco, sem colocar à frente os seus interesses pessoais.


Finalizo estes escritos dizendo que tenho orgulho de ser amigo de JÂNIO ARRUDA, e aqui quero deixar o meu testemunho, afirmando ser ele um homem simples, afável, um homem de bem, ao qual não cabe os sinônimos de arrogante ou prepotente, inadvertidamente usados pelo nosso amigo ALBERES XAVIER.

Um abraço a todos.

Paulo Lima.


*PAULO ROBERTO DE LIMA é graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de Procurador Federal.

AÇÃO QUE MARCOU

CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DE MANGAS, em 1992 construimos e entregamos a comunidade de Mangas, na divisa com Toritama, uma escola para servir as pessoas do lugar, para marcar também a presença do poder público de Taquaritinga, pois naquela localidade existe um predio pertencente a Prefeito de Toritama, onde funcionava uma escola do município visinho. Lamentavelmente a escola foi fechada por aqueles que não têm compromisso com a Educação nem com o povo daquela região, hoje abandonada pelo atual administração.

Na primeira foto: Prefeito Jânio Arruda com o Vice Manoel Boneco, coversando com o construtor da obra o Sr. Choia (colher de Pedreiro na mão) sob as vistas do Sr. BALTAZAR doador do terreno onde foi edificada a Escola. Fotos três e quatro, pode se ver o prédio e na janela o Prefeito Jânio Arruda e o Vice Manoel Boneco.

CHARGE DO DIA


Disneylulândia!

Josias de Souza



- Charge do Paixão, via ‘Gazeta do Povo’.

DATA MARCADA: REATAMENTO EDUARDO E JARBAS NA SEXTA


 
A reconciliação, agora 'oficial', entre o governador Eduardo Campos e o senador Jarbas Vasconcelos já tem data e lugar marcados: sexta-feira, em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, antecedida por almoço entre os dois, provavelmente no próprio palácio. Esta é a informação que circulou ontem, nos meios políticos, dando como aceito, pelo senador, o convite do governador para tomar parte na cerimônia de posse dos membros da Comissão da Verdade-PE, sexta-feira. Acompanhando o reatamento entre Jarbas e Eduardo estará o deputado federal e jarbista histórico Raul Henry(PMDB), igualmente convidado.
 
Blog de Magno Martins

ANDRÉ DE PAULA PRESIDENTE DO PSD ARRUMA A CASA EM SÃO CAETANO



Tal filha – André de Paula esteve domingo em São Caetano para assistir ao pré-lançamento da enfermeira Esmeralda Santos à sucessão do prefeito Jadiel Braga (PTB). “Já tinham me dito que ela falava muito bem, mas o seu discurso superou as nossas expectativas. Ela pôs todo mundo para chorar”, disse o presidente do PSD. Esmeralda é filha do ex-deputado Esmeraldo Santos.
 
Por Inaldo Sampaio.

EM ENTREVISTA, GILMAR CONFIRMA PRESSÃO DE LULA


Josias de Souza

O ministro Gilmar Mendes, do STF, confirmou nesta segunda (28), o teor da conversa que manteve com Lula, em 26 de abril, no escritório do ex-ministro Nelson Jobim. Segundo ele, Lula disse que não seria “adequado” julgar o processo do mensalão em 2012. E insinuou que poderia proteger o interlocutor na CPI do Cachoeira.

“Foi uma conversa repassando assuntos variados”, disse Gilmar. “Ele [Lula] manifestou preocupação com a história do mensalão e eu disse da dificuldade do tribunal de não julgar o mensalão […]. Mas ele [Lula] entrava várias vezes no assunto da CPI, falando do controle, como não me diz respeito, não estou preocupado com a CPI.”

Gilmar falou à repórter Adriana Irion. Revelou que o amigo Jobim, que vem negando a pressão exercida por Lula, não só testemunhou a conversa como interveio nos diálogos. A íntegra da entrevista, disponível aqui, vai reproduzida abaixo:



— Quando o senhor foi ao encontro do ex-presidente Lula não imaginou que poderia sofrer pressão envolvendo o mensalão? Não. Tratava-se de uma conversa normal e inicialmente foi, de repassar assuntos. E eu me sentia devedor porque há algum tempo tentara visitá-lo e não conseguia. Em relação a minha jurisprudência em matéria criminal, pode fazer levantamento. Ninguém precisa me pedir para ser cuidadoso. Eu sou um dos mais rigorosos com essa matéria no Supremo. Eu não admito populismo judicial.

— Sua viagem a Berlim tem motivado uma série de boatos. O senhor encontrou o senador Demóstenes Torres lá? Nos encontramos em Praga, eu tinha compromisso acadêmico em Granada, está no site do Tribunal. No fundo, isto é uma rede de intrigas, de fofoca e as pessoas ficam se alimentando disso. É esse modelo de estado policial. Dá-se para a polícia um poder enorme, ficam vazando coisas que escutam e não fazem o dever elementar de casa.

— O senhor acredita que os vazamentos são por parte da polícia, de quem investigou? Ou de quem tem domínio disso. E aí espíritos menos nobres ficam se aproveitando disso. Estamos vivendo no Supremo um momento delicado, nós estamos atrasados nesse julgamento do mensalão, podia já ter começado.

— Esse atraso não passa para a população uma ideia de que as pressões sobre o Supremo estão funcionando? Pois é, tudo isso é delicado. Está acontecendo porque o processo ainda não foi colocado em pauta. E acontecendo num momento delicado pelo qual o tribunal está passando. Três dos componentes do tribunal são pessoas recém nomeadas. O presidente está com mandato para terminar em novembro. Dois ministros deixam o tribunal até o novembro. É momento de fragilidade da instituição.

— Quem pressiona o Supremo está se aproveitando dessa fragilidade? Claro. E imaginou que pudesse misturar questões. Por outro lado não julgar isso agora significa passar para o ano que vem e trazer uma pressão enorme sobre os colegas que serão indicados. A questão é toda institucional. Como eu venho defendendo expressamente o julgamento o mais rápido possível é capaz que alguma mente tenha pensado: “vamos amedrontá-lo”. E é capaz que o próprio presidente esteja sob pressão dessas pessoas.

— O senhor não pensou em relatar o teor da conversa antes? Fui contando a quem me procurava para contar alguma história. Eu só percebi que o fato era mais grave, porque além do episódio (do teor da conversa no encontro), depois, colegas de vocês [jornalistas], pessoas importantes em Brasília, vieram me falar que as notícias associavam meu nome a isso e que o próprio Lula estava fazendo isso.

— Jornalistas disseram ao senhor que o Lula estava associando seu nome ao esquema Cachoeira? Isso. Alimentando isso.

— E o que o senhor fez? Quando me contaram isso eu contei a elas [jornalistas] a conversa que tinha tido com ele [Lula].

— Como foi essa conversa? Foi uma conversa repassando assuntos variados. Ele manifestou preocupação com a história do mensalão e eu disse da dificuldade do Tribunal de não julgar o mensalão este ano, porque vão sair dois, vão ter vários problemas dessa índole. Mas ele (Lula) entrava várias vezes no assunto da CPI, falando do controle, como não me diz respeito, não estou preocupado com a CPI.

— Como ele demonstrou preocupação com o mensalão, o que falou? Lula falou que não era adequado julgar este ano, que haveria politização. E eu disse a ele que não tinha como não julgar este ano.

— Ele disse que o José Dirceu está desesperado? Acho que fez comentário desse tipo.

— Lula lhe ofereceu proteção na CPI? Quando a gente estava para finalizar, ele voltou ao assunto da CPMI e disse “que qualquer coisa que acontecesse, qualquer coisa, você me avisa”, “qualquer coisa fala com a gente”. Eu percebi que havia um tipo de insinuação. Eu disse: “Vou lhe dizer uma coisa, se o senhor está pensando que tenho algo a temer, o senhor está enganado, eu não tenho nada, minha relação com o Demóstenes era meramente institucional, como era com você”. Aí ele levou um susto e disse: “e a viagem de Berlim.” Percebi que tinha outras intenções naquilo.

— O ex-ministro Nelson Jobim presenciou toda a conversa? Tanto é que quando se falou da história de Berlim e eu disse que ele [Lula] estava desinformado porque era uma rotina eu ir a Berlim, pois tenho filha lá, que não tinha nada de irregular, e citei até que o embaixador nos tinha recebido e tudo, o Jobim tentou ajudar, disse assim: “Não, o que ele está querendo dizer é que o Protógenes está querendo envolvê-lo na CPI.” Eu disse: “O Protógenes está precisando é de proteção, ele está aparecendo como quem estivesse extorquindo o Cachoeira.” Então, o Jobim sabe de tudo.

— Jobim disse em entrevista a Zero Hora que Lula foi embora antes e o senhor ficou no escritório dele tratando de outros assuntos. Não, saímos juntos.

— O senhor vê alternativa para tentar agilizar o julgamento do mensalão? O tribunal tem que fazer todo o esforço. No núcleo dessa politização está essa questão, esse retardo. É esse o quadro que se desenha. E esse é um tipo de método de partido clandestino.

— Na conversa, Lula ele disse que falaria com outros ministros? Citou outros contatos. O que me pareceu heterodoxo foi o tipo de ênfase que ele está dando na CPI e a pretensão de tentar me envolver nisso. — O senhor acredita que possa existir gravação em que o senador Demóstenes e o Cachoeira conversam sobre o senhor, alguma coisa que esteja alimentando essa rede que tenta pressioná-lo? Bom, eu não posso saber do que existe. Só posso dizer o que sei e o que faço.

LULA SE DIZ "INDIGNADO" COM ACUSAÇÕES DE GILMAR

A assessoria do Instituto Lula divulgou nota sobre a notícia de que o ex-presidente fez lobby para adiar o julgamento do mensalão em conversa com o ministro Gilmar Mendes. No texto, confirma-se a existência do encontro. Mas contesta-se a versão de Gilmar. A nota registra duas declarações de Lula.

Numa, ele diz: “Meu sentimento é de indignação.” Noutra, afirma: “O procurador Antonio Fernando de Souza apresentou a denúncia do chamado Mensalão ao STF e depois disso foi reconduzido ao cargo. Eu indiquei oito ministros do Supremo e nenhum deles pode registrar qualquer pressão ou injunção minha em favor de quem quer que seja.” Vai abaixo a íntegra do documento:

Sobre a reportagem da revista Veja publicada nesse final de semana, que apresenta uma versão atribuída ao ministro do STF, Gilmar Mendes, sobre um encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 26 de abril, no escritório e na presença do ex-ministro Nelson Jobim, informamos o seguinte:



1. No dia 26 de abril, o ex-presidente Lula visitou o ex-ministro Nelson Jobim em seu escritório, onde também se encontrava o ministro Gilmar Mendes. A reunião existiu, mas a versão da Veja sobre o teor da conversa é inverídica. “Meu sentimento é de indignação”, disse o ex-presidente, sobre a reportagem.

2. Luiz Inácio Lula da Silva jamais interferiu ou tentou interferir nas decisões do Supremo ou da Procuradoria Geral da República em relação a ação penal do chamado Mensalão, ou a qualquer outro assunto da alçada do Judiciário ou do Ministério Público, nos oito anos em que foi presidente da República.

3. “O procurador Antonio Fernando de Souza apresentou a denúncia do chamado Mensalão ao STF e depois disso foi reconduzido ao cargo. Eu indiquei oito ministros do Supremo e nenhum deles pode registrar qualquer pressão ou injunção minha em favor de quem quer que seja”, afirmou Lula.

4. A autonomia e independência do Judiciário e do Ministério Público sempre foram rigorosamente respeitadas nos seus dois mandatos. O comportamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o mesmo, agora que não ocupa nenhum cargo público.“

Assessoria de Imprensa do Instituto Lula

COLLOR E A JUSTIÇA


Josias de Souza



Alguma coisa subiu à cabeça de Fernando Collor de Mello. E não parece coisa boa. Duas décadas depois de ter sido escorraçado do Planalto, o agora senador insinua que deveriam devolver-lhe o mandato de presidente da República.

“Fui absolvido pelo Supremo”, disse ele. “E meu mandato? Não deveria tê-lo de volta?”, questionou. Collor falou à Record News. Um pdaço da entrevista irá ao ar na noite desta segunda (28).

Vivo, Bussunda gritaria: “Fala séééério, excelência!”
 
 

segunda-feira, 28 de maio de 2012

RÁDIO FILADÉLFIA SAI MAIS UMA VEZ DOS SEUS OBJETIVOS, ATACA E DENIGRE A IMAGEM DE JÂNIO ARRUDA.


 
Quais os objetivos da uma Rádio Comunitária?

“A rádio comunitária tem o objetivo de atender e de prestar serviços à comunidade em que está inserida, ou seja, a sua programação deverá ser produzida e ouvida pela população de um bairro ou de determinada região da cidade. Deve ser uma emissora sem fins lucrativos e visar, ao invés do lucro, o crescimento social, cultural e econômico da comunidade atendida, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania”.

Estou profundamente triste com os ataques que a Rádio Filadélfia FM, localizada no Distrito de Pão de Açúcar, tem feito a minha pessoa, sempre respeitei a imprensa da região, de Pernambuco e do Brasil. Tenho uma história política, construída com humildade, muito trabalho e dedicação, recebi sempre das camadas mais pobres o carinho e o voto, pois sempre acreditaram na reciprocidade dos meus atos como governante, o que é um fato concreto. Sou uma pessoa pobre financeiramente conforme todos que convivem comigo sabem disso, ando em um carro popular, mas tenho orgulho do meu passado e com essa base vou construído o meu futuro e dando prioridade a boa política  para o povo do nosso município. É a minha vocação.

Na manhã de hoje, fui atacado pelo comunicador e “dono” da Rádio Filadélfia FM, Sr. Alberes Xavier, que a serviço de “forças estranhas”, não sei quais, e provavelmente para  agradar alguém, em seus comentários, passou a atacar e a denegrir minha  imagem, com palavras que não condizem com a verdade, nas suas diversas citações disse que “Jânio Arruda é Prepotente, Arrogante, anda de sapato alto, que os babões de Jânio que estavam ouvindo fosse dizer a ele, além de querer, juntamente com o seu parceiro na apresentação do programa, pautar o que Jânio deve fazer ou deixar de fazer, e que as decisões políticas do grupo do qual Jânio faz parte, tem de atender ao que pensa o Sr. Alberes e o seu auxiliar. A frequência que a rádio  vem entrevistando pessoas, na maioria das vezes, entrevistas que são direcionadas para ataques pessoais, como as que ocorreram recentemente, com o Sr. Lulu e Ari, sempre com a ajuda dos entrevistadores da emissora. Este não é o objetivo de uma Rádio Comunitária, emissora desse tipo não é para ter “dono”, não é para servir de meio de vida, mas sim para atender gratuitamente ao povo de uma comunidade.

Sou uma pessoa que não me abalo com essas asneiras, sou calmo, frio e até chamado de Homem de Gelo, mas sou corajoso e não sou besta, talvez a Rádio e o seu “Dono”, tenham escolhido denegrir minha vida, porque sabem que não vou agir com violência, como certa autoridade do município, fez com Alberes  e o seu auxiliar, ao vivo e por telefone. Assim ambos caíram num silêncio profundo e como essa mesma pessoa diz se gabando:”colocaram o rabinho entre as pernas”

Aos leitores desta mensagem, saibam que nada vai abalar-me, que jamais deixarei de fazer o meu trabalho voltado para engrandecimento de Taquaritinga e o bem estar do seu povo, não serão pessoas imaturas, despreparadas, sem espírito público, que irão meter medo, ou desvirtuar a direção em favor de fazer o BEM,  da melhor maneira possível.

Estou animado, disposto e tenho fé em DEUS, que ultrapassaremos todos os obstáculos, com o grupo que faço parte, e com aqueles que se integrarão  numa grande frente, chegaremos a vitória, que será do povo do município de Taquaritinga.

Respeitosos cumprimentos.

Jânio Arruda da Silva.    

FRASE DO DIA

"Se ainda fosse presidente da República, esse comportamento seria passível de impeachment por configurar infração político-administrativa, em que seria um chefe de poder tentando interferir em outro".
.Celso de Melo, o ministro mais antigo do STF, sobre a conversa de Lula com o ministro Gilmar Mendes

ANIVERSARIANTE DO DIA

As nossas homenagens hoje, vão para GLÁUCIA LUCENA, leitora do blog, minha cunhada, casada com o meu irmão Jalmirez. Que DEUS ilumine o seu caminho e faça realizar todos os seus desejos. Abraço Grande.  

Foto Facebook
Gláucia e Jalmirez (Foto Facebook)
Gláucia e família com Luna o xodó de todos.